segunda-feira, 11 de março de 2013

Com Neymar na lista, Laureus estreia no Brasil em noite de gala no Rio


Premiação criada em 2000 homenageia os melhores do esporte em
2012 em sete categorias, duas delas com três brasileiros entre indicados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Andar pelo tapete vermelho, ter seu trabalho reconhecido e sair da maior premiação do gênero com uma estatueta não são privilégios exclusivos das estrelas de Hollywood. Desde 2000, os principais nomes do esporte de cada ano recebem homenagens no Laureus World Sports Awards, considerado o "Oscar do Esporte". Em 2013, o evento premiará os melhores atletas da temporada olímpica de 2012. O palco da festa será o Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, cidade-sede das Olimpíadas de 2016. O Brasil, que recebe a solenidade pela primeira vez, está na briga com três representantes: Neymar, na categoria revelação, e Alan Fonteles e Daniel Dias, entre os esportistas com deficiência.

- É um presente para o Rio de Janeiro realizar o Prêmio Laureus. Acho que é o começo de uma nova era esportiva do Brasil - disse Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e único membro brasileiro da Academia Laureus.

A categoria principal, de melhor atleta do ano, não tem brasileiros na disputa. Entre os homens, concorrem o craque do futebol Messi (Argentina); o maior medalhista olímpico da história, o nadador Michael Phelps (EUA); o tricampeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel (Alemanha); o corredor dono de seis ouros olímpicos Usain Bolt (Jamaica); o atual campeão olímpico nos 5.000 e 10.000 metros Mo Farah (Grã-Bretanha); e o ciclista tetracampeão olímpico Bradley Wiggins (Grã-Bretanha).
Entre as mulheres, as indicadas são a corredora Allyson Felix, dona de quatro ouros olímpicos (EUA); a campeã olímpica no heptatlo Jessica Ennis (Grã-Bretanha); a nadadora de 17 anos ganhadora de quatro ouros em Londres 2012,  Missy Franklin (EUA); a tenista campeã olímpica em simples e duplas Serena Williams (EUA); a atual campeã da Copa do Mundo de esqui alpino, Lindsay Vonn (EUA); e a corredora bicampeã olímpica dos 100m Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica).

info Prêmio Laureus - Vencedores 3 (Foto: arte esporte)

O GLOBOESPORTE.COM fará um aquecimento ao vivo do evento mostrando a chegada dos convidados e atletas ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O início está previsto para as 17h, com apresentação de Christiane Mussi e comentários de Gabriele Lomba, editora de Esportes Olímpicos do Globoesporte.com, e Sidney Garambone, editor de qualidade e projetos especiais da TV GLOBO. Além disso, Daniel Cardoso fará as entrevistas direto do tapete vermelho. O internauta poderá participar da transmissão através da hashtag #vccomenta. Na sequência, o SporTV transmite a premiação ao vivo, a partir das 19h, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Ícones do esporte mundial curtem o Rio antes da festa
Nos dias que antecederam o Prêmio Laureus, o Rio teve um fim de semana agitado pela presença de diversas celebridades do esporte em eventos espalhados por diferentes áreas da cidade. No sábado, o famoso ex-capitão da equipe neozelandesa de rúgbi Sean Fitzpatrick conheceu o projeto social "Luta pela Paz", no Complexo da Maré. No mesmo dia, o remador inglês Steve Redgrave, dono de cinco ouros olímpicos, deu dicas para atletas do Botafogo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e o skatista brasileiro Bob Burnquist, campeão em 2001 da categoria melhor esportista de ação, deu as boas-vindas aos membros da Academia Laureus, na praia do Leme.

Vários ex-atletas campeões olímpicos, como o inglês Sebastian Coe e a marroquina Nawal El Moutawake, participaram da "Corrida Laureus", na praia de Copacabana, no domingo. Já o paraquedista Felix Baumgartner, que concorre ao prêmio na categoria de melhor esportista de ação, visitou o Pão de Açúcar.

Felix Baumgartner Pão de Açúcar (Foto: Christiane Mussi / GLOBOESPORTE.COM)Felix Baumgartner no Pão de Açúcar (Foto: Christiane Mussi / GLOBOESPORTE.COM)

Sistema de votação
O processo de votação do Prêmio Laureus é realizado em duas etapas. Na primeira, um painel composto por editores, escritores e narradores esportivos de mais de 120 países vota para criar uma lista com seis indicações em cada categoria. Depois, os 46 membros da academia escolhem, em voto individual e secreto, os vencedores das sete categorias: melhor atleta masculino; melhor atleta feminino; revelação; melhor retorno; melhor esportista com deficiência; melhor equipe; e melhor atleta de ação.

Origem do evento
A ideia de criar um "Oscar do Esporte" partiu das empresas Richemont e Daimler, em 1998. Dois anos depois, a maior premiação esportiva do mundo estreou com o sul-africano Nelson Mandela, um dos principais líderes políticos da História, como patrono. O nome Laureus foi escolhido em referência ao laurel, a tradicional e simbólica coroa de louros oferecida pelos gregos aos vencedores olímpicos. A premiação já foi realizada em Mônaco (de 2000 e 2003), em Portugal (2004 e 2005), na Espanha (2006 e 2007), na Rússia (2008), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes (2010 e 2011), e na Inglaterra (2012).

- No Prêmio Laureus, temos a oportunidade de celebrar as grandes performances individuais e de deixar o público entender o que a fundação faz. E não consigo imaginar uma cidade melhor para fazer isso do que o Rio. O Brasil é para onde virão os principais esportes nos próximos quatro anos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. As Olimpíadas nunca vieram para a América do Sul. Essa é oportunidade para o movimento olímpico encorajar mais pessoas para o esporte - disse Sebastian Coe, um dos membros da Academia Laureus e presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012.

Nós últimos 13 anos, o Laureus World Sports Awards foi crescendo e ampliando sua forma de ação. Foi criada a Laureus World Sports Academy, que hoje é composta por 46 lendas do esporte, como Michael Johnson, Mark Spitz, Nadia Comaneci, Nawal El Moutawakel e Emerson Fittipaldi. Os integrantes, além de participarem da escolha dos premiados a cada ano, também atuam voluntariamente em projetos sociais criados ou apoiados pela academia em todo o mundo.

info Prêmio Laureus - Curiosidades (Foto: arte esporte)
   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/premio-laureus/noticia/2013/03/com-neymar-na-lista-laureus-estreia-no-brasil-em-noite-de-gala-no-rio.html

Nenhum comentário: