quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Copa SP: São Paulo supera frango, chuva e elimina o Santa Cruz


Pernambucanos saem na frente, mas paulistas buscam a virada com um gol confuso e avançam às oitavas. Fortaleza será o adversário

Por GLOBOESPORTE.COM São Carlos, SP

São Paulo e Santa Cruz chegaram para o duelo desta quarta-feira à tarde com 100% de aproveitamento na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após uma primeira fase impecável, qualquer vacilo seria fatal. Os dois times erraram em lances capitais, mas os paulistas souberam se superar para avançar. Depois de sair atrás com um frango de Felipe, em um gol olímpico, o São Paulo buscou a virada no segundo tempo, venceu por 2 a 1, eliminou os pernambucanos, no Estádio Professor Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos, e passou às oitavas de final (assista aos melhores momentos no box de vídeo acima).
Tiago e Adelino garantiram a classificação do São Paulo e evitaram que Felipe saísse como vilão. O gol decisivo saiu um lance confuso. Adelino disputou no alto e no chão com Watson e bateu já caído. A defesa do Santa ainda tentou salvar, mas a bola já havia cruzado a linha.
- Não pode desistir e desaminar nunca.  Graças a Deus fui feliz de conseguir empurrar para as redes. É uma vitória para dar moral - comemorou Adelino.
Agora, o São Paulo enfrenta nas oitavas o Fortaleza, que despachou o Botafogo. O duelo acontecerá em São Carlos, onde o São Paulo manda seus jogos desde o início.
Frango em gol olímpico deixa Santa em vantagem
O São Paulo começou melhor. Tinha mais posse de bola e rondava a área do Santa Cruz, mas sem objetividade. O Santa, por sua vez, levou perigo logo na primeira vez que chegou ao ataque. Aos nove minutos, Everton Bala pegou a sobra e arriscou de primeira. A bola desviou na defesa e saiu perto da trave direita de Felipe. João Schmidt tentou responder rápido, mas bateu mal e mandou por cima.
O Tricolor continuava em cima. Lucas Farias era a principal opção ofensiva. Foi o lateral-direito quem criou duas boas oportunidades em sequência, a partir dos 24 minutos. Primeiro, foi à linha de fundo e tocou para área. Adelino concluiu errado.
Depois, cruzou na medida para Tiago, que apareceu livre na pequena área, mas desviou para fora, na melhor chance do jogo até então. No ápice da pressão paulista, o Santa Cruz surpreendeu.
Aos 31 minutos, já sob forte chuva, Wallace cobrou escanteio fechado. A bola saiu baixa. Sem nenhum jogador na primeira trave, o goleiro Felipe ficou indeciso, demorou para agir e engoliu um frango. Após quique no chão, ele foi espalmar, mas a bola passou por baixo do seu corpo.
O São Paulo ainda ameaçou Watson com duas tentativas de Rodrigo Caio. Primeiro, de cabeça. Depois, com uma bomba de longe que quase acertou o ângulo esquerdo.
Tricolor busca virada na raça
O São Paulo voltou com Lucas Evangelista no lugar de Fábio Lima para o segundo tempo. As poças d´água prejudicavam o toque e a condução da bola. O jeito era partir para os cruzamentos na área. Foi assim, na base do abafa, que Lucas Farias desperdiçou chance de empatar aos 11 minutos. Após bate e rebate, a bola sobrou limpa, na entrada da pequena área, mas o lateral acertou a rede pelo lado de fora.

O lateral se redimiu aos 17 minutos. Em um raro momento de troca de passe, o São Paulo chegou ao empate depois de uma bela triangulação entre João Schmidt, Lucas Farias e Tiago. O volante acertou um lançamento preciso para o lateral, que, consciente, rolou para dentro da área, onde estava Tiago para tocar na saída de Watson e deixar tudo igual.

Tiago gol São Paulo copa juniores (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)Tiago comemora gol de empate do São Paulo contra o Santa Cruz (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)

O Tricolor manteve a postura ofensiva. A pressão resultou no gol da virada, aos 27 minutos, em um lance confuso. Após cobrança de falta, Adelino disputou com Watson no alto. Os dois caíram, e o goleiro soltou a bola, já no chão. O atacante aproveitou o descuido de Watson e, mesmo de costas, tocou para a meta vazia. Wilton ainda tentou salvar, mas a bola já havia cruzado a linha. Por pouco, mas entrou. A jogada gerou reclamação dos jogadores do Santa, que pediram falta no goleiro.

O campo pesado cansou os atletas. O Santa até que esboçou uma pressão, mas parou na defesa do São Paulo, que ainda perdeu Alan nos acréscimos: ele acertu um carrinho violento, foi expulso e não jogará as oitavas de final.

Nenhum comentário: