segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Aberta ao público, seletiva dos Jogos de Inverno atrai ‘aventureiros’


Realizada em São Caetano do Sul (SP), neste domingo, evento reúne candidatos sem muita intimidade com esporte em busca do sonho olímpico

Por Flávio Dilascio São Caetano do Sul (SP)

Aberta para o público em geral, a seletiva de bobsled e skeleton dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 atraiu os mais variados perfis de participantes. De atletas renomados, como Jadel Gregório e Lucimar de Moura, a desportistas em início de carreira, o evento realizado neste domingo, em São Caetano do Sul (SP), contou também com uma grande legião de "aventureiros" em busca do sonho de representar o Brasil numa competição internacional. Gente como o analista contábil Natan Gomes Martins, de 20 anos, que juntou um grupo do seu trabalho e decidiu tentar a sorte na disputa por uma vaga. O resultado foi muito sofrimento no esforço para alcançar o objetivo e bastante diversão. Os selecionados para Sochi 2014 serão conhecidos nesta sexta-feira.

- Eu estava conversando com os amigos do serviço, eles resolveram se inscrever, daí eu resolvi vir também. Conheci o bobsled, mas nunca tive um contato próximo. Vim mais pela aventura.  Está difícil passar, mas eu tenho que tentar, né? – brincou ele, que revelou não praticar qualquer esporte regularmente na atualidade.

Natan Gomes tenta a sorte na prova do agachamento e se dá mal (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Natan Gomes tenta a sorte na prova do agachamento e se dá mal (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Diferente de Natan, o estudante de Educação Física Fábio Tezari é um apaixonado por atividades físicas. Entretanto, o contato com o bobsled – esporte para o qual disputou a seletiva – era até então apenas “virtual”, uma vez que o seu interesse pela modalidade surgiu ao ver um filme.

- Vi o filme "Jamaica Abaixo de Zero" (cujo enredo envolve uma equipe de bobsled) e passei a me interessar por esse esporte. Com a seletiva aberta para não atletas, estou tendo a oportunidade de disputar uma vaga em uma Olimpíada. Está sendo uma grande experiência estar aqui porque tem muitos atletas de elite. Creio que tenho chances de estar lá porque a seletiva avalia vários atributos e não só a resistência como no atletismo – disse ele, que conseguiu uma das melhores marcas na prova do agachamento.

Outro motivo que atraiu gente para a seletiva foi o fato de o bobsled e o skeleton serem esportes radicais. Dizendo-se um “viciado em adrenalina”, Rafael Attili, de 27 anos, participou da classificatória do skeleton junto do amigo Rodrigo Carmo, de 30.

- Comecei a acompanhar as Olimpíadas de Inverno por causa do hóquei. Gosto muito de adrenalina e me identifiquei com o skeleton por causa disso. Há seis anos eu pratico rúgbi e, ao saber da seletiva, resolvi vir participar mesmo nunca tendo praticado um esporte de inverno - comentou.

Fábio passou a se interessar pelo bobsled após ver o filme 'Jamaica Abaixo de Zero' (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Fábio passou a se interessar pelo bobsled após ver o filme 'Jamaica Abaixo de Zero' (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O amigo Rodrigo vai pela mesma lógica. Ex-piloto da Fórmula 3 Sul-Americana e da Fórmula 3 Inglesa, ele ressaltou que as Olimpíadas de Inverno são uma ótima oportunidade para colocar em prática o amor pela velocidade.

- Pratico atividade física no meu dia a dia e faço um bom treinamento de resistência. Seria um prazer enorme defender o Brasil em Sochi, embora eu saiba que vai ser difícil, pois há muitos atletas profissionais nessa seletiva – ressaltou.

Os Jogos de Inverno também são vistos como uma vitrine para quem está no início da carreira esportiva. Competidores de atletismo, os colegas de equipe Deividson de Souza, de 21 anos, e Deivid Alisson Dias, 22 anos, acreditam que a ida a Sochi poderá alavancar suas vidas profissionais.
- O retorno maior não é financeiro e sim o simples fato de estar numa Olimpíada, embora o dinheiro também seja importante. Creio que muitas portas vão se abrir para mim ser eu for selecionado para Sochi-2014 – disse Deivid.

O amigo e quase xará Deividson foi além e afirmou que estar numa Olimpíada é uma possibilidade de divulgar até sua cultura musical.

- Uma das coisas boas que poderiam acontecer em Sochi seria eu divulgar o meu rap. Trabalho em um projeto cultural ligado à música, e o esporte seria um ótimo caminho para divulgar o que fazemos – finalizou.

Ao todo, 43 candidatos participaram da seletiva de bobsled e skeleton. Na sexta-feira, serão divulgados os selecionados. O objetivo é formar equipes de dois e quatro no bobsled masculino, e de dois no bobsled feminino. No skeleton, serão selecionados um homem e uma mulher.

As equipes devem treinar no Canadá e disputar uma etapa da Copa América, em Lake Placid, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2013. A classificação para Sochi 2014 é feita por um ranking. Mas, além disso, é necessário participar de pelo menos cinco competições, em três pistas diferentes e em duas temporadas.

Deivid 'Muitas portas vão se abrir para mim ser eu for selecionado' (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Deivid: 'Muitas portas vão se abrir para mim ser eu for selecionado' (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Natan 'Está difícil passar, mas eu tenho que tentar, né' (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Natan: 'Está difícil passar, mas eu tenho que tentar, né' (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nenhum comentário: