segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Em jogo de duas viradas, Grêmio goleia Prudente e garante a vaga


Tricolor gaúcho se recupera com quatro gols na etapa final, eliminaos anfitriões paulistas e tem o Coritiba pela frente no mata-mata

Por GLOBOESPORTE.COM Presidente Prudente, SP

Quem olha para o placar, um vistoso 5 a 2, pode sugerir ampla superioridade e até facilidade do vencedor. Mas a construção da goleada do Grêmio sobre o Prudente neste domingo, em Presidente Prudente, pela última rodada da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi com fortes doses de sofrimento.

Os gaúchos saíram na frente, levaram a virada dos mandantes - que jogavam pelo empate -, mas, no segundo tempo, comandados pelo arisco meia Matheus Biteco, confirmaram a classificação ao próximo estágio da Copinha, para enfrentar o Coritiba, num confronto eliminatório - as datas serão confirmadas nesta segunda-feira. Já o Prudente fecha a sua participação com quatro pontos, atrás do Espigão (cinco) e à frente do Aquidauanense (um), no Grupo 1 - todos eliminados.
Grêmio começa melhor, mas leva a virada

Com o empate entre Espigão e Aquidauanense, Prudente e Grêmio entraram em campo com a certeza de que bastaria um empate ao primeiro e uma vitória ao segundo para conseguir a liderança da chave e a consequente classificação para a segunda fase. Precisando muito mais de gols, os gaúchos começaram melhor, após uma inesperada derrota na rodada anterior, para o desconhecido Espigão.

O paraguaio Fabian, logo a um minuto, arriscou para defesa de João Paulo. O mesmo meia, seis minutos depois, deixou Lucas Coelho na cara do gol. O atacante se inspirou nas cavadinhas do titular dos profissionais Marcelo Moreno e marcou por cobertura: 1 a 0. O time de Mabília seguia superior. Aos 13, Gustavo Xuxa novamente obrigou João Paulo a intervir.

gol Grêmio Copa São Paulo de Juniores (Foto: Gustavo Sawada / Ag. Estado)Lucas Coelho e Fabián comemoram um dos gols (Foto: Gustavo Sawada / Ag. Estado)

Apoiado pela torcida, o Prudente equilibrou a partida e começou a criar chances. Aos 27, Pedro Henrique concluiu mal. No entanto, aos 30, a bola entrou. Tony driblou duas vezes o zagueiro gremista Rafael Thyere e cruzou para Guilherme Sampaio cabecear: 1 a 1, e vaga de volta nas mãos do Prudente
.
Logo depois do empate, o goleiro João Paulo e o meia Fabian se chocaram. O jogador do Prudente levou a pior e ficou com o lábio sangrando. O lance ríspido causou confusão e resultou em quatro pontos no rosto de João Paulo.

Após a paralisação de cerca de quatro minutos, o Prudente virou. Aos 40, após cobrança de escanteio, Fernando Forte subiu mais que a zaga tricolor e mandou às redes, de cabeça. Com o resultado, os mandantes só perderiam a vaga se permitissem a virada, jogando em casa. Impossível? Não, não para o Grêmio.

Torcida vê vantagem virar pó em 5 minutos

O time de Mabília voltou irresistível. Com marcação sob pressão e velocidade nos passes, o Grêmio empatou cedo. Aos seis minutos, Matheus Biteco finalizou no canto direito do goleiro, rasteiro, após tabela envolvente. Mas o resultado ainda davaga a vaga na próxima fase ao Prudente.

Então, surgiu o que era pouco provável. A segunda virada da partida saiu cinco minutos depois. Gustavo Xuxa aproveitou a sobra de Biteco e estufou as redes: 3 a 2, e a classificação voltava para os gaúchos.

O mesmo Xuxa, sempre abnegado e raçudo, arriscou da entrada da área. A bola desviou no zagueiro, enganou o goleiro e morreu, conformada e lenta, no canto direito, bem ao lado do poste: 4 a 2, aos 18. Nove minutos depois, novamente Matheus Biteco surgiu e fez a diferença. Em bela jogada individual, deixou Lucas Coelho livre para marcar o quinto e encerrar o placar.

Confira todos os confrontos:

Jogo 1: Grêmio x Coritiba
Jogo 2: Figueirense x Atlético-MG
Jogo 3: América-SP x Juventude
Jogo 4: Corinthians x Bahia
Jogo 5: Atlético-PR x Mogi Mirim
Jogo 6: Vasco x Goiás
Jogo 7: São Paulo x Santa Cruz
Jogo 8: Botafogo x Fortaleza
Jogo 9: Palmeiras x Desportivo Brasil
Jogo 10: Velo Clube x Internacional
Jogo 11: Atibaia x Sertãozinho
Jogo 12: Cruzeiro x Fluminense
Jogo 13: Santos x Náutico
Jogo 14: Grêmio Osasco x São Caetano
Jogo 15: América-MG x Ferroviária
Jogo 16: Paraná x Audax São Paulo


Nenhum comentário: