segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vasco iguala sua pior sequência do século e passa a ter saldo negativo


Seis derrotas consecutivas ocorreram também em 2008, em prenúncio do rebaixamento, e começam a colocar até vaga na Sul-Americana a perigo

Por André Casado Rio de Janeiro

Os danos da péssima fase vivida pelo Vasco transcendem o adeus ao sonho de repetir a presença na Libertadores em 2013. Além dos problemas extracampo, que a diretoria não tem sido capaz de contornar, o time atual igualou a pior sequência negativa do clube após a derrota para o Sport (veja os lances), domingo, em São Januário, com seis derrotas consecutivas. Momento igual em todo o século só em 2008, ano do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o início da campanha não foi como agora, em que o Cruz-maltino chegou a brigar pela liderança com o Atlético-MG até bem perto do fim do primeiro turno. Na metade final da competição, no entanto, os números apontam a 17ª posição no geral.´Os únicos quatro triunfos foram sobre candidatos à degola: Portuguesa, Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO. Sob o comando de Marcelo Oliveira, são 26,6% de aproveitamento, melhor apenas que o Dragão.
    
Em 2008, a sequência contribuiu para afundar a equipe em crise e praticamente confirmar a queda. Os adversários foram Grêmio, Cruzeiro, Náutico, Palmeiras, Ipatinga e Figueirense. Agora, São Paulo, Santos, Botafogo, Inter, Corinthians e Sport, que colocaram o Vasco em sétimo lugar e a perigo de perder até a vaga na Copa do Sul-Americana se não reagir. A quatro jogos do fim, a Ponte Preta, última a se qualificar hoje, tem só sete pontos a menos.

Vasco 4 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Para se ter uma ideia da crise técnica, nesta terça-feira a equipe carioca completará um mês sem se mover na tabela. De lá para cá, foram três gols e 13 sofridos, o que fez com que o saldo se tornasse negativo de um gol. Há outros dez que balançaram as redes mais do que as 39 vezes do Vasco.

No próximo jogo, contra o Atlético-MG, no próximo domingo, novamente em casa, não há sequer a garantia de que Marcelo Oliveira estará no banco de reservas. Sondado pelo Cruzeiro, o treinador pedirá uma reunião com o presidente Roberto Dinamite nesta segunda-feira e tem grandes chances de entregar o cargo. Insatisfeito com o efeito que falta de pagamento de salários tem causado no grupo, ele já teme que a temporada seguinte possa ser comprometida por uma debandada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/11/vasco-iguala-sua-pior-sequencia-do-seculo-e-passa-ter-saldo-negativo.html

Nenhum comentário: