segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Djokovic recupera topo do ranking e garante posição até o fim do ano


Resultado do ATP Finals, em Londres, não vai alterar primeiras colocações

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A última semana não chegou a ser exatamente como Novak Djokovic esperava. O sérvio foi eliminado logo em sua estreia no Masters 1.000 de Paris. Ainda assim, o tenista tem um outro bom motivo para comemorar. Nesta segunda-feira, recuperou a liderança do ranking da ATP. De quebra, garantiu a posição até o fim da temporada.

Novak Djokovic tênis final Murray Masters 1000 (Foto: Reuters)Novak Djokovic volta a assumir a primeira colocação no ranking (Foto: Reuters)

Até então número 1 do ranking, Federer perdeu a liderança com a retirada dos pontos do Masters 1.000 de Paris e do ATP Finals do ano passado, disputas vencidas pelo suíço em 2011. Com isso, Djokovic, que tem 11.420 pontos, assumiu o topo da lista oficialmente. A vantagem de mais de 2 mil pontos para o segundo colocado (9.465) garante a liderança do sérvio até o fim da temporada, já que o ATP Finals, disputado nesta semana em Londres, vale apenas 1.500 pontos.

- Definitivamente, não é fácil terminar por anos seguidos como o número 1, principalmente pelo nível de competição que tivemos nesse ano. Quatro jogadores diferentes venceram os torneios de Grand Slam. Estou muito feliz e isso me traz confiança para as próximas temporadas – disse Djokovic.

Terceiro colocado na lista, Andy Murray também não tem chances de ameaçar a vice-liderança de Federer até o fim do ano. O britânico soma 7.600 pontos, com uma distância confortável para o espanhol Rafael Nadal, quarto colocado (6.795).

Jerzy Janowicz Masters 1000 de Paris (Foto: Getty Images) Janowicz surpreende em Paris (Foto: Getty Images)
O top 10 ainda sofreu outras alterações essa semana. Juan Martin Del Potro e Jo-Wilfred Tsonga trocaram de lugar. O argentino agora aparece em sétimo, com 4.080 pontos. O francês caiu para a oitava colocação: 3.490. Seu compatriota, Richard Gasquet ganhou duas posições e agora é o décimo, com 2.515 pontos.

Vice-campão do Masters 1.000 de Paris, o polonês Jerzy Janowicz deu um enorme salto na lista, ganhando 43 colocações. O tenista de apenas 21 anos ocupa o 26º lugar (1.300 pontos). O brasileiro Thomaz Bellucci ganhou três posições e, agora, é o 32º (1.112).

No feminino, o ranking praticamente não sofreu alterações. A bielorrussa Victoria Azarenka segue na liderança, com 10.595 pontos. A russa Maria Sharapova (10.045) e a americana Serena Williams (9.400) completam o trio das primeiras colocadas. A única novidade no top 10 é a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que ganhou uma posição depois do vice em Sofia e aparece em 10º lugar (3.765).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/djokovic-recupera-topo-do-ranking-e-garante-posicao-ate-o-fim-do-ano.html

Nenhum comentário: