segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Com 'base sólida', Harley/Benjamin vê adaptação como chave para se manter


Perceiros colocados em Campinas, veteranos celebram evolução da parceria e esperam manter regularidade em Curitiba, de 16 a 18 de novembro

Por Helena Rebello Direto de Campinas, SP

Com os pés no pódio, Harley e Benjamin respiraram aliviados. A sensação, finalmente, era de dever cumprido. Após eliminações precoces nas três primeiras etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, os veteranos conquistaram o terceiro lugar em Campinas, melhor resultado desde que voltaram a jogar juntos, em agosto desde ano. Apesar dos sorrisos pela premiação, a maior satisfação dos dois era a certeza que a parceira enfim mostrou seu potencial. E que, se adaptando às circunstâncias, podem ir ainda mais longe.


vôlei de praia Harley Campinas (Foto: Divulgação/CBV)Harley vibra na quadra principal em Campinas: melhor campanha da dupla com Benjamin no ano (CBV)

Harley e Benjamin jogaram juntos pela primeira vez entre 2005 e 2006 e conquistaram duas etapas do Circuito Mundial e uma do Circuito Brasileiro. Neste ano, separados de Evandro e Bruno Schmidt, respectivamente, uniram-se em um projeto de "tiro curto", sem planos a longo prazo. Pelo Circuito Mundial, pararam no country-cota na Polônia. Em território nacional, caíram nas quartas em Cuiabá e não passaram da fase classificatória em Goiânia e Belo Horizonte.


Em Campinas, foram os primeiros colocados da chave na fase de grupos, e cairam apenas nas semifinais, em jogo duríssimo contra Pedro Solberg e Bruno Schmidt (relembre no vídeo ao lado), que se sagrariam campeões da etapa. As derrotas, para os veteranos, foram importantes para que, com humildade, os dois construíssem uma base forte para vencer.

- Apesar de nos conhecermos bastante e termos muita bagagem, pudemos ver como o entrosamento é fundamental em um campeonato tão nivelado. Talvez, se tivéssemos ganho algo bem no começo, poderíamos ter criado uma impressão mentirosa e, logo em seguida, quebrar a cara com a realidade. Foi duro, mas foi importante para montarmos uma base sólida para mantermos uma regularidade entre os quatro primeiros do ranking daqui para a frente - contou Harley.

O discurso do brasiliense está afinado com o de Benjamin. Aos 40 anos, o sul-mato-grossense vê o time em ascensão, mas também pontua fatores técnicos que podem melhorar na sequência do campeonato. Neste momento, ele vê que a facilidade de adaptação de ambos, adquirida com a experiência, será fundamental para mais um salto de qualidade.


vôlei de praia Billy e Benjamin (Foto: Divulgação/CBV)Benjamin escapa do bloqueio de Billy: campanha invicta até as semis em Campinas (Foto: Divulgação/CBV)

- Toda evolução é gradativa e aqui precisa estar equilibrada no conjunto. É importante estarmos com a confiança em alta mais uma vez. Ainda temos que equacionar algumas deficiências, mas vamos transpor isso. Como temos uma boa bagagem, temos uma consciência grande de perceber o momento de dar e pedir socorro em quadra, de mudar uma estratégia ou manter. Essa condição para nos adaptarmos rapidamente deve ajudar em nossas campanhas com cada vez mais frequência.

O próximo compromisso oficial da dupla será no dia 16 de novembro, sexta-feira. A data marcará o início do Open de Curitiba, quinta etapa da temporada do Circuito Brasileiro. Na capital paranaense Harley e Benjamin disputarão o títulos com outras 15 parcerias masculinas. No feminino, 12 duplas irão participar.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/com-base-solida-harleybenjamin-ve-adaptacao-como-chave-para-se-manter.html

Nenhum comentário: