quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Com wild card, Renata e Elize ganham ânimo às vésperas do fim da parceria


Dupla recebe convite da CBV para disputar o Open de Campinas. Separação será em dezembro para que a atleta carioca possa tratar tendinite no ombro

Por Helena Rebello Direto de Campinas, SP

Nas três primeiras etapas do Nacional, Renata e Elize Maia chegaram às semifinais. Mostraram regularidade mas, sem disputarem nenhuma decisão, ficaram sem vaga para os Opens de Cuiabá (Elize jogou com Taiana), Goiânia e Belo Horizonte. Em Campinas, quarta parada da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, um wild card dará às duas a chance de figurar entre as 12 duplas da elite. Um prêmio que serve de alento e ânimo para a parceria, já que a separação está marcada para o final deste ano.

Renata está atuando no sacrifício desde abril. Para tratar uma tendinite no ombro, a carioca já havia decidido que daria um tempo dos treinos em dezembro. Mas o novo calendário do vôlei de praia nacional, cuja temporada agora vai de setembro a abril do ano seguinte, atrapalhou os planos.

- A mudança é muito boa para o vôlei de praia e para quem disputa o Circuito Mundial, mas para a mim foi um pouco ruim. Eu ia parar para me tratar sem ter competição, e agora vou precisar parar no meio da temporada. Já melhorei bastante, mas não tem como seguir sem tratar. Preciso dar um descanso para o meu ombro para não precisar de cirurgia – contou Renata, quarta colocada nos Jogos de Pequim ao lado de Talita.

renata e elize maia vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Elize Maia e Renata: dupla ganha wild card para o Open de Campinas no Circuito (Foto: Divulgação/FIVB)

Em setembro e outubro, três tropeços em semifinais deixaram um gostinho de frustração. O primeiro deles, em busca da classificação para o Open de Cuiabá, foi diante de Andrezza e Chell. Na capital mato-grossense, amenizaram a derrota ao superarem Naiana e Bruna e conquistarem o terceiro lugar. Nas duas etapas seguintes, porém, não conseguiram repetir o desempenho. Superada em Goiânia e Belo Horizonte por Ângela e Neide nas semis, a dupla não voltou ao pódio.

Na última semana, com a divulgação do ranking feminino para a etapa de Campinas, veio a boa notícia. Renata e Elize foram contempladas com um convite da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para entrarem diretamente no Open, principal competição do Circuito.

 vôlei de praia renata e elize maia (Foto: CBV) Renata (esq) sofre com lesão no om
bro e fará tratamento a partir de dezembro (Foto: CBV)

- Desde que começou o segundo semestre estávamos jogando só o Nacional. Estávamos muito tristes por chegarmos tão perto, vermos que tínhamos totais condições, mas não conseguirmos. Era preciso esforço para levantar a cabeça e seguir firme em busca do próximo torneio, e esse convite, sem dúvida, foi bastante animador – disse Renata.

Feliz pelo descanso extra, Elize acredita que, mesmo com as derrotas, a dupla evoluiu durante o Nacional. E vê o wild card como uma oportunidade dada pela CBV para que a parceria prove isto dentro de quadra.

- Foi uma surpresa boa não precisar jogar a classificatória. Tivemos um descanso a mais e uma melhor preparação. Acho que, mesmo com as derrotas, tivemos uma evolução a cada torneio. A cada vez que batemos na trave aprendemos um pouco mais. Em nenhum momento perdemos a motivação, mas certamente ganhamos motivação extra para Campinas.

No interior de São Paulo, a carioca e a capixaba terão a concorrência de outras 11 duplas: Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (CE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Karin/Shaylyn (SUE/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Leize/Rachel (SC/RJ), Josi/Thais (SC/RJ) e Andrezza/Luciana (AM/CE).

A fase de grupos será disputada nesta sexta-feira, a partir das 8h. No sábado, as quartas de final vão das 9h às 13h e, a partir das 17h, serão disputadas as semifinais, com cobertura ao vivo SporTV. No domingo, às 10h (horários de Brasília), o canal também transmite as decisões feminina e masculina.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/com-wild-card-renata-e-elize-ganham-animo-vesperas-do-fim-da-parceria.html

Nenhum comentário: