quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cabeleireiro dos boleiros dá dicas e afirma: 'Neymar é a Gisele do futebol'

Jorginho é o responsável por cortes de cabelo de jogadores como Alexandre Pato, Thiago Neves, Rafael Sobis e Rafael Moura

Por Jessica Mello Porto Alegre

Alexandre Pato e Jorginho (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)Além de cortar, Pato também faz amaciamento para
o cabelo (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)

David Beckham e Cristiano Ronaldo são os maiores expoentes metrossexuais do futebol. Mas não são apenas o inglês e o português que exibem um impecável corte de cabelo e roupas cheias de personalidade. Os boleiros brasileiros também se preocupam e muito quando o assunto é estilo. Jorginho, cabeleireiro do salão Hugo Beauty, em Porto Alegre, é o responsável por cuidar das madeixas de vários atletas, como Alexandre Pato, Thiago Neves, Rafael Moura, Rafael Sobis, Diguinho e Lucas Leiva. O profissional revela que os jogadores têm se preocupado bem mais com o visual:

- Eles andam muito vaidosos e sempre em busca de novidades. No momento, o que mais estão usando são as pomadas para o cabelo. Um é para dar uma aparência mais de molhado aos crespos, enquanto o outro deixa os lisos mais arrepiados.

Entre os diversos estilos lançados dentro de campo ao longo dos anos, um vem se destacando há algum tempo. O cabelo de Neymar é, de longe, um dos penteados mais solicitados por jovens e adolescentes em salões de beleza de todo o Brasil. Nos últimos meses, o moicano do atacante foi "a febre que mais pegou", na opinião do cabeleireiro. No entanto, apesar de reconhecer a influência de tudo o que o jogador faz, seja dentro ou fora de campo, Jorginho não gostaria de ser o responsável pelo cabelo que tanto dita moda.

- O Neymar é a Gisele (Bündchen) do futebol. Não há como negar. Mas eu não gostaria de cortar o cabelo dele, não - descontrai, rindo.

Lucas Leiva e Jorginho (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)Lucas Leiva e Jorginho (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)

Ao mesmo tempo em que os jogadores seguem seus próprios estilos na hora de se entregarem às tesouras de Jorginho, o profissional também tem a liberdade de dizer se aquele corte combina ou não. Ou até se recusar a tirar fora as madeixas, como é o caso de Rafael Moura, atacante do Inter e dono de longos fios loiros.

- Se algum dia ele chegar para mim pedindo para cortar o cabelo bem curto, eu jamais vou cortar. Não combina com o porte físico dele. Hoje, o estilo dele é mais o de "molhar e sair direto para a rua - explica.

Além de alisar os cabelos, Fernandão, técnico do Inter, também usa o estilo repicado (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)Além de alisar cabelos, Fernandão  também
usa o estilo repicado (Foto: Arquivo Pessoal)

E existem também as restrições por parte das mulheres. Se a namorada ou esposa não gostar, então é bem provável que a mudança não seja feita. Meio-campista do Fluminense, Thiago Neves não poderia se aventurar na moda das mechas loiras. Tudo, claro, para agradar à mulher Marcella, que pediu para o jogador não aderir à tendência, segundo revela Jorginho.
De Porto Alegre ao Rio de Janeiro

A ponte aérea Porto Alegre-Rio de Janeiro é frequente na vida de Jorginho. Isso porque ele atende tanto os jogadores de Grêmio e Inter quanto os atletas dos clubes cariocas, especialmente os do Fluminense. E ainda há os que moram fora do Brasil, mas que seguem deixando nas mãos do gaúcho seu estilo do pescoço para cima, como é o caso do atacante Alexandre Pato, ex-Internacional e atualmente no Milan, e do volante Lucas Leiva, ex-Grêmio e atualmente no Liverpool.

Um dos motivos para as reuniões no Rio de Janeiro foi a contratação de Rafael Sobis, em julho de 2011, pelo Flu. O gaúcho de Erechim foi um dos primeiros clientes boleiros que Jorginho teve. E também um dos mais fiéis. Grande parte das mudanças nos cabelos do atacante, desde as luzes, até os fios mais longos, passando pelo arrepiado e até um moicano lateral, quando Sobis morava na Espanha e atuava pelo Betis, foi fruto da inspiração do "hairstylist".

Rafael Sobis e Jorginho (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)Rafael Sobis é um dos clientes mais antigos
(Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)

- Me matou do coração aquele moicano - diz, aos risos - Mas eu gostei, sim, foi ousado da parte dele, e a gente resolveu manter.

E é na casa de Rafael Sobis que Jorginho fica toda vez que viaja ao Rio, transformando o local em um verdadeiro salão de beleza para atender aos pedidos de todos os jogadores. Enquanto Diguinho usa um estilo mais repicado de cabelo, Fred faz somente alguns retoques.

- A maioria dos jogadores tem uma personalidade bem forte, mas o estilo acaba sendo quase sempre o mesmo, até nas roupas... Eles ficam se cuidando para ver qual marca estão usando - analisa.

No entanto, se os atletas buscam inspiração neles mesmos para seguir e até lançar tendências, está nas mãos de Jorginho o desafio de fazer com que, ao menos no que diz respeito aos cabelos, cada um tenha a sua característica própria. Seja em Porto Alegre ou no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: