sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mascote da Copa, tatu-bola leva a pior durante protesto em Porto Alegre


Boneco gigante é atacado e destruído por cerca de 50 pessoas no no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Um protesto na noite de quinta-feira no centro de Porto Alegre derrubou o mascote da Copa do Mundo de 2014. Literalmente. Durante manifestação de um ato combinado pela internet, o boneco gigante do tatu-bola exposto no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, foi destruído.

manifestantes atacam o mascote da Copa do Mundo em 2014 no Rio Grande do Sul (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)Manifestantes atacam o mascote da Copa em Porto Alegre (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)

Antes da destruição do mascote, os manifestantes entraram em confronto com a polícia e pelo menos 30 pessoas ficaram feridas (saiba mais no G1). A Brigada Militar usou bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar a multidão.

Durante o conflito (veja imagens acima), cerca de 50 pessoas invadiram a área destinada à exibição do mascote e esvaziaram o boneco de 7 metros de altura. Dois homens foram presos em flagrante, de acordo com a polícia. Um, de 20 anos, pagou a fiança de um salário mínimo e foi liberado. O outro, de 36, se recusou a pagar e foi encaminhado ao Presídio Central.

Desde o final da tarde, mais de 400 pessoas haviam se reunido na Praça Montevidéu, em frente ao prédio da prefeitura. O ato denominado “Defesa Pública da Alegria” fora organizado pelas redes sociais e tinha como objetivo criticar uma suposta privatização dos espaços públicos da capital.


Mascote da Copa é exposto no centro de Porto Alegre (Foto: Gustavo Gargioni / Palácio Piratini, DVG)Mascote estava exposto no centro de Porto Alegre
(Foto: Gustavo Gargioni / Palácio Piratini, DVG)

A presença do tatu-bola no Largo Glênio Peres faz parte de estratégia de marketing de uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo no Brasil. Algumas cidades-sedes do Mundial (como Recife e Brasília) ganharam um modelo do boneco gigante, como se estivesse dentro de uma toca.

O mascote da Copa ainda não tem nome. A votação para batizar o tatu-bola está sendo feita no site da Fifa, com três opções: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Clique aqui para votar.

tatu-bola mascote derrubado porto alegre protesto copa (Foto: Bruno Alencastro / Agência RBS)Manifestantes e policiais entram em confronto (Foto: Bruno Alencastro / Agência RBS)

FONTE:

Nenhum comentário: