sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Com tecnologia da Nasa, Bota tenta melhorar rendimento dos atletas


Clube utiliza aparelho chamado Power Plate, que ajuda na força, equilíbrio, recuperação de lesões e age contra o envelhecimento muscular

Por Fred Huber e Thales Soares Saquarema, RJ

Muitas vezes o trabalho que é realizado fora do campo pela comissão técnica não chega ao conhecimento da torcida. No Botafogo, há um trabalho físico realizado com os jogadores que tem dado bons resultados e otimismo. O clube utiliza um aparelho de vibração mecânica chamado Power Plate, uma marca desenvolvida pela Nasa, a agência espacial americana.

O aparelho tem cerca de 130kg e parece uma balança. Ele é utilizado pelos jogadores nos treinos diários, antes das partidas e até nos intervalos dos jogos. É uma atividade física complementar que, entre outros benefícios, pode deixar os jogadores "mais leves" em campo, acelerar a recuperação de possíveis lesões e retardar o envelhecimento muscular. Seedorf já conhecia e tinha um em casa na Itália.


Power Plate - Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Lucas Zen, Fábio Ferreira e Anônio Carlos no aparelho, que é útil para os atletas até mesmo no intervalo das partidas para combater o os efeitos do cansaço muscular (Foto: Divulgação)

- Em cima da plataforma a gravidade aumenta, com isso protegemos as articulações. Quando os jogadores vão para o campo, eles se sentem, entre aspas, mais leves porque treinaram com a gravidade maior. A técnica aumenta o tempo de vida útil do jogador. Ele melhora a vascularização e a musculatura fica melhor alimentada. O desempenho no treino melhora e resposta é dada no campo. Machucar é do futebol, mas a recuperação torna-se mais rápida porque a musculatura está bem preparada - disse o fisioterapeuta Alex Evangelista, que desenvolveu a técnica no Japão, onde trabalhou com Oswaldo de Oliveira.

montagem Power Plate treinos (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)Seleções da Alemanha e do Japão também usam
o aparelho (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

Nos intervalos das partidas, o objetivo é aliviar o desgaste físico dos jogadores e deixá-los mais preparados para o restante dos jogos.
- O jogador vai para o intervalo com as pernas cansadas. O aumento da circulação sanguínea leva também as toxinas..
.
Alex Evangelista, que conheceu Oswaldo em 2004 exatamente por causa da curiosidade do treinador de saber melhor sobre esta técnica, acredita que, apesar de outros clubes já terem o Power Plate, o trabalho não é desenvolvido da mesma forma como no Botafogo.

- Acredito que os outros clubes já compraram o aparelho, mas duvido que utilizem esta técnica que usamos no Botafogo. Eu desenvolvi ela praticamente toda no Japão. Os holandeses costumam usar. O Seedorf tinha um em casa, na Europa já é rotina. A seleção alemã também passou a utilizar.

O fisioterapeuta disse que a explicação para o aparelho ter a capacidade de retardar o envelhecimento muscular é que ele impede a diminuição dos estímulos elétricos.

Marlos Almeida e Alex Evangelista, Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Marlos Almeida e Alex Evangelista, do Botafogo
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

- A medida que a pessoa vai envelhecendo, o sinal elétrico do cérebro para os músculos vai diminuindo. Por isso que jogadores de 35 são considerados velhos. Este aparelho aumenta o potencial. Tentamos diminuir os efeitos da idade.

O preparador físico Marlos Almeida deu como exemplo dos benefícios deste trabalho a evolução física mostrada por Andrezinho, que tinha dificuldade de suportar sequências de jogos
.
- O Andrezinho voltou rápido (da última lesão que teve, no tornozelo). Tenho certeza de que é a melhor fase física e técnica dele. Fizemos um trabalho com ele. Nunca jogava dez jogos seguidos na carreira. Agora está em uma sequência grande. Queremos isso para todos. Estamos no caminho certo.

Andrezinho confirmou que sente os benefícios do trabalho realizado neste novo aparelho. Para o meia, ele ganha mais força e estabilidade.
Mexemos com todos os músculos, além de dar força e estabilidade. Hoje estou em um dos melhores momentos da minha força física"
Andrezinho

- Fez muita diferença para mim. Foi uma inovação. É um aparelho grande, ficava olhando e imaginando como funcionava. No começo do ano eu vinha de três lesões, nunca tinha acontecido isso. Ficava uma dúvida na cabeça. Assim que comecei a usar o Power Plate as coisas começaram a fluir. Pelo que soube, usam muito na NBA, na seleção alemã... Mexemos com todos os músculos, além de dar força e estabilidade. Hoje estou em um dos melhores momentos da minha força física.

Marlos Almeida deu outro exemplo prático de um caso em que um jogador se beneficiou deste trabalho. O zagueiro Matheus, revelado na base e que passou por uma cirurgia no joelho para reconstruir um ligamento, evoluiu muito sua parte física e se tornou o primeiro lugar nos testes realizados pela comissão técnica.

- É um caso interessante. Ele se machucou e era tido como um rapaz de pouca força. Após a cirurgia ele começou a usar o Power Plate, fez eletroestimulação e hoje ele é o jogador mais forte do elenco nos testes que fazemos. Passou a potência do Márcio Azevedo, que é estupidamente forte. Com certeza teve muita ajuda do Power Plate. O salto foi muito grande.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/com-tecnologia-da-nasa-bota-tenta-melhorar-rendimento-dos-atletas.html

Nenhum comentário: