sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Em recuperação de lesão, Nadal pode jogar o Brasil Open em 2013, diz tio


Toni Nadal, técnico do espanhol, afirma que tenista estuda retorno ao país

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Há quatro meses fora das quadras, Rafael Nadal pode voltar ao Brasil no ano que vem. Em recuperação de uma inflamação crônica nos joelhos, o número 4 do mundo cogita a possibilidade de disputar o Brasil Open, em São Paulo, em fevereiro de 2013. A informação foi dada pelo tio e técnico do espanhol, Toni Nadal, que está no país a convite de um de seus patrocinadores.

- No momento, o calendário do ano que vem ainda não está definido, mas há a possibilidade. Estamos pensando em jogar em Acapulco e seria possível atuar no torneio de São Paulo também - disse o treinador.

Toni Nadal - tio e técnico do Rafael Nadal (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Toni pede que ATP reveja quantidade de torneios em quadras duras (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)

Segundo Toni Nadal, o ATP 250 de São Paulo, assim como o de Acapulco, surgiria como opção por ser disputado no saibro, o que desgastaria menos o físico do tenista. O treinador afirma, no entanto, que o fato de Rafael ter de se adaptar rapidamente na sequência para disputar os torneios em quadra dura pesa contra a vinda do tenista para o Brasil. Em 2005, em sua única passagem pelo país, o espanhol foi campeão do Brasil Open quando a competição ainda era disputada na Costa do Sauípe, na Bahia.

- Isso seria um problema. Rafael prefere jogar na América do Sul, assim como em outros lugares, mas seria um problema adaptar-se outra vez a superfícies de quadra dura. O saibro é um piso menos duro, o que seria bom para os joelhos. Mas o problema é que a ATP tem muitos torneios em quadra dura, que facilita lesões. Acho que a ATP deveria reconsiderar onde se joga a maior parte dos torneios. Algo tem de mudar no esporte para que os dirigentes se dêem conta disso. Acho que os dirigentes deveriam pensar mais na saúde dos jogadores - afirmou.

Toni acredita que Rafael Nadal deva retornar aos treinos em quinze dias. A volta às competições, no entanto, ainda não está definida. A final da Copa Davis, contra a República Tcheca, em novembro, é uma possibilidade.

- Foi uma lesão que veio se complicando. A princípio, parecia que em 20 dias ele voltaria às quadras. Mas, por uma série de motivos, piorou. Tivemos de parar a recuperação porque os médicos mandaram. Agora, há 15 dias, reiniciamos o tratamento e, ao que parece, está tudo bem. Em 15 dias, devemos voltar a treinar e veremos quando poderá voltar a jogar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/em-recuperacao-de-lesao-nadal-pode-jogar-o-brasil-open-em-2013-diz-tio.html

Nenhum comentário: