quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Achei! Túlio Souza, o jogador das 30 infiltrações, espera retomar a carreira


Sem clube desde o fim do Goiano, meia lembra lesão rara que sofreu logo na chegada ao Botafogo, após ótima passagem pelo Coritiba em 2007

Por Thiago Quintella Rio de Janeiro

A alegria e a empolgação pelo gol de empate marcado diante do Flamengo na final do Campeonato Carioca de 2009 jamais se repetiram para Túlio Souza no futebol. Com poucas oportunidades no Botafogo, foi emprestado para Botafogo-SP, Duque de Caxias e Vila Nova até o término de seu contrato, no fim do ano passado. Em 2012, disputou o Campeonato Goiano pelo Itumbiara, em que acabou eliminado ainda na primeira fase. Aos 29 anos, recuperado de uma lesão rara que descobriu quando jogava pelo time carioca, decidiu voltar para João Pessoa, na Paraíba, e ficar com a família até o início da próxima temporada, quando espera um recomeço na carreira.

Túlio integrou a equipe do Coritiba campeã da Série B em 2007, onde viveu seu melhor momento no futebol, sendo um dos destaques ao lado de Henrique, Pedro Ken e Keirrison. Valorizou-se, assim como o restante da equipe, e assinou contrato de quatro anos com o Botafogo, onde sofreu uma lesão que o prejudicou na carreira. As dores eram insuportáveis e o acompanhavam até quando ia dormir.

- Foi uma lesão rara, dificil de diagnosticar. Eles fizeram vários exames até descobrirem que era síndrome de Gilmore. A dor se estendia da região pubiana até o adutor da coxa. Eu cheguei a tomar 30 infiltrações para poder jogar. A cobrança era grande e eu tinha que dar resposta em campo. Os médicos viram o sofrimento que foi. Teve infiltração que eles falavam que não sabiam como eu aguentava. Era uma dor insuportável. Tive que fazer depois uma outra cirurgia para corrigir a primeira. Foi um período muito complicado - afirmou Túlio Souza, por telefone.

Tulio Souza (Foto: Arquivo Pessoal)Túlio Souza com a esposa e o casal de filhos gêmeos, de 16 meses, na Paraíba (Foto: Arquivo Pessoal)

Criticado pela torcida, jogou fora de posição

Apesar das lesões, Túlio Souza viveu ao menos um grande momento no Alvinegro, quando marcou o gol de empate contra o Flamengo no segundo jogo da final do Carioca de 2009. A lesão de Maicosuel na primeira partida abriu espaço para Túlio, que pôde atuar em sua posição de origem, mais avançado.

- A maioria dos treinadores me colocou de volante. Nunca fui volante, sou meia. Aquela partida contra o Flamengo talvez tenha sido o grande jogo que fiz. Foi o mais marcante. Eu não tinha muita liberdade para sair e ali pude chegar mais. No Coritiba eu era um falso lateral, sem obrigação de voltar para marcar - reclamou.

As críticas, no entanto, jamais cessaram. Por muitas vezes, foi vaiado pela torcida e chegou a comemorar um gol contra o Madureira, também no Campeonato Carioca de 2009, apontando para um torcedor que o xingava a cada vez que pegava na bola. Após a partida, desabafou:

- Esse gol é para dizer que ainda sei jogar futebol. As pessoas não sabem o que a gente passa. Tive problemas que foram complicados de superar. Passei um ano lutando contra uma lesão que não me deixava chutar uma bola. Mas sempre lutei para ajudar o Botafogo - disse, à época.

tulio souza e andrézinho, botafogo x internacional (Foto: Photocâmera)No Botafogo, problemas ao se adaptar em outra posição: "Nunca fui volante. Sou meia" (Foto: Photocâmera)

No Vila Nova, jogou sem receber um centavo

Sem espaço no clube, Túlio Souza passou a treinar em separado do elenco principal. Depois, passou por vários clubes, sempre emprestado, em 2011. Primeiro pelo Botafogo-SP, durante o estadual. Depois rumou para o Duque de Caxias-RJ para a disputa da Série B do Brasileirão.Foram seis partidas apenas até ser negociado com o Vila Nova, de Goiás, onde viveu um período difícil, sem receber.

- Cumpri com as minhas obrigações, mesmo eles não tendo cumprido as deles. Houve um problema na diretoria e as pessoas que investiam no clube se retiraram. Então, não pagaram nada para o elenco. Jogamos sem receber. Mas foi uma experiência válida. A gente sempre aprende, mesmo na dificuldade - ponderou.

Túlio Souza, meia do Vila Nova (Foto: Cristina Cabral/O Popular)Túlio Souza jogou sem receber pelo Vila Nova-GO
(Foto: Cristina Cabral/O Popular)

No início de 2012, Túlio Souza acertou com o Itumbiara para a disputa do Campeonato Goiano. O contrato terminou, e a equipe não faria mais jogos até o fim do ano. Túlio saiu na esperança de receber proposta do exterior, o que acabou não se concretizando. Diante de um problema familiar, que preferiu não revelar, decidiu que o melhor era voltar à Paraíba, ficar próximo dos parentes e recarregar as energias.

- Eu me apoio em meus filhos, em minha esposa e em Deus, acima de tudo. A gente crê que tem algo melhor no futuro. A familia é a base de tudo para a carreira. É um momento dificil, mas a gente está preparado para esse recomeço. Espero que tudo dê certo.

Apesar de estar sem clube, o jogador diz que teve propostas para atuar no segundo semestre deste ano. Convites de Santa Cruz, Barueri, Guaratinguetá e Bragantino surgiram. Devido ao problema familiar, preferiu recusá-los. Mesmo sem jogar, ele afirma que não tem passado dificuldades financeiras e mantém a forma física para o retorno em 2013.

- Sempre fui um cara muito cabeça e me programei bem para tudo. A gente sabe que a carreira de jogador tem altos e baixos. Então, consegui investir um dinheiro, que hoje está me dando retorno. Com isso não tenho problemas. Na parte física, eu tenho dificuldade em ganhar peso, então tenho mantido a forma na academia. Já são três anos que não tenho problemas de lesão. Estou 100% para voltar a jogar. Sei que ainda tenho muito a contribuir com o futebol brasileiro - afirmou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/achei-tulio-souza-o-jogador-das-30-infiltracoes-quer-retomar-carreira.html

Nenhum comentário: