segunda-feira, 27 de junho de 2011

Contas refeitas: Brasil está classificado para fase final da Liga

Seleção avança mesmo que perca dois jogos para a Polônia por 3 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Katowice, Polônia

A CBV refez as contas e anunciou, nesta segunda-feira, que o Brasil está classificado para a fase final da Liga Mundial. Mesmo com a derrota por 3 a 1 para os Estados Unidos no último sábado, a equipe, líder do Grupo A com 24 pontos, já tem sua vaga assegurada, ao contrário do que informou o GloboEsporte.com e a própria Confederação.

O critério que garante a classificação brasileira para as finais é a razão de sets. Se perder as duas partidas para a Polônia por 3 sets a 0, a seleção ficará com o segundo lugar da chave mesmo que os EUA também vençam seus dois jogos contra Porto Rico, já eliminado, pelo mesmo placar.
Brasil e EUA ficariam empatados com 24 pontos e oito vitórias (primeiro critério de desempate), mas o Brasil teria razão de sets 1,733 (26 dividido por 15) contra 1,529 (26 divididos por 17) dos americanos. Os poloneses, com esses resultados, teriam a primeira posição, com 24 pontos e razão de sets igual a 2 (26 vencidos contra 13 perdidos).

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam na competição. A Polônia, sede da fase final, já está classificada. Caso a equipe não fique nas duas primeiras posições do grupo, o pior segundo colocado de todas as chaves será eliminado. Isso significa que os EUA podem ser se despedir do torneio mesmo que vençam suas duas partidas, pois dependeriam de resultados das outras três chaves.
Brasil e Polônia encerram suas participações na fase classificatória em dois confrontos na quarta e quinta-feira, às 15h30m, em Katowice. O SporTV transmite todos os lances ao vivo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/cbv-refaz-contas-brasil-esta-classificado-para-fase-final-da-liga.html
 

Nenhum comentário: