segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Federer sofre, mas usa força do saque para bater austríaco na volta aos Slams




TÊNIS


Sem dores no joelho, lesão que o deixou fora de combate por seis meses, suíço vence Melzer na estreia do Aberto da Austrália, por 3 sets a 1, parciais de 7/5, 3/6, 6/2 e 6/2


Por
Melbourne, Austrália



Após 14 temporadas no top 10 do ranking mundial, Roger Federer voltou aos Grand Slams como "zebra", sendo apenas o cabeça de chave 17 do torneio. Embora não esteja entre os favoritos, principalmente, por ter se recuperado recentemente de uma lesão no joelho que o deixou seis meses afastado das quadras, o suíço da Basileia jamais pode ser subestimado. Na estreia pelo Aberto da Austrália, reencontrou um antigo rival dos tempos de juvenil, o austríaco Jurgen Melzer, e usou um saque poderoso para vencer por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6, 6/2 e 6/2, em 2h06. Esta foi a primeira vitória do suíço em jogos oficiais pelo circuito desde que caiu diante do canadense Milos Raonic, pela semifinal em Wimbledon, em junho do ano passado.

- É muito bom poder jogar tênis normalmente, em uma linda quadra central como esta. Estou no chaveamento, e isto é algo muito bonito. Estou feliz por estar vivo mais um dia. Qualquer jogo é um bom jogo, mesmo se eu perdesse hoje, só por estar de volta às quadras - disse Federer.

Roger Federer retornou aos Grand Slams após seis afastado para tratar lesão no joelho - Aberto da Austrália tênis (Foto: Cameron Spencer/Getty Image)
Federer voltou aos Grand Slams após seis meses 
afastado por lesão no joelho (Foto: 
Cameron Spencer/Getty Image)


Vencedor de 17 Grand Slams e quatro vezes campeão na Austrália, sendo a última em 2010, o suíço que ocupa o 17º lugar no ranking mundial lidera por 4 a 1 o retrospecto de confrontos sobre Melzer, número 300. Apesar de ter oscilado, Federer manteve a escrita de nunca de ter perdido na primeira rodada do Aberto da Austrália. O último tropeço em um torneio Major ocorreu em 2003, quando perdeu para o peruano Luis Horna em Roland Garros, em Paris, na França.


FEDERER MANTÉM ESCRITA NA AUSTRÁLIA

Aos poucos, Federer recupera a forma ideal em quadra. Mas, logo no início, o suíço sofreu com o saque e os ataques do austríaco na rede. A disputa era equilibrada. No terceiro game, Melzer devolveu uma pancada com uma bela passada na cruzada para conseguir a primeira quebra: 2/1. O suíço conseguiu a quebra na sequência ao se beneficiar de um erro de voleio do rival. Ambos os tenistas cometiam erros bobos, em um jogo duro, de altos e baixos. Federer usou o saque forte como arma para desestabilizar o austríaco, que ia resistindo à pressão do ex-número um do mundo. Mas, ao cometer um erro não-forçado de backhand, cedeu à quebra em um momento decisivo: 6/5. Em seguida, o suíço confirmou o serviço com um ace: 7/5.

Austríaco Jurgen Melzer enfrentou na estreia o suíço Roger Federer na estreia do Aberto da Austrália - tênis (Foto: Cameron Spencer/Getty Images)Melzer teve dificuldades em defender saques do suíço (Foto: Cameron Spencer/Getty Images)


O número 300 do mundo reagiu no segundo set e recuperou a confiança. Federer parecia sentir a falta de ritmo e, depois de errar um voleio, sua especialidade, viu o austríaco fechar a parcial em 6/3, empatando a partida em Melbourne: 1 a 1. No terceiro set, Federer passou a variar melhor as jogadas, sem deixar de lado um saque potente para atrapalhar a devolução do adversário. O atual 17º do ranking infernizou a vida do austríaco com aces e o pôs para correr de um lado para o outro. Com um primeiro serviço poderoso, o suíço conseguiu duas quebras e fechou a parcial em 6/2, com mais um ponto de saque, abrindo 2 a 1.

O panorama se manteve o mesmo no quarto set. O suíço montou a guarda no fundo de quadra e fez valer a força de seu backhand para controlar o adversário. Com um winner, quebrou o serviço de Melzer e, na sequência, acertou o seu 10º ace para abrir 4 a 1. O saque cadenciado de Federer, que alternando a velocidade e o efeito, era um obstáculo para o austríaco. Com folga no placar, o suíço sacou para fechar o jogo. Com o matchpoint nas mãos, se aproveitou de outro erro não-forçado de Melzer para fazer 6/2 e arrancar a vitória por 3 sets a 1.

Na próxima rodada, Federer mede forças com o americano Noah Rubin, de 20 anos, campeão juvenil de Wimbledon, em 2014, e atual 197º do ranking mundial.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/federer-sofre-mas-usa-forca-do-saque-para-vencer-na-volta-aos-grand-slams.html

Nenhum comentário: