segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Beltrame: por que o PCC derrotou o CV



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/beltrame-por-que-o-pcc-derrotou-o-cv



O PCC é mais paulista, capitalista, empreendedor

Capa2.jpg
Foto por Andressa Anholete/AFP. Reprodução: Estadão
José Mariano Beltrame foi Secretário de Segurança do Rio entre 2007 e 2016 e instalou as UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadoras, a mais revolucionária política de combate ao crime realizada no Brasil.
O trabalho foi minado pela falta de políticas sociais e intervenção econômica nas favelas - não adianta dar polícia sem escola, asfalto, lata de lixo e posto de saude...
Beltrame saiu do Governo Pezao antes de saber que seu Governador, Sérgio Cabral e a mulher formavam uma dupla muitas vezes criminosa, os Bonnie & Clyde do Rio.
Beltrame deu entrevista a Cristian Klein, no PiG cheiroso, em que distingue, como ninguém, o PCC do resto das facções que vai, cabeça por cabeça, esmagar:
Para Beltrame, separação de facções é necessária

(...) Valor: A separação de facções deve ser sempre feita?

Beltrame: No nível que chegou, você tem que separar, se não vai dar problema. Você tem hoje facções que são extremamente violentas, que banalizam a vida, como é aqui no Rio o Comando Vermelho, que tem apego nenhum pela vida. E você tem um PCC que é superorganizado, inteligente, sabe trabalhar, que procura as lacunas dos outros, procura se articular. Hoje tomou conta lá do Paraguai. É muito organizado. Jamais vai fazer aliança com o CV porque o CV é muito desorganizado.

Valor: Desorganizado?

Beltrame: Totalmente. Ele é muito bélico, é muito violento. O PCC é isso: é estourar carro-forte, caixa eletrônico e vender armas, drogas e munição. Eles não querem nada ostensivo, não querem aparecer, o que muitas vezes é o contrário de muitas facções, que idolatram armas de fogo, armas de guerra. O PCC não é assim, a não ser que o machuquem nos seus interesses e aí tomam providências um pouco mais radicais. Não querem problema com polícia, procuram não praticar homicídios porque fatalmente vai trazer polícia.

Valor: Alguma pista sobre a origem dessas diferenças?

Beltrame: Na minha concepção, o PCC agiu com muito mais inteligência. Silenciosamente, ele foi vendo onde tinha os meios para ele obter dinheiro, pra ele fazer negócio, e não ficar ostentando arma, ficar andando de motocicleta, cordão de ouro... PCC, não. É grana, é dinheiro.

Valor: Rio é mais ostentação e São Paulo é mais negócio?

Beltrame: São Paulo é mais negócio. Não tenha dúvida. E aqui no Rio é mais o Comando Vermelho. A ADA [Amigos dos Amigos] tem um pouco do perfil do PCC. Inclusive acho que é muito mais fácil o PCC fazer um acordo com a ADA do que com o CV. O Comando Vermelho já tentou vários acertos com outras facções e nunca funcionou, exatamente porque são muito bélicos, inconsequentes, não têm uma cabeça de negócio.

Nenhum comentário: