segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Defesa de Eike pede que ele fique isolado dos outros presos em Bangu



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/defesa-de-eike-pede-que-ele-fique-isolado-dos-outros-presos-em-bangu





Jornal GGN - A defesa de Eike Batista apelou, nesta segunda-feira (30), para que o empresário alvo da nova fase da Lava Jato seja isolado dos demais presos de Bangu 9, presídio no Rio de Janeiro. Eike entregou-se à Polícia Federal após retornar de viagem e estaria preocupado com a possibilidade de sofrer algum tipo de violência dentro da cadeia pública Bandeira Stampa.
Bangu 9, de acordo com a Folha, "é uma unidade conhecida por ser uma das mais novas do sistema prisional do Rio, mais limpa e menos violenta que a maioria das unidades." Mas está operando com superlotação de 120%.
Como não concluiu uma faculdade de Engenharia na Alemanha, Eike não tem direito de aguardar seu julgamento em uma cela especial. A defesa alega, contudo, que o status do empresário que já foi o homem mais rico do Brasil está com "sua integridade física em risco e [a prisão com outros detentos] torna iminente a ameaça à sua vida."
"É público e notório que o sistema carcerário no Brasil está falido. As recentes notícias no tema em comento provam que as penitenciárias se transformaram em verdadeiras 'usinas de revolta humana', uma bomba-relógio que o judiciário brasileiro criou no passado a partir de uma legislação que hoje não pode mais ser vista como modelo primordial para a carceragem no país", diz a petição da defesa.
A Folha publicou que Eike foi dividirá uma cela com outros cinco presos selecionados por serem considerados "de baixa agressividade". Eles trabalham no setor de faxinas da unidade prisional. 

Ainda de acordo com o jornal, Eike poderia ter sido interrogado pela Polícia Federal assim que chegou ao Rio, mas ainda não foi. "Investigadores ouvidos pela Folha dizem que o empresário pode colaborar mais com as autoridades após ver as condições do presídio em que ficará.

Nenhum comentário: