segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Proibidas de ir a estádios, torcidas do Inter devem ter pena dobrada, diz MP



INTERNACIONAL



Organizadas Camisa 12 e Popular, que se envolveram em confusão no jogo de abertura do Gauchão, estavam proibidas de frequentar estádios por outros incidentes



Por
Porto Alegre



Não bastasse a confusão provocada no Antônio David Farina, quando promoveram uma briga generalizada no jogo de abertura do Gauchão, as torcidas organizadas do Inter descumpriram ordem judicial. Segundo o Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, Camisa 12 e Popular estavam proibidas de frequentar estádios identificadas. A situação pode agravar a pena de ambas, como revelou Márcio Bressani, da Promotoria do Torcedor:

– As organizadas descumpriram medidas anteriores. Elas já estavam suspensas desde a penúltima rodada do Brasileirão do ano passado (Inter 1 x 0 Cruzeiro).


LEIA MAIS
Inter suspende torcidas após confusão em Veranópolis
Inter será denunciado por confusão pelo TJD-RS
Briga na torcida do Inter interrompe abertura do GauchãoConfira como foi o empate entre Inter x Veranópolis


Conforme o promotor, a punição imposta a ambas era de 90 dias. Agora, a tendência é que se dobre a suspensão em razão da escala gradativa. No entanto, há possibilidade de se tomar outras medidas mais severas em função da briga em Veranópolis (veja o vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

– Aguardamos o termo circunstanciado da Comarca de Veranópolis. Já há identificação de alguns torcedores. Uns até com envolvimentos anteriores. O processo que respondiam anteriormente terá aumento da pena – explica o promotor.

Entre as penas possíveis para os torcedores identificados está a proibição de frequentar estádios. Nesta situação, o torcedor precisa, no momento da partida, comparecer a uma delegacia. Em caso de descumprimento, o Ministério Público pode solicitar a instalação de uma tornozeleira eletrônica. Caso o torcedor insista em descumprir a medida e se aproxime do entorno do estádio ou tente burlar o sistema, um pedido de prisão pode ser solicitado.

Torcedores do Inter brigam em Veranópolis (Foto: Reprodução / RBS TV)
Torcedores do Inter brigam em Veranópolis 
(Foto: Reprodução / RBS TV)
Inter suspende torcidas


Após a briga em Veranópolis, o Inter também resolveu agir. Em nota oficial, o clube afirmou que decidiu suspender as torcidas organizadas envolvidas na briga. No comunicado, o clube diz que "lamenta profundamente" o episódio e que já começou a identificação dos envolvidos. O clube ainda afirma que "as medidas de sanção serão imediatamente adotadas de forma independente dos pertinentes procedimentos no âmbito criminal por meio da promotoria especializada".

O episódio deve culminar em denúncia contra o clube no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS). A Procuradoria ainda aguarda a súmula do árbitro Daniel Soder. Porém, as imagens da TV flagraram toda a confusão. E, conforme o procurador Alberto Franco, o Colorado deve ser denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê perda de mando de campo de um a 10 jogos, em caso de punição.

– É preciso esperar a súmula. Aí se oferece as provas e a denúncia. O Inter será denunciado  – antecipou o procurador ao GloboEsporte.com.

A briga generalizada no espaço destinado à torcida do Inter no Estádio Antônio David Farin, interrompeu a abertura do Gauchão 2017 ainda no primeiro tempo do duelo entre VEC x Inter neste domingo por 17 minutos. Alguns torcedores trocaram chutes e socos na arquibancada e também arremessaram pedras durante a confusão.

Segundo a Brigada Militar de Veranópolis, 46 torcedores foram detidos e identificados. Pelo menos um torcedor ficou ferido e precisou de atendimento no hospital. No lado de fora do estádio, a polícia teve de agir para evitar mais confrontos. Torcedores da Camisa 12 foram retirados do estádio e escoltados até a saída da cidade ainda durante o jogo.

Policiais lançam spray de pimenta em torcedores colorados  (Foto: Reprodução / RBS TV)
Policiais lançam spray de pimenta em torcedores 
colorados (Foto: Reprodução / RBS TV)


Torcedor é atingido por pedrada durante Veranópolis x Inter  (Foto: Reprodução / RBS TV)
Torcedor é atingido por pedrada durante 
Veranópolis x Inter (Foto: Reprodução / RBS TV)


D'Alessandro conversa com torcedores durante briga (Foto: Reprodução / RBS TV)
D'Alessandro conversa com torcedores durante 
briga (Foto: Reprodução / RBS TV)


Confira as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/2017/01/proibidas-de-ir-estadios-torcidas-do-inter-devem-ter-pena-dobrada-diz-mp.html

Nenhum comentário: