domingo, 1 de janeiro de 2017

De olho no San Lorenzo, Zé observa Católica e legado de Sampaoli no Chile




FLAMENGO


Técnico do Fla lembra que argentinos já estavam na mira desde o possível confronto na última Sul-Americana e ressalta também força dos chilenos: "É o time a ser batido"



Por
Rio de Janeiro



Noves fora a movimentação no mercado e a expectativa pela chegada de mais três reforços - além de Trauco, as negociações por Romulo, Marinho e Conca estão bem adiantadas -, o Flamengo tem alerta ligado para a Libertadores. O sorteio colocou dois adversários de bom nível no caminho dos cariocas. O tradicional argentino San Lorenzo, que foi eliminado na primeira fase da competição no ano passado, semifinalista na Sul-Americana e atual terceiro colocado na Argentina, e a forte Universidad Católica do Chile já tiram o sono do técnico Zé Ricardo.

O técnico procura vídeos e todas informações possíveis sobre os dois adversários definidos. O terceiro vem da fase anterior da Libertadores - com destaque para o confronto entre Atlético-PR e Millionarios, da Colômbia. Zé, por sinal, aposta no Furacão.

Durante a semana, o GloboEsporte.com publica entrevista com Zé Ricardo bem à vontade pelas ruas de Vila Isabel, bairro onde ainda mora e começou sua trajetória no futebol.

Zé Ricardo estuda os adversários do Flamengo na Libertadores (Foto: Raphael Zarko)
Zé Ricardo estuda os adversários do Flamengo 
na Libertadores (Foto: Raphael Zarko)



A estreia está marcada para o dia 8 de março contra o San Lorenzo, provavelmente na remodelada Arena da Ilha, no estádio Luso-Brasileiro. Com o dever de casa completo, o técnico do Flamengo cita jogadores do time do papa Francisco e um conhecido do futebol brasileiro, o técnico Diego Aguirre, que passou pelo Internacional e Atlético-MG.

- Aguirre consegue resgatar um pouco da credibilidade do time quando vai para o San Lorenzo. Eles já têm identidade de jogo, variam de duas linhas de quatro, fazem um 4-2-3-1, têm atletas experientes, como o Cauteruccio, o Coloccini, tem atacante chamado Blandi, rápido e jovem, tem também o Ortigoza, um cara que organiza meios de campo. Foram vice-campeões argentinos e vai ser um jogo difícil, que já entramos na competição com a responsabilidade de pontuar, de vencer bem - lembra Zé Ricardo, acrescentando que acompanha o San Lorenzo no atual campeonato argentino. O time está em terceiro lugar.

Chapecoense x San Lorenzo (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)
Contra Ananias, falecido na tragédia do voo 
da Chapecoense, o lateral Mas sobe ao 
ataque: um dos destaques do time 
argentino, jogador foi negociado 
 pelo San Lorenzo e vai jogar no 
futebol turco (Foto: Reuters / 
Paulo Whitaker)


Contra o Palestino, a lição e uma indicação: ValenciaAo mesmo tempo que vê com a atenção o desenrolar das negociações do Rubro-Negro - "a direção está trabalhando de forma bem cautelosa, de forma seletiva, para fortalecer bem nosso elenco" -, o técnico reconhece na Universidad Católica talvez o principal adversário da primeira fase. Por motivo simples: é o atual bicampeão chileno - venceu o "Clausura" em maio e o "Apertura" recentemente. Na segunda rodada, o Fla vai a Santiago encará-los.

Está vivo na cabeça de Zé Ricardo o confronto com o Palestino pela Sul-Americana. Contra um time de orçamento bem mais modesto, o Flamengo venceu em Santiago por 1 a 0 e perdeu por 2 a 1 em Cariacica, frustrando a torcida em mais um desafio no continente. O Flamengo chegou a buscar informações e fez sondagens pelo camisa 10 Leonardo Valencia, argentino que se naturalizou chileno e que agradou Zé Ricardo. Mas a convocação do jogador, que desperta interesse dos grandes do futebol de seu país, fez qualquer investida ficar fora dos padrões do que o Rubro-Negro colocava para a eventual negociação - que terminou nem começando.

Leonardo Valencia - Palestino x Zamora (Foto: Efe)Valencia se destacou contra o Fla e entrou na mira do clube carioca, mas não houve negociação (Foto: Efe)


O técnico do Flamengo vê o Chile cada vez mais forte no cenário do futebol sul-americano e mundial e cita até mesmo a contribuição do técnico argentino Jorge Sampaoli, hoje no Sevilla, mas que comandou a Universidad de Chile e a seleção nacional - conquistando a Copa América de 2015. O Chile, sem Sampaoli, seria bicampeão em 2016.

- Vejo a Universidad Católica como um time a ser batido. A escola chilena vem evoluindo bastante, não é à toa que é bicampeã da Copa América. Estive conversando com alguns colegas de lá nesta Sul-Americana, eles falaram que realmente um dos grandes feitos do Sampaoli foi ter deixado esse legado muito grande para os jovens treinadores chilenos. Vimos isso com o Nicolas Córdova, (técnico de 37 anos do Palestino), que enfrentamos. Sabíamos que pelo pote 3 do sorteio íamos pegar duas grandes equipes. Vamos trabalhar e torcer para fazer estreia boa contra o San Lorenzo e fazer jogo consistente contra a Católica na segunda rodada - afirmou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2017/01/de-olho-no-san-lorenzo-ze-observa-catolica-e-legado-de-sampaoli-no-chile.html

Nenhum comentário: