domingo, 1 de janeiro de 2017

Stycer: novelas entubam a Globo



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/pig/stycer-novelas-entubam-a-globo


Nenhuma importância...


Globo Audiência.jpg
Reprodução: UOL
Conversa Afiada reproduz trechos da coluna de Maurício Stycer na Fel-lha:
(...) Um dado do GfK, divulgado na última semana de 2016, mostrou que o jornalismo ultrapassou as novelas como principal gênero consumido na TV aberta no segundo semestre do ano.
Na soma do alcance de todos os programas de cada gênero em todas as emissoras, o jornalismo atingiu 68,9 milhões de pessoas, contra 68,7 milhões atingidas pelas novelas. Em terceiro lugar, filmes alcançaram 68,4 milhões.
A diferença é pequena, mas simbólica. Num semestre com acontecimentos extraordinários (as crises política e econômica, a Rio-2016), as novelas perderam o trono na televisão.
Mais difícil de medir é a perda de importância dos folhetins, o que também está ocorrendo. Sem conseguir conquistar público novo (que está vendo séries ou fuçando no YouTube), a Globo tem se dedicado à tarefa inglória de ao menos manter a audiência cativa. Para isso, rebaixou totalmente a ambição de suas produções.
Com raras exceções, as novelas dos últimos anos têm se dedicado a temas infantis, de fácil compreensão, ou à polêmica pela polêmica, apenas para chocar. Abriram mão de qualquer objetivo mais nobre, que já tiveram, para se agarrar a uns poucos pontinhos no Ibope.
Neste esforço para prolongar a vida útil do gênero, a Globo acaba reconhecendo, mesmo que de forma involuntária, que a situação não é boa.

Nenhum comentário: