segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Semana final: quais as possibilidades de o Botafogo ir para a Libertadores?




BOTAFOGO


Alvinegro tem três chances de garantir vaga entre quarta-feira e domingo: entenda!



Por
Rio de Janeiro


Há três rodadas que o Botafogo está na linha tênue da zona de classificação para a Taça Libertadores da América 2017. O time de Jair Ventura já poderia estar com o seu passaporte carimbado a esta altura do Campeonato Brasileiro se tivesse vencido um de seus últimos cinco jogos (foram três empates e duas derrotas). A semana final da temporada começou, agora vai ou racha? A vaga ficou ameaçada, mas ainda está palpável. Em números, o Alvinegro tem 86% de probabilidade de um final feliz, segundo o matemático Tristão Garcia; e três chances na prática. O GloboEsporte.com apresenta os cenários possíveis para o torcedor ficar ligado:


01
FEZINHA NA COPADO BRASIL

Edílson Atlético-MG x Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
Grêmio fez 3 a 1 sobre o Atlético-MG no 
Mineirão e largou em vantagem na final 
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)


É difícil, mas o Botafogo pode garantir a vaga na Libertadores antes mesmo de entrar em campo. Isso tudo por causa da final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético-MG, nesta quarta-feira em Porto Alegre, às 21h45 (de Brasília). Caso o Galo seja campeão, o G-6 viraria G-7, e o atual oitavo colocado (o próprio Tricolor) não conseguiria mais ultrapassar o Alvinegro na tabela da Série A. Só que o jogo de ida, em Belo Horizonte, não ajudou. Como o resultado de 3 a 1 para os gaúchos, os mineiros precisam vencer por três de vantagem. Outra possibilidade é ganhar por dois de diferença e tentar ser melhor nos pênaltis, pois não há o gol qualificado na decisão.


02
VENCEU?  PODE COMEMORAR!

Marquinhos e Maicosuel, Grêmio x Botafogo (Foto: Roberto Vinicius/Agência Estado)
Bota venceu 1 dos últimos 15 jogos fora contra 
Grêmio, com Maicosuel e Loco (Foto: Roberto 
Vinicius/Agência Estado)


Se a fezinha não adiantar, não se preocupe botafoguense: ainda há esperança e mais duas chances. Com o Grêmio campeão, as chances de o clube poupar jogadores na última rodada aumenta, e o Tricolor Gaúcho é justamente o adversário do Alvinegro no domingo, às 17h (de Brasília), em Porto Alegre. Basta uma vitória fora de casa para sacramentar a vaga na Libertadores. Porém, contra titulares ou reservas, ganhar na casa gremista é uma tarefa árdua como mostram os números: nos últimos 15 jogos, houve apenas um triunfo: em 2011.


03
EMPATOU OUPERDEU. E AGORA?

Cruzeiro x Corinthians Copa do Brasil (Foto: Agência Estado)
Em caso de tropeço, alvinegros precisarão torcer 
para o Cruzeiro contra Corinthians no Mineirão 
(Foto: Agência Estado)


Bom, se empatar a situação muda de figura. O Botafogo já não vai depender mais de si e precisará torcer mais uma vez secar os outros: torcer para que o Atlético-PR perca para o Flamengo em Curitiba, ou para que o Corinthians não vença o Cruzeiro em Belo Horizonte. Os dois jogos também serão às 17h (de Brasília), Se um desses resultados acontecer, a vaga está confirmada. Em caso de derrota também dá, mas sua última chance será torcer desesperadamente para a Raposa arrancar ao menos um empate no Mineirão.


*Estagiário, sob a supervisão de Thiago Lima.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/12/semana-final-quais-possibilidades-de-o-botafogo-ir-para-libertadores.html

Nenhum comentário: