segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Logo ali: seis motivos para confiar em vaga do Atlético-PR na Libertadores




ATLÉTICO-PR


Campanha caseira, solidez da defesa e retrospecto favorável são algumas das apostas do Furacão para garantir a classificação no torneio continental de 2017




Por
Curitiba



No dia 11 de dezembro, o Atlético-PR faz o seu jogo mais importante na temporada. Na Arena da Baixada, o adversário é o Flamengo, no duelo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. A um passo do principal objetivo da equipe em 2016, uma vitória sobre os cariocas garante a equipe paranaense na Libertadores da América do ano que vem.

Na esperança de carimbar mais uma vaga para o torneio continental, o Furacão tem alguns fatores favoráveis que o coloca muito perto de uma das vagas na competição, como a campanha de melhor mandante do Brasileirão, a atuação segura da defesa, o retrospecto amplamente positivo contra o Rubro-Negro e a expectativa de recorde de público na Arena da Baixada.

Para se classificar à Libertadores, o Atlético-PR precisa vencer o Flamengo. Em caso de empate ou derrota, o time vai depender dos resultados de Botafogo e Corinthians, que enfrentam Grêmio e Cruzeiro, fora de casa, respectivamente. Neste cenário, um dos dois times precisa perder.
Se o Atlético-MG conquistar a Copa do Brasil, o Furacão também já estará classificado à Libertadores. Com isso, o G-6 viraria G-7, abrindo mais uma vaga. Vale lembrar que o Tricolor gaúcho venceu o jogo de ida por 3 a 1, no Mineirão, e pode até perder por 1 a 0 que garante o penta no torneio nacional. Uma derrota por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis, já que não há saldo qualificado. A partida de volta está prevista para a próxima quarta-feira, na Arena do Grêmio.


Veja também
Confira a tabela do BrasileirãoPerto da Libertadores, Autuori breca euforia no Furacão
Paulo André pede 40 mil na BaixadaLéo quer fechar 2016 com vitória e valoriza campanha do Atlético-PR


O GloboEsporte.com lista abaixo seis motivos que podem fazer a torcida do Furacão acreditar que podem gritar "Libertadores!" no dia 11 de dezembro. Veja abaixo:


RETROSPECTO

nikão marcio araujo atlético-pr x flamengo arena da baixada (Foto: Giuliano Gomes / Agência PR PRESS)
Atlético-PR é soberano em jogos contra o 
Flamengo na Arena da Baixada (Foto: 
Giuliano Gomes / Agência PR PRESS)


O histórico contra o Flamengo é amplamente favorável ao Atlético-PR e digno de manter a esperança dos torcedores por um bom resultado no último jogo na temporada. Como mandante, o Furacão tem vantagem esmagadora nos confrontos com o Fla em jogos pelo Campeonato Brasileiro.
Segundo dados do Futpedia, em 24 partidas disputadas desde 1968 jogando em casa, o Furacão tem 15 vitórias, oito empates e apenas uma derrota. Foram 44 gols marcados pelos atleticanos, com 17 sofridos. A única derrota sofrida foi no longínquo ano de 1974, em jogo realizado no Couto Pereira, quando os cariocas tinham Zico (autor de um dos gols da vitória de 2 a 1) e, do lado atleticano,
Sicupira, maior artilheiro da história do clube, ainda brilhava nos gramados.

As maiores goleadas atleticanas foram em 2008 (5 a 3), 2003 (4 a 1) e 2001 (4 a 0), todas na Arena da Baixada. No ano em que o Furacão foi campeão brasileiro, Gustavo, Alex Mineiro, Rodriguinho e Kléber Pereira foram os autores da goleada sobre o time de Petkovic, do atacante Reinaldo e do goleiro Júlio César.


MELHOR MANDANTE

Hernani, Atlético-PR x Fluminense (Foto: Agência Estado)
Hernani e Pablo são destaques do Atlético-PR 
na disputa do Brasileirão 2016 
(Foto: Agência Estado)


Não tem para ninguém na Baixada. Dono da melhor campanha como mandante no Brasileirão, o Atlético-PR parece se transformar quando joga no estádio em frente à sua torcida. Em 18 jogos disputados na Arena, a equipe tem conseguido fazer valer o fator campo.

Soberano, o Atlético-PR possui 15 vitórias, dois empates e apenas uma derrota em casa - para o Palmeiras, na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando perdeu por 1 a 0 para o campeão de 2016. São 27 gols anotados, apenas seis sofridos, com um aproveitamento total de 87,04% dos pontos disputados.


SEGUNDA MELHOR DEFESA

Thiago Heleno Paulo André Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Os xerifes rubro-negros: Thiago Heleno e Paulo 
André formam a segunda melhor defesa do 
campeonato (Foto: Site oficial do Atlético-
PR/Divulgação)


O sistema defensivo do Furacão tem dado confiança aos torcedores. A equipe é a segunda menos vazada do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do campeão Palmeiras, com 32 gols sofridos em 37 jogos, um a mais que os paulistas.

Mirando a Libertadores, a aposta da equipe é em mais uma atuação segura da dupla formada por Paulo André e Thiago Heleno, com o apoio de Léo e Sidcley, além da proteção de Otávio e Hernani, e o guardião Weverton, destaque na temporada. Na última rodada, no empate em 0 a 0 com o Corinthians, o setor teve grande exibição, suportando a pressão dos mandantes na partida em Itaquera e trazendo um ponto importante para Curitiba.


O COMANDO DE AUTUORI

paulo autuori atlético-pr x chapecoense arena da baixada (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
Técnico multicampeão assumiu o time em 
março (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)


O comando firme do técnico Paulo Autuori também é um dos motivos que levam o Atlético-PR a postular uma das vagas na Libertadores de 2017. Contratado pelo clube rubro-negro em março, ele soube lidar com o desmanche no elenco, apostou nos jovens e ditar o ritmo da campanha da equipe no Brasileiro.

No total, o treinador contabiliza 56 jogos à frente do Furacão na temporada, com 26 vitórias, 10 empates e 20 derrotas, entre partidas pelo Campeonato Paranaense, Primeira Liga, Copa do Brasil e Brasileirão, com 52,38% de aproveitamento.

Com a saída recente do técnico Marcelo Oliveira do Atlético-MG, o Furacão é um dos quatro times que mantiveram seus treinadores desde a primeira rodada do Brasileirão 2016, ao lado de Palmeiras, Santos e Ponte Preta.


CHANCES FAVORÁVEIS

Pablo, Atlético-PR, Arena da Baixada, Cruzeiro (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
Pablo, Atlético-PR, Arena da Baixada, 
Cruzeiro (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)


Segundo os cálculos do matemático Tristão Garcia no site InfoBola, o Furacão está com a vaga na Libertadores muito encaminhada. Depois do empate em 0 a 0 com o Corinthians, as chances de se classificar na Libertadores passaram de 68% para 96%.

Com 56 pontos e ocupando a 5ª colocação, a equipe tem dois concorrentes - o Botafogo, com 86% e o Corinthians, com 18%. Os três times disputam duas vagas. Na última rodada, o Fogão visitará o Grêmio, e o Timão duelará com o Cruzeiro em Belo Horizonte.


CALDEIRÃO

Arena da Baixada Atlético-PR (Foto: Monique Silva)
Arena da Baixada deve receber recorde de 
público em 2016 (Foto: Monique Silva)



Com a vaga na Libertadores em jogo, o Atlético-PR vai contar com a força da Arena da Baixada diante do Flamengo. A expectativa é de receber o melhor público da temporada 2016. Durante esta semana, os torcedores esgotaram a carga de ingressos para o último jogo do ano. Com isso, o Furacão está perto, portanto, de registrar o maior público na história da Arena da Baixada. O número a ser batido é da vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma, pela segunda rodada da Primeira Liga, em fevereiro deste ano: 35.746 presentes, sendo 33.270 pagantes.

Mobilizados a empurrar o Furacão a conquistar a vaga na próxima Libertadores, os torcedores também planejam ações de apoio. Os atleticanos programam recepcionar o time na chegada à Arena da Baixada e também preparam um mosaico em homenagem à Chapecoense na hora do hino nacional.


Atlético-PR x Flamengo (38ª rodada do Campeonato Brasileiro)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Data e horário: dia 11 de dezembro
Escalação provável: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio e Hernani; Lucas Fernandes, Lucho González e Pablo; André Lima

Desfalques: o goleiro Lucas Macanhan, o zagueiro Cleberson e o atacante Juninho (lesões no joelho) voltam em 2017

Transmissão: Premiere FC
Ingressos:clique aqui para conferir

Tempo Real: pelo GloboEsporte.com, a partir de 16h do dia 11.


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/parana


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/atletico-pr/noticia/2016/12/logo-ali-seis-motivos-para-confiar-em-vaga-do-atletico-pr-na-libertadores.html

Nenhum comentário: