sábado, 6 de agosto de 2016

Wu comemora quebra de longo jejum no tiro: "Vão lembrar do 6 de agosto"



OLIMPÍADAS RIO 2016


TIRO ESPORTIVO


Prata do paulista encerra falta de medalhas no tiro esportivo que já durava 96 anos. Atleta destaca também vibração do público: "Até hoje falava que não fazia diferença"




Por
Rio de Janeiro, RJ




Felipe Wu com a medalha de prata (Foto: EFE/EPA/VALDRIN XHEMAJ)
Felipe Wu exibe feliz a medalha de prata (Foto: EFE/EPA/VALDRIN XHEMAJ)


A prata de Felipe Wu na pistola de ar 10m está fadada a habitar a história. Foi a primeira do Brasil na Rio 2016. Mas não isso. O paulista de 24 anos encerrou um jejum brasileiro no tiro esportivo que durava 96 anos. Remontou 1920, quando seus precursores conquistaram as nossas primeiras medalhas em Jogos Olímpicos. Mas esta referência de tempo, felizmente, mudou neste sábado.
- Isso é importante. Todo mundo que falava comigo lembrava de 1920. Agora, vão lembrar do seis de agosto - comemorou Wu.

+ Confira todos os resultados da Rio 2016! Clique e escolha a modalidade+ Veja o quadro de medalhas atualizado

Além do talento de Felipe Wu, a prata foi forjada também com o incentivo do público no Centro de Tiro do Parque Olímpico de Deodoro. A torcida brasileira cantou, gritou e tentou incentivar o atirador. Ele, no entanto, era um cético. Não acreditava na energia de um coro a seu favor. Mudou.
- Até hoje de manhã eu falava que a torcida não fazia diferença para o tiro esportivo. Mas essa barulheira me deu uma energia muito boa.

Felipe Wu cumprimenta a torcida (Foto: Sam Greenwood/GettyImages)Felipe Wu cumprimenta a torcida (Foto: Sam Greenwood/GettyImages)
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real

Mas não foi fácil o caminho até a medalha. Wu teve dificuldades na fase qualificatória. Passou raspando, em sétimo, o penúltimo dos oito garantidos. Wu admite que avançar para a final tirou um peso. Daí, foi só caminhar leve com a arma na mão até o pódio.

- Pensei positivamente toda a competição. Eu sabia que tinha completa chance de medalha. Eu estava muito confiante. Sabia que meu maior trabalho era passar para a final. Quando passei, fiquei mais aliviado. Está até difícil ficar feliz porque é um alívio muito grande. A gente trabalha muito duro para chegar. É uma medalha de prata num esporte que não é muito difundido no Brasil. Estou muito feliz. Todo trabalho, abdicação, valeu a pena - analisou.


+ O DNA Time Brasil
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com


O ouro ficou com Xuan Vinh Hoang, do Vietnã, que ultrapassou Felipe no último tiro. Fez 10.7. O bronze foi para Pei Wong, da China.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/tiro-esportivo/noticia/2016/08/wu-comemora-quebra-de-longo-jejum-no-tiro-vao-lembrar-do-6-de-agosto.html

Nenhum comentário: