sábado, 6 de agosto de 2016

Com variação do "jornada", ex-colega de Suárez no futebol vence na estreia


OLIMPÍADAS RIO 2016


VÔLEI DE PRAIA


Adrian Carambula, que é uruguaio, defende a Itália na Olimpíada. Usando saque como arma, ele levou o público ao delírio no primeiro jogo da Arena de Vôlei de Praia




Por
Rio de Janeiro, RJ




(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO 
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO)





Bernard Rajzman, Tande e Jackeline Silva fizeram muito sucesso entre os anos 80 e 90 com o saque "jornada nas estrelas". Mais de duas décadas depois, o uruguaio Adrian Carambula, que defende a Itália ao lado de Ranghieri, levou o público ao delírio na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana, bem na estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos, neste sábado. O fundamento surtiu efeito, e os dois atropelaram os fortes austríacos Doppler e Host por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/13.

- Eu tive que criar uma maneira de jogar diferente, porque não sou tão alto quanto outros atletas. Tenho meus atributos próprios. Sempre fui uma pessoa muito criativa. Isso que me ajudou a criar um estilo diferente, que funciona e é eficiente - comentou o jogador, que tem 1,83m.

Vôlei de Praia; Carambula (Foto:  REUTERS/Ruben Sprich)
Carambula jogando com Ranghieri na 
Olimpíada (Foto: REUTERS/Ruben Sprich)



O "jornada nas estrelas", usado pelos brasileiros, consistia em sacar para o alto, com a parte externa da mão. A bola acabava vindo em linha reta e em alta velocidade. A visão dos rivais era atrapalhada pelos refletores de ginásios ou, no caso da praia, pelo sol. A diferença é que, no caso do saque de Carambula, ele joga a bola no ar girando levemente e, quando bate, aplica um efeito nela. Apesar da semelhança, o atleta nega que tenha se inspirado no "jornada" e diz ter criado um estilo próprio de saque.


+ O DNA Time Brasil
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira todos os resultados da Rio 2016! Clique e escolha a modalidade


- Não tenho inspiração não, porque acho que o saque é diferente - falou.


Vôlei de Praia, Clemens Doppler e Adrian Carambula  (Foto:  REUTERS/Ruben Sprich)
Clemens Doppler e Adrian Carambula 
na Praia de Copacabana (Foto: 
 REUTERS/Ruben Sprich)


PASSADO NO FUTEBOL E PARCERIA COM Luis Suárez

Carambula criança quando jogava futebol, bem antes do vôlei de praia (Foto: Reprodução/Instagram)Carambula criança quando jogava futebol, bem antes do vôlei de praia (Foto: Reprodução/Instagram)


Carambula atualmente faz sucesso nas areias. Mas bem que poderia ter sido no futebol. Ele, inclusive, é ex-parceiro de um atleta muito conhecido do esporte bretão, o atacante Luis Suárez, do Barcelona e da seleção uruguaia. Ambos começaram juntos nas categorias de base do modesto Urreta Futbol Club. Das memórias da "época maravilhosa" que viveu como boleiro, uma delas chama a atenção. Trata-se de um relato da primeira chance de Luisito, que Adrian acompanhou bem de perto. O craque do Barça saiu do banco de reservas e marcou três gols em sua estreia. Dali, só viria a se destacar mais e mais.

- Cresci com a bola debaixo do braço. Era minha paixão até os 15 anos. Por isso estou muito emocionado de estar no Brasil. Sinto que o vôlei de praia me encontrou. Não foi uma opção o vôlei de praia, foi um caminho da vida. Descobri esse esporte nas areias de Miami, nos Estados Unidos. Me encantei. O vôlei de praia é uma família. Me encontrei demais. Mas eu era bom no futebol. É uma das épocas favoritas da minha vida. Essa geração do futebol era fortíssima - relatou Carambula, se referindo aos jogadores de 1987 e 1988 da base uruguaia.

Carambula afirma que mantém contato apenas com Maxi Suárez, um dos irmãos de Luisito, que já parou de jogar futebol. Torcedor do Peñarol no Uruguai, o jogador de vôlei de praia também apoia o Barcelona. Apesar de ter jogado com Suárez, é fã mesmo de Lionel Messi. Mas ele vê tudo isso de longe. No ano de 2014, Carambula se mudou de Miami para Roma para se preparar para defender a Itália no Circuito Mundial. Deu tão certo que hoje ele e Ranghieri são uma das duplas mais fortes do tour da FIVB. No momento, estão em quarto no ranking mundial.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/volei-de-praia/noticia/2016/08/com-variacao-do-jornada-ex-colega-de-suarez-no-futebol-vence-na-estreia.html

Nenhum comentário: