sábado, 6 de agosto de 2016

Zebra americana vence prova de tiro e leva primeiro ouro da Olimpíada



OLIMPÍADAS RIO 2016
TIRO ESPORTIVO



Virginia Thrasher, de apenas 19 anos, atropela campeãs olímpicas chinesas na final e conquista o título da carabina de ar 10m. Ela atira há apenas quatro anos



Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO 
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO)



Discreta não era só ela, propriamente dita: seus resultados também eram. Ninguém dava muita bola para aquela atiradora americana de apenas 19 anos, uma pirralha em um universo de atletas mais velhos. E lá foi ela, quietinha, de arma em punho, para ser a dona do primeiro ouro dos Jogos Olímpicos do Rio. Virginia Thrasher surpreendeu na final e desbancou as campeãs olímpicas chinesas Du Li e Yi Siling para ficar com o título na carabina de ar 10m. As orientais levaram prata e bronze, respectivamente.

Virginia Thrasher tiro medalha (Foto: Reuters)
Virginia Thrasher mostra a inesperada 
medalha de ouro: ascensão muito 
rápida até a conquista (Foto: Reuters)


Assim que deu o último tiro, Thrasher se permitiu um sorriso no rosto rosado, escondido sob um boné azul. Ela sabia: era a campeã olímpica. Naquele momento, a vantagem de 0,7 pontos sobre Du Li, a grande campeã de Atenas, era irreversível. Ela levou o ouro com um ponto de frente sobre a adversária, dona de enorme história olímpica - campeã em Atenas-2004, e que decepcionou ao não conseguir manter o título em casa, em Pequim-2008, e chegou a abandonar o esporte. Yi Siling, a ganhadora da prova em Londres, ficou com o terceiro lugar.


+ O DNA Time Brasil
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira todos os resultados da Rio 2016! Clique e escolha a modalidade


A conquista consolida uma ascensão impressionante para uma jovem que começou a atirar há apenas quatro anos. Seu melhor resultado, até a conquista da Olimpíada, era um quarto lugar em uma Copa do Mundo - e em outra prova, a carabina três posições. Para se ter uma ideia do tamanho da surpresa, ela competira no Rio de Janeiro duas vezes este ano: não passou de um 28º lugar na carabina de ar 10m e de um décimo na carabina três posições.

- Tem sido um grande ano para mim. Um ano de muita evolução. Atingir esse nível de sucesso tão jovem é muito gratificante. Você tem que focar apenas no que é mais importante e atirar o melhor possível. E uma vez que cheguei à final, tudo poderia acontecer. E eu estou muito feliz que pude estar lá e fazer a coisa certa.

A final


Virginia Thrasher (Foto: Reuters)Virginia Thrasher no alto do pódio: ouro inesperado para a americana (Foto: Reuters)


Du Li avançara com a melhor pontuação e o recorde olímpico na classificatória: 420,7 pontos. Ao começar a final, ela manteve o ritmo - ao contrário da alemã Barbara Engleder, que se mostrava a principal concorrente até então.

Mas vieram as séries seguintes, e aí começou a predominância de outra chinesa: Yi Siling. Ela cresceu e ameaçou se consolidar na liderança enquanto a primeira finalista era eliminada: a americana Sarah Scherer. Mas não haveria conforto para Siling.

Na terceira série, a surpresa: surgiu uma tal de Virginia Thrasher para tomar a ponta. Também por pouco tempo. No tiro seguinte, a liderança passou para a russa Daria Vdovina.

Mas também foi uma liderança efêmera. Na série posterior, Thrasher novamente pulou na frente. E para não sair mais. Ela aumentou a vantagem na sexta série, quando Du Li correu risco de deixar a final - mas se superou e eliminou a iraniana Elaheh Ahmadi.

Veio a sétima série, e aí os tiros da americana ficaram mais instáveis. As chinesas Du Li e Yi Siling aproveitaram. Passaram a cravar tiros com nota superior a dez e encostaram na adversária enquanto Barbara Engleder era alijada da luta por medalhas.
+ Acompanhe as notícias do tiro esportivo na Rio 2016

A aproximação foi em vão. Nos tiros finais, naquele momento em que os chineses levam fama de ser mais frios, a americana atirou como uma veterana com gelo nas veias. Aumentou a vantagem, viu Yi Siling ficar com o bronze e partiu para o último tiro apenas precisando administrar a folga na pontuação para ser a primeira campeã olímpica de 2016.

- Estava apenas tentando dar meu melhor tiro possível. Elas são muito experientes, muito profissionais, e fiquei agradecida de atirar ao lado delas. Estava muito empolgada. Não fiquei nervosa como achei que ficaria. Eu me senti pronta e preparada para competir.

Virginia Thrasher (Foto: Reuters)
Virginia Thrasher com chinesas no pódio da 
prova de carabina de ar 10m (Foto: Reuters)


Patinação artística

Desde criança, a americana sonhava disputar uma Olimpíada. Mas de inverno. Ela queria mesmo era ser patinadora artística. Na escola, resolveu começar a atirar - um esporte não tão incomum para uma garota filha de integrante da Força Aérea Americana.

Ela logo percebeu que era melhor com armas do que com patins. Mas nem pensou muito na possibilidade de disputar os Jogos Olímpicos no novo esporte. Até que ela foi crescendo, foi evoluindo, e de repente veio a seletiva americana. Thrasher foi para a prova como se fosse mais uma. E acabou classificada para a Olimpíada que ela mal poderia supor que conquistaria meses depois no Rio de Janeiro.


Drama e superação nas concorrentes

A conquista chamou a atenção para a americana. Mas, para alcançar a vitória, ela deixou para trás concorrentes com histórias muito fortes. A outra representante dos Estados Unidos na final, Sarah Scherer, é um caso emblemático: ela começou a atirar por causa do irmão, também atirador, e chegou a viajar para Pequim para apoiá-lo na Olimpíada de 2008. Quatro anos depois, em Londres, seria a vez de ela estrear nos Jogos. Mas sem o maior companheiro no esporte. Seu irmão se matara dois anos antes, justamente com um tiro.

A sexta colocada tem outra história impressionante. A iraniana Elaheh Ahmadi começou a atirar depois de não conseguir entrar na faculdade - um grande peso para ela. Seu pai, insatisfeito, a levou a uma galeria de tiro. Queria que ela tivesse algo que soubesse fazer bem na vida. E ela logo começou a se destacar. Mas o caminho para a Olimpíada seria complicado. Durante seis meses, ela teve que treinar sem balas. Tinha as armas, mas não tinha munição. Assim, treinava a empunhadura, o movimento, mas sem poder atirar de verdade.

Du Li Elaheh Ahmadi (Foto: Reuters)
Du Li, da China, cumprimenta iraniana 
Elaheh Ahmadi, que chegou a treinar 
sem balas (Foto: Reuters)


Das finalistas, quem mais ameaçou Thrasher foi Du Li, uma atleta acostumada a enfrentar os altos e baixos de uma Olimpíada. Em Atenas, ela foi campeã - e precisou tentar defender o título nos Jogos seguintes, em casa, com a pressão extra de ser a primeira medalha. E ela não suportou a carga. Foi mal, não pegou pódio e desabou em choro. Depois, chegou a abandonar o esporte - até retornar em Londres-2012 para disputar apenas a prova de carabina três posições, da qual era a campeã.


Brasileira

A brasileira Rosane Budag não conseguiu avançar à final da prova. Ficou na penúltima colocação na classificatória.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/tiro-esportivo/noticia/2016/08/americana-vence-prova-de-tiro-e-leva-primeira-medalha-dos-jogos-do-rio.html?intcmp=sr-byday-listview

Nenhum comentário: