segunda-feira, 11 de abril de 2016

Novato entra e dá vitória ao Santos, menos dependente de Ricardo Oliveira



 CAMPEONATO PAULISTA 2016

PRIMEIRA FASE - GRUPO A 

15ª RODADA



Ronaldo Mendes, no primeiro toque na bola, vira o placar sobre o Audax e se torna o 12º jogador do Peixe a marcar no ano. Porcentagem de gols do camisa 9 diminui





Por
Santos, SP



(OBS. DO BLOG:
VEJA OS VÍDEOS CLICANDO NO 
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



Quando o Santos empatava em 1 a 1 com o Audax, Dorival Júnior colocou o meia Ronaldo Mendes, tirou o zagueiro Luiz Felipe e recuou o armador Rafael Longuine para jogar ao lado de David Braz na defesa. Um misto de ousadia e estratégia que pode até ter assustado os torcedores na Vila Belmiro. Mas deu resultado.

Em seu primeiro toque na bola, Ronaldo Mendes, 23 anos, dominou, ajeitou e fez o segundo gol do Santos na vitória por 2 a 1 sobre o Audax, pela 15ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O meia, ao balançar a rede, se “apresenta” para a torcida do Peixe e mostra por que o presidente Modesto Roma Júnior não quis liberá-lo.

Ronaldo Mendes comemora gol do Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Ronaldo Mendes comemora gol do Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)


Nesta semana, o Viçosa, dono dos direitos econômicos do jogador, recebeu uma proposta de um clube árabe por Ronaldo Mendes, que está emprestado ao Santos até o fim do ano.
O Peixe, com prioridade na compra do meia, avisou que vai pagar os US$ 200 mil (cerca de R$ 740 mil) para ficar com ele definitivamente.

Ronaldo Mendes foi contratado no início do ano para fazer parte do time B do Alvinegro. Destaque nos treinamentos, o meia canhoto foi promovido por Dorival Júnior e passou a ser relacionado para os jogos.

Nas cinco partidas que disputou, ainda não teve tempo de mostrar o que quem acompanha os treinos do Santos vê: muita movimentação e toque de bola refinado. Com o tempo, ele começa a se soltar.
A vitória na Vila Belmiro mostra, também, que o Peixe está menos dependente de Ricardo Oliveira. O centroavante, líder incontestável do elenco e jogador de seleção brasileira, tem seis gols em 2016 – 21,4% do total marcado pelo Alvinegro, que já balançou as redes 28 vezes (26 no Paulista e duas no amistoso com o Bahia).

Em 2015, Ricardo Oliveira fez 30,8% dos gols do Santos; este ano, a média caiu para 21,4% – e o time continua jogando bem, sinal de que a dependência diminuiu

Na temporada passada, quando o time ainda buscava o entrosamento e passou por altos e baixos, com duas trocas de treinadores (saiu Enderson Moreira e entrou Marcelo Fernandes, que depois deu lugar a Dorival Júnior), Ricardo Oliveira fez 30,8% dos gols santistas: 37 de 120.
No total, 12 jogadores diferentes já fizeram gol pelo Santos este ano. Sinal de que a dependência de Ricardo Oliveira diminuiu.


Como foi a virada
A partida contra o Audax, porém, precisa ser contada com mais detalhes, já que teve dois tempos bem distintos. O Santos entrou em campo no 4-4-2, sem volantes de ofício. No meio, o técnico Dorival Júnior escalou Vitor Bueno e Lucas Lima com a função de armar o jogo e os meias Rafael Longuine e Léo Cittadini mais à frente da zaga, na marcação. A principal missão do Peixe era tentar anular o toque de bola do Audax, mas não obteve sucesso na etapa inicial.
Em diversos momentos, era possível observar todos os jogadores do Alvinegro no campo de ataque enquanto o adversário tentava sair jogando. Em algumas oportunidades, Ricardo Oliveira, Lucas Lima e Patito Rodriguez conseguiram anular a estratégia do Audax, mas na maioria o Santos teve de voltar para se recompor e tentar roubar a bola.

Santos tenta abafar a saída de bola do Audax (Foto: Bruno Giufrida)
Santos tenta abafar a saída de bola 
do Audax (Foto: Bruno Giufrida)


Pela primeira vez no campeonato, o Peixe não conseguiu colocar em prática o toque de bola tão pedido por Dorival Júnior desde o começo do ano. O time de Osasco foi eficiente na marcação da saída de bola santista e obrigou Vanderlei a dar chutões e mais chutões ao ataque, tentando encontrar sempre Vitor Bueno entre os defensores adversários. Muitas vezes, não deu certo. O Audax era melhor e abriu o placar com Wellington, aos 43 do primeiro tempo. Àquela altura, Vanderlei já era o melhor santista em campo.


Depois do intervalo, o Santos mudou a maneira de jogar. Voltou a ter a posse de bola e a pressionar o Audax. Com a insistência, viu o resultado aparecer: o meia Léo Cittadini, escalado como volante, foi ao ataque, recebeu bom passe de Ricardo Oliveira e, com a perna esquerda, empatou o jogo na Vila. Era o começo da pressão santista.

A partir de então, Dorival mandou a equipe ao ataque. Quem estava no estádio teve a sensação de que os jogadores dos dois times estavam cansados. Por isso, qualquer bobeira poderia resultar no gol que daria a vitória ao Santos ou aos visitantes.
A substituição ousada no Peixe, com a entrada de Ronaldo Mendes, foi justamente o detalhe que faltava para que a virada saísse. Agora, o Alvinegro “ganha” mais um jogador confiante para as quartas de final do Campeonato Paulista, contra o São Bento, na Vila Belmiro – a data será confirmada no congresso técnico da Federação Paulista na manhã desta segunda-feira, em São Paulo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/2016/04/novato-entra-e-da-vitoria-ao-santos-menos-dependente-de-ricardo-oliveira.html

Nenhum comentário: