terça-feira, 5 de abril de 2016

Distrito Botafogo, estádio inexplorado: 5 curiosidades da estreia na Copa BR


Alvinegro, que divide nome com povoado local, será o primeiro integrante do G-12 a jogar no Gersão. Adversário, Coruripe tem irmão de atacante já cobiçado pelo Bota




Por
Maceió






Não faltam histórias para embalar os jogos da Copa do Brasil. A competição coloca grandes clubes na estrada e projeta nacionalmente times mais regionais. Há coincidências geográficas e esportivas que alimentam os jogos, e não vai ser diferente no encontro desta terça-feira entre Coruripe e Botafogo, marcado para as 21h30 (de Brasília), no interior de Alagoas. O GloboEsporte.com listou cinco curiosidades envolvendo a cidade do Litoral Sul e a equipe local.



01
POVOADO XARÁ

Botafogo, distrito de Coruripe (Foto: Divulgação Prefeitura de Coruripe)
Coruripe tem um distrito chamado Botafogo 
(Foto: Divulgação Prefeitura de Coruripe)


Há um distrito chamado "Botafogo" em Coruripe. Basta procurar no mapa. Ele se localiza no povoado de Pindorama e, de acordo com o vereador José Gileno, tem cerca de 4.000 moradores. A região movimenta a economia da cidade em razão da Cooperativa Pindorama, que emprega cerca de 2.100 pessoas. Segundo Gileno, a cooperativa foi fundada em 1956, três anos após a chegada do suíço-francês René Bertholet a Coruripe. Bertholet passou pelo Rio de Janeiro antes de se estabelecer em Alagoas e decidiu colocar nomes de alguns bairros cariocas na comunidades da Pindorama. Assim, além de Botafogo, são famosos na cidade os distritos de Bom Sucesso, Santa Terezinha e Conrado.



02
ESTÁDIO INEXPLORADO

Estádio Gérson Amaral, em Coruripe (Foto: Jota Rufino/GloboEsporte.com)
Estádio Gérson Amaral, em Coruripe, tem 
capacidade para seis mil pessoas (Foto: 
Jota Rufino/GloboEsporte.com)


O Botafogo será o primeiro integrante do G-12 nacional a atuar no Estádio Gerson Amaral, que tem capacidade para seis mil torcedores. Quando enfrentou o Palmeiras pela Copa do Brasil, em 2012, o Hulk mandou o jogo no Rei Pelé, em Maceió. Este ano, o presidente do clube, Alfredo Raíldo, decidiu projetar a cidade e colocar o caldeirão para ferver. Quem vai marcar presença no jogo é o "Hulk", mascote invocado do Coruripe que, todo pintado de verde, costuma correr pelo gramado antes das partidas para animar a criançada.


03
11º NO MAPA DE CURTIDAS

Mapa de curtidas Corucipe (Foto: Arte Esporte)Botafogo é o 11º no ranking do "mapa de 
curtidas" de Coruripe, parceria entre 
GE.com e Facebook (Foto: Arte Esporte)


Assim como outros clubes tradicionais do Rio de Janeiro, o Botafogo conta com uma grande torcida espalhada pelo Nordeste, e um grupo de alvinegros foi recepcionar o time no aeroporto de Maceió na última segunda-feira. Mas em Coruripe, o Alvinegro é só o 11º no ranking do "mapa de curtidas", parceria do GloboEsporte.com com o "Facebook" - dos rivais, está à frente apenas do Fluminense e atrás de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Santos e Atlético-MG, além das equipes locais CRB, CSA e ASA.


04
IRMÃO FAMOSO

Willames José, zagueiro do Coruripe (Foto: Leonardo Freire/GloboEsporte.com)
Willames José, zagueiro do Coruripe (Foto: 
Leonardo Freire/GloboEsporte.com)


Zagueiro do Coruripe, Willames José é a cara do irmão famoso. O nome também é bem parecido - apenas três letras fazem a diferença. O atacante Willian José joga atualmente no Las Palmas, da primeira divisão da Espanha, e sempre acompanha, pela internet, as partidas do irmão. No Gerson Amaral, Willames é líder do time e ainda tem a faixa de capitão. O atacante (ex-Santos, São Paulo e Grêmio) chegou a interessar o Botafogo e, antes de viajar para a Espanha, abriu negociação com o Alvinegro no início de 2014.


Mas não se acertaram.


05
GIGANTE DE 2M

Gott, goleiro do Coruripe (Foto: Leonardo Freire/GloboEsporte.com)
Gott, goleiro do Coruripe (Foto: Leonardo 
Freire/GloboEsporte.com)




O goleiro Gott tem 2,04m. É um dos maiores jogadores do país na posição e não se destaca apenas pela altura. No Nordestão, brilhou recentemente no empate por 1 a 1 com o América-RN, na Arena da Dunas, e tem a confiança da torcida. Tomou conta da camisa 1. Quando abre os braços, ele costuma diminuir a confiança dos atacantes. A trave parece até pequena.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/al/noticia/2016/04/distrito-botafogo-estadio-inexplorado-5-curiosidades-da-estreia-na-copa-br.html


Nenhum comentário: