domingo, 14 de fevereiro de 2016

Futebol: álbum em cidade do interior do AC tem fotos inéditas de Garrincha


Obra fotográfica destaca personalidades que contribuíram com o futebol na cidade de Cruzeiro do Sul. Ex-craque do Botafogo e da Seleção jogou amistoso na década de 70




Por
Cruzeiro do Sul, AC



Garrincha vestiu a camisa do Náuas em amistoso no ano de 1972 (Foto: Adelcimar Carvalho)
Garrincha vestiu a camisa do 
Náuas em amistoso no ano de 
1972 (Foto: Adelcimar Carvalho)


Garrincha, o Mané, o anjo das pernas tortas, que fez história no Botafogo e na Seleção Brasileira, é um dos personagens de um álbum fotográfico que retrata a história do futebol, entre os anos de 1930 e 1996, da cidade de Cruzeiro do Sul, a 648km de Rio Branco, capital acreana. O eterno camisa 7, bicampeão mundial pelo Brasil (1958 e 1962), aparece em duas imagens inéditas registradas em 1972, quando participou de um amistoso no município. Na ocasião, ele vestiu as camisas do Náuas e do  São Cristóvão, atuando por 40 minutos em cada equipe.

O ex-lateral-esquerdo do São Cristóvão, Hélcio Roberto, 63 anos, estava em campo na partida que terminou empatada por 1 a 1 e lembra com satisfação a oportunidade de ter jogado ao lado e contra Garrincha.

- Foi uma glória, uma grande honra, pois o Garrincha foi um dos maiores jogadores brasileiros, na minha opinião. Tive a felicidade de jogar contra ele e a favor - afirmou.

Garrincha participou de amistoso em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre (Foto: Adelcimar Carvalho)
Garrincha participou de amistoso em 
]Cruzeiro do Sul, no interior do Acre 
(Foto: Adelcimar Carvalho)


Idealizador do álbum, o ex-jogador de futebol José Orcy Nogueira Jucá, 67 anos, durante anos juntou fotos antigas. Ele defendeu o Náuas, atualmente na 2ª divisão estadual, em 1971, e disse que a intenção é disponibilizar à sociedade, fotografias que mostram pessoas que ajudaram na construção da história do futebol da cidade. Na manhã da última sexta feira (12), o autor fez a entrega oficial do álbum na biblioteca Padre Trindade.

Orcy Nogueira entrega álbum ao coordenador da biblioteca (Foto: Adelcimar Carvalho)Orcy Nogueira (E) entrega álbum ao coordenador da biblioteca Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul (Foto: Adelcimar Carvalho)


- Foi difícil conseguir juntar todo esse material. Tinha algumas fotos de meu acervo pessoal. Depois, através do Facebook, conversando com amigos, cheguei a 65 fotos que relatam o futebol cruzeirense entre os anos de 1930 até 1996. Algumas pessoas de nossa sociedade talvez nem saibam que o Osmir Lima, Magid Almeida, Élson Santiago, entre outros, foram jogadores de futebol. Durante esse serviço fiquei sabendo que o Osmir e seu Adiles Nogueira Maciel elaboraram a ata de fundação da Liga Cruzeirense de Futebol - ressaltou.

O coordenador da biblioteca Padre Trindade, Leônidas Neto, destacou que o espaço não possuía nenhum registro fotográfico do futebol local. 

- Recebemos esse álbum com muita alegria. É uma satisfação termos esse registro fotográfico do futebol cruzeirense. A biblioteca não possuía em nosso acervo, nada que contasse a história dos esportistas que praticaram o futebol em nossa cidade. Agora teremos esse álbum, que será destinado ao público.

Vem mais por aí

Time do Juruá Esporte Clube, em 1968 (Foto: Adelcimar Carvalho)Time do Juruá Esporte Clube, em 1968, aparece em álbum, que é encardenado e plastificado (Foto: Adelcimar Carvalho)


Orcy Nogueira não deve parar na produção do álbum. Segundo ele, a ideia é produzir um livro sobre o mesmo tema, além de um novo álbum, para relatar o futebol no município nos dias atuais.
- Vinha guardando essas fotos há muitos anos. Depois do Facebook, ficou mais fácil o contato com alguns amigos que residem fora de Cruzeiro do Sul. Vou procurar outros desportistas da atualidade para elaborar outro álbum, que conte a história do futebol nos dias atuais e a participação do Náuas no campeonato profissional. Depois disso, planejo escrever um livro sobre a história do futebol no Vale do Juruá - afirmou.

Palcos antigos

Inauguração do estádio Cruzeirão, no interior do Acre (Foto: Adelcimar Carvalho)Inauguração do estádio Cruzeirão, no ano de 1973, é um dos registros da obra (Foto: Adelcimar Carvalho)


Saudoso, o ex-jogador falou recordou os estádios que fizeram parte da história do futebol cruzeirense.

- O primeiro estádio daqui foi o estádio do Mercantil, onde atualmente funciona o Instituto Santa Terezinha. Depois foi criado o estádio dos Náuas, que passou a ser chamado de estádio Agapito de Barros e mais tarde denominado estádio Nova Esperança. Em 1973, foi inaugurado o estádio Cruzeirão. Assisti o jogo inaugural entre a seleção de Cruzeiro do Sul e o Rio Branco-AC (vitória por 3 a 1 do Estrelão) - encerrou.


FONTE:

Nenhum comentário: