sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Murray sobrevive aos saques de rival e faz final na Austrália contra Djokovic


Atrás duas vezes do placar, britânico supera Raonic e seus 21 aces para chegar à quinta decisão do Grand Slam que jamais levou. Djoko o venceu em três oportunidades




Por
Melbourne, Austrália


Andy Murray Aberto da Austrália Tênis (Foto: Reuters)
Ufa! Após sofrer com Raonic, Andy Murray 
se aproveita da lesão do canadense e avança 
à final do Aberto da Austrália (Foto: Reuters)


Foi uma derrota doída para Milos Raonic, o canadense viu a decisão do Aberto da Austrália passar perto, mas uma lesão na virilha esquerda acabou com seu sonho inédito. Vencendo Andy Murray por 2 sets a 1 e sobrando nos serviços, com os 21 aces, o 14º do ranking da ATP sentiu no início do quarto set o desgaste dos jogos de cinco sets das oitavas contra Stanislas Wawrinka e quatro diante de Gael Monfils, teve de ser atendido duas vezes pelo fisioterapeuta e sucumbiu. Sem desistir, mas com a mobilidade e o apoio em seu lado esquerdo limitados, viu o britânico reagir num confronto que era dominado, virar o marcador e fechar depois de 4h03m por 3 sets a 2, parciais de 6/4, 5/7, 7/6 (7/4), 5/7 e 6/2. Neste domingo, Murray será o adversário de Novak Djokovic na final, uma reedição do ano passado.

Essa será a quinta final do Aberto da Austrália de Murray, que ainda busca seu primeiro título. Nas quatro anteriores, três derrotas para o sérvio, atual número um do mundo (2011, 2013 e 2015), e uma para o suíço Roger Federer (2010).

Andy Murray Aberto da Austrália Tênis (Foto: AP)
Andy Murray se ajoelha, cerra o punho em 
ponto conquistado na suada semifinal 
contra Raonic no Aberto da Austrália
(Foto: AP)


A semifinal
Raonic começou com ótimas devoluções logo no primeiro game da partida, partindo para cima de Murray e subindo bem à rede. Foi assim que conseguiu quebrar o saque do britânico de cara. Na sequência, o número 2 do mundo teve um triplo break point, mas Raonic salvou todos, mantendo a estratégia agressiva. O canadense seguiu imprimindo um ritmo forte, disparou 14 winners e manteve seus serviços, sempre sacando muito, para segurar a vantagem e fechar em 6/4, após 36 minutos.

Favorito, Murray voltou melhor para o segundo set e teve a chance de quebra no segundo game. Porém, Raonic voltou a abusar da força no saque e conseguiu se salvar mais uma vez para manter o serviço. Atrás no placar (5/4), o canadense se viu pressionado, porém foi eficiente na combinação serviço, muitas vezes no corpo do britânico, e subida à rede para empatar (5/5). Destaque para um winner de direita, que valeu aplausos de uma lotada Rod Laver Arena. Murray seguiu na frente (6/5) e pressionou o serviço do rival, que, diferentemente de outras vezes, não fez diferença. Melhor para o britânico que quebrou e empatou a semifinal.

Milos Raonic Aberto da Austrália Tênis (Foto: Reuters)
Os saques de Milos Raonic incomodaram 
Murray em boa parte da semifinal do 
Aberto da Austrália (Foto: Reuters)


As poucas chances de quebra no jogo continuaram raras no terceiro set. No nono game, Raonic chegou a ter 0-30, mas viu Murray reagir com bons saques e agressividade nos golpes (5/4). O primeiro break point só veio no 11º game e a favor de Raonic. Outra vez, Murray deu a volta por cima com um backhand vencedor e fechou. Uma devolução espetacular do fundo da quadra, rente à rede, praticamente em cima da linha rival, logo no primeiro ponto, mostrou que a confiança de Raonic estava em alta no tie-break. Evitando mini-breaks com excelentes serviços, o canadense levou a terceira parcial com um ace.

O equilíbrio seguiu, chances de breaks continuavam artigos de luxo. Os tenistas sabiam que, quando aparecessem, não poderiam desperdiçar. Foi assim que Murray quebrou Raonic no sétimo game......e, pasmem, de zero! A quebra maiúscula fez o segundo melhor do mundo cerrar o punho esquerdo e soltar a voz. O revés abalou o 14º do ranking. Para piorar, a virilha direita começava a incomodá-lo - Raonic já havia sido atendido pelo fisioterapeuta no vestiário. Set garantido para Andy Murray? Não! No game seguinte, o britânico abriu 40-15, mas permitiu a reação, sofreu a virada e teve que correr dobrado para se recuperar. No décimo game, outras duas oportunidade a Raonic, ambas desperdiçadas. Em jogos como esse e no seu estado físico, não há espaço para desperdícios. Set de Murray.

Milos Raonic Aberto da Austrália Tênis (Foto: Reuters)
Milos Raonic se irrita ao ser quebrado no 
começo do quinto set (Foto: Reuters)


Pouca mobilidade, uma dupla falta no ponto decisivo e uma raquete quebrada de raiva, esse foi o cenário do serviço de Raonic no primeiro game. Com dificuldades de se movimentar para o lado esquerdo, o canadense se tornou presa fácil para um Murray que passou a ser o dono das ações. Teimoso, o canadense seguiu de pé, lutando como um guerreiro. Graças a seu serviço, conquistou dois games. Mas pensar em eliminar o segundo melhor da atualidade era muita pretensão (6/2).

Andy Murray Aberto da Austrália Tênis (Foto: EFE)
Andy Murray teve animada torcida a seu 
favor em Melbourne (Foto: EFE)


Nenhum comentário: