sábado, 30 de janeiro de 2016

Serena erra muito, Kerber surpreende e é campeã do Aberto da Austrália


Alemã mostra coragem desde o princípio, resiste à força da atual número 1 do mundo em momento decisivo no terceiro set, e impede americana de igualar Steffi Graf




Por
Melbourne, Austrália



Angelique Kerber Serena Williams Aberto da Austrália Tênis (Foto: EFE)
Aplaudida por Serena, Angelique Kerber beija 
o primeiro troféu de Grand Slam de sua 
carreira (Foto: EFE)


Desde a dolorosa derrota na semifinal do US Open para Roberta Vinci, em setembro de 2015, Serena Williams ficou um tempo sem disputar competições oficiais no circuito e voltou a atuar apenas no Aberto da Austrália. Em seu primeiro torneio, dava indícios que o trauma fazia parte do passado, mas a atual número 1 do mundo pareceu sentir a decisão. Diante de uma confiante e inspirada Angelique Kerber, Serena errou acima do normal e sucumbiu para a valente alemã por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4, em 2h08 de confronto na quadra central Rod Laver.

- Obrigado por hoje, foi um grande jogo, grande tênis. Parabéns, Angelique, você jogou muito bem e mereceu. Estou muito feliz por você e espero que aproveite esse momento. Gostaria de agradecer ao meu time por esses últimos meses e aos torcedores por todo o apoio. Realmente, me diverti esse tempo todo aqui - disse a sorridente e generosa americana em rápido discurso.

Angelique Kerber Serena Williams Aberto da Austrália Tênis (Foto: Reuters)
Espírito esportivo! Serena Williams abraça 
Angelique Kerber, campeã do Aberto da 
Austrália Tênis (Foto: Reuters)


A decisão deste sábado foi a primeira de Kerber em um Grand Slam. E a debutante saiu com seu primeiro título em "majors". Para Serena Williams, além do vice-campeonato, outras duas frustrações: não conseguiu alcançar a marca de Steffi Graf, segunda maior vencedora de Grand Slam, com 22 títulos, e deu adeus ao sonho de conquistar o "Golden Slam", caso ainda conquistasse Roland Garros, Wimbledon, US Open e as Olimpíadas, feito alcançado apenas uma vez na história, justamente por Graf, em 1988.

- Serena, gostaria de dizer que você é uma inspiração para tantas pessoas e tenistas, você criou sua historia, é uma campeã e uma pessoa espetacular, obrigado por tudo que fez até aqui. Depois do primeiro match point (desperdiçado), falei para mim que era para eu me dar uma segunda chance.....Ganhar aqui fez meu sonho virar realidade essa noite (emoção). Minha vida toda, trabalhei muito duro para ser campeã. É muito louco estar aqui. Quero agradecer ao meu time, minha família e amigos que me apoiaram a vida inteira. Meu amigos estão na Alemanha me vendo na TV agora, assim espero. Sei que não foi fácil, mas tenho a melhor família e time do mundo. Aproveitei muito essas duas últimas semanas, foram as melhores da minha carreira e da minha vida. Vejo vocês anos que vem. Muito obrigado - declarou a primeira alemã a levar um Grand Slam neste século.

Serena Williams na decisão do Aberto da Austrália 2016 (Foto: Reuters)
Serena Williams solta seu famoso "Come On" 
durante a partida contra Angelique Kerber 
(Foto: Reuters)


O jogo

Muito abaixo de seu potencial, Serena jogou um primeiro set diferente do que vinha fazendo no Aberto da Austrália. Sem encaixar bem o primeiro saque, a americana tentou ser agressiva, mas somava erros não forçados. Como comparação, ela cometeu 23 ao longo do período, contra apenas quatro de toda a sua partida contra Radwanska na semifinal. Enquanto isso, Kerber ganhava confiança na devolução e quebrou o saque da americana no terceiro game, abrindo 3/1 na sequência. Nos acertos, Serena buscava se motivar com o famoso grito de "come on" (vamos) e, num belo winner de devolução, devolveu a quebra, empatando em 3/3.

Angelique Kerber na decisão do Aberto da Austrália 2016 (Foto: Reuters)Angelique Kerber teve grande exibição contra Serena Williams na decisão (Foto: Reuters)


A alemã, no entanto, não se deixou abater. Mais uma vez devolveu bem, movimentou a número 1 do mundo de um lado para o outro e contou com um erro de Serena na rede para quebrar novamente e se recolocar na frente com 5/3 ao confirmar seu serviço. A americana manteve o estilo agressivo e forçou bastante no décimo game para se manter viva no set, mas voltou a cometer erros consecutivos e viu Kerber fechar em 6/4 após 39 minutos.

A reação de Serena começou com uma mudança de postura. Sem abusar tanto das "pancadas", a americana passou a buscar um saque mais aberto para tirar Kerber de quadra. A tática funcionou nos games iniciais e ela confirmou com tranquilidade. A alemã, por outro lado, fez um quarto game muito abaixo, com duas duplas faltas e acabou levando a quebra num erro não forçado. Na sequência, Serena se manteve firme e confirmou para abrir 4/1. Daí para frente, as tenistas mantiveram seus saques sem novos break points e a americana empatou a partida com 6/3 após erro de Kerber.

Mas, a estreante em decisões de Grand Slams não se intimidou contra a terceira maior vencedora de "majors". Kerber mostrou solidez defensiva e muita coragem para anotar dois winners espetaculares e quebrar o saque de Serena no segundo game, abrindo 2/0. O "Come On", no entanto, voltaria a ser gritado logo no game seguinte, com a americana devolvendo a quebra de maneira firme e voltando ao jogo ao confirmar seu saque e empatar em 2/2. Novamente, Kerber deu mostras que não estava apenas a passeio na decisão. Com excelentes devoluções, chegou a cinco points em um game de mais de 10 minutos e anotou mais uma quebra. A confiança foi nas alturas e a alemã abriu 5/2 ao confirmar seu saque.

O peso de disputar sua primeira decisão de Grand Slam, no entanto, pareceu pesar para a alemã no momento decisivo. Sacando para o jogo com 5/3 de vantagem, ela cometeu erros e viu Serena crescer para conseguir a quebra e se manter viva no confronto. Kerber sentou no banco, tacou a raquete contra o chão e parecia estar perdida. Porém, o peso pareceu ter ido embora quando a alemã voltou para a quadra. Corajosa, ela salvou game point, conseguiu o break e match point na sequência, e conquistou o título num voleio para fora de Serena Williams.

Angelique Kerber Aberto da Austrália (Foto: Reuters)
Angelique Kerber comemora bola fora de 
Serena que lhe valeu seu primeiro título 
de Grand Slam (Foto: Reuters)


Nenhum comentário: