quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Florentino se apega a regulamento em caso Cheryshev: "Não fomos avisados"


Presidente diz que Real Madrid não cometeu irregularidade ao escalar o atacante na Copa do Rei por não ter conhecimento de suspensão em jogo da temporada passada




Por
Madri


O Real Madrid não se dará por vencido no “caso Cheryshev”. O presidente Florentino Pérez convocou uma entrevista coletiva nesta quinta-feira para afirmar que o clube não é culpado por ter escalado o atacante russo na vitória sobre o Cádiz, quarta, pela Copa do Rei. Ele estava suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos enquanto defendia o Villarreal por empréstimo, mas nenhum membro merengue, tampouco o jogador, tinha conhecimento da punição.

- Depois de analisar o acontecido com a diretoria, a punição por três cartões amarelos não é eficaz porque ninguém comunicou o jogador como assegura no ponto dois do artigo 41. É um princípio essencial e básico de qualquer lei penal. O Cheryshev, segundo ele mesmo manifesta, ninguém o avisou e, por isso, não é eficaz. Não recebemos nada da RFEF ou do Villarreal. O jogador não sabia de nada – disse Florentino.


+CASO CHERYSHEV:
Real vence o Cádiz, mas escalação de autor de gol pode eliminar os merengues
Escalação irregular de atacante russo pode tirar Real Madrid da Copa do Rei
Próximo rival do Cádiz posta vídeo ironizando Real por escalação irregular


Florentino Pérez presidente Real Madrid (Foto: AFP)
Florentino Pérez concede coletiva nesta 
quinta-feira no Real Madrid (Foto: AFP)


O artigo 41 do Código Disciplinário da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) diz que as punições são publicadas integralmente no site da entidade, mas que só terão efeito em caso de notificação pessoal (jogadores, treinadores, técnicos, delegados e diretores no clube que pertençam em cada momento). E Florentino se apegou a ele. Foi repetitivo por vezes, já que as perguntas não fugiram do tema.

Em março, a RFEF emitiu um comunicado confirmando que Cheryshev estava suspenso, apesar da eliminação do Villarreal para o Barcelona (ele recebeu amarelo contra Real Sociedad e Getafe, além do jogo contra o Barça, na semifinal). O Real Madrid estreou na Copa do Rei nesta quarta - e Cheryshev foi titular, sendo substituído até de maneira inusitada: aos 30 segundos do segundo tempo.

- Iremos ao TAD (Tribunal Administrativo do Esporte) porque há jurisprudência. Se alguém não fez o que deveria ter feito pediríamos desculpas. Mas se o jogador não nos disse, nem a Federação, nem o Villarreal, era impossível saber de algo. Não recebemos a circular do dia 27 de julho, a Federação sabe. Além disso, Rafa Benítez pediu maior atenção ontem (quarta) para que checassem tudo - continuou Florentino, sem apontar culpados por enquanto.

- Não há nenhuma pessoa que tenha sido negligente no Real Madrid. É nossa conclusão depois de ter conversado com os serviços jurídicos.

Cheryshev Real Madrid Cádiz (Foto: Reuters)
Cheryshev é substituído no início do segundo 
tempo: ele fez gol na vitória sobre o Cádiz 
(Foto: Reuters)


Nesta quinta, o presidente do Villarreal, Fernando Roig, também disse que desconhecia a situação. O clube recebeu apenas uma circular em julho, confirmando que Tomas Pina estava suspenso por dois jogos na Copa do Rei – e que por isso não viajou para enfrentar o Huesca e tampouco entrará em campo na volta. Nada foi falado sobre Cheryshev, que pertencia ao Real Madrid.

Certo é que, independentemente dos argumentos, o Real Madrid foi denunciado pelo Cádiz pela escalação irregular de Cheryshev e será julgado, podendo ser eliminado da Copa do Rei. A RFEF deverá se pronunciar nesta sexta-feira, mas o clube merengue terá o direito de recorrer e apelar ao TAD, como já prometeu Florentino Pérez.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2015/12/florentino-se-apega-regulamento-em-caso-cheryshev-nao-fomos-avisados.html

Nenhum comentário: