sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Zebra italiana: Vinci vira sobre Serena, vai à final, e adia sonho do Grand Slam

Em dia de surpresas no Flushing Meadows, Simona Halep é derrotada por Flavia Pennetta, que fará decisão inédita entre as compatriotas no US Open



Por
Nova York, EUA

Roberta Vinci comemora vitória no segundo set contra Serena Williams no US Open (Foto: Reuters)Roberta Vinci comemora vitória no segundo set contra Serena Williams no US Open (Foto: Reuters)


Roberta Vinci. Esse nome ficará registrado ainda por muito tempo na memória de Serena Williams. A italiana de 32 anos e apenas 43ª no ranking WTA jamais havia vencido a número 1 do mundo em quatro duelos entre elas. Nesta sexta-feira, ela surpreendeu a todos no Flushing Meadows com uma vitória de virada por 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/4 e 6/4 em 2h, e alcançou a sua primeira decisão de US Open na carreira ao superar a atual tricampeã da competição. Porém, o que mais frustrou os torcedores e, claro, a própria americana, foi o "adeus" ao sonho de conquistar o sonhado Grand Slam - vencer os quatro principais torneios - nesta temporada.

A final do US Open, que acontece neste sábado, será totalmente italiana. Além da vitória de Vinci, a sua compatriota Flavia Pennetta foi outra a surpreender uma favorita ao superar Simona Halep no jogo anterior. Ambas chegam pela primeira vez a uma decisão de um torneio de Grand Slam e, qualquer que seja o resultado, será um título inédito. No confronto direto entre elas, Pennetta leva vantagem com cinco vitórias, contra quatro de Vinci.


Confira a chave feminina do US Open


SporTV transmite ao vivo o US Open pelo SporTV 2. Assinantes também podem assistir ao Grand Slam americano pelo SporTV Play na internet.


O jogo

Talvez a pressão de estar próxima do maior feito de sua carreira tenha abalado um pouco Serena Williams no início da partida. Mas, durou pouco. Com alguns erros no início, a americana sofreu para confirmar seu serviço e, no terceiro game, levou a quebra de Vinci, dando a impressão de que o jogo poderia ser dramático. Mas, Serena tratou logo de descomplicar. Devolvendo a quebra, a número 1 embalou no set e anotou cinco games consecutivos para fechar rapidamente o período em 6/2.

Serena Williams lamenta ponto perdido contra Vinci no US Open (Foto: Reuters)
Serena Williams lamenta ponto perdido 
contra Vinci no US Open (Foto: Reuters)


Da mesma forma que no primeiro set, Serena começou ameaçada. Vinci não cometia erros sem ser forçada e, assim, dificultava a ação da americana, que buscava arriscar um pouco mais. Depois de salvar três break points no primeiro game, Serena foi finalmente quebra no quinto e viu a italiana abrir vantagem em seguida para fazer 4/2. A ansiedade bateu e, quando teve a chance de devolver a quebra, a americana vacilou, e Vinci confirmou seu serviço. A italiana manteve o ritmo de poucos erros e aproveitando a instabilidade de Serena, salvou mais um break point e empatou o confronto com um 6/4.

Ainda que estivesse irregular e cometendo alguns erros bobos, Serena voltou para o set decisivo mostrando força nos pontos e conseguiu anotar uma quebra no segundo game. Porém, ela não segurou a vantagem e, com uma dupla falta, "entregou" o game seguinte de presente para Vinci, que empatou em 2/2 ao confirmar seu saque. A italiana manteve um ritmo excelente e até provocou a torcida, pedindo apoio após conquistar o ponto em um rali disputadíssimo no sétimo game. Como resultado, ela voltou a quebrar Serena e anotou 4/3. A ansiedade voltou a tomar conta da americana quando ela perdeu duas chances de quebra e viu a rival ficar a um set da vitória. Vinci manteve uma calma surpreendente e, aproveitando os erros de Serena, fechou o jogo com uma linda deixada.
pennetta surpreende halep

Simona Halep se irrita em derrota para Flavia Pennetta no US Open (Foto: AP)Simona Halep se irrita em derrota para Flavia Pennetta no US Open (Foto: AP)


Depois de uma grande campanha, em que vinha batendo tabus, Simona Halep vinha firme em busca de seu primeiro título de um torneio Grand Slam. Mas, a romena não contava com Flavia Pennetta pelo caminho. Em ótima fase, a italiana, que já havia surpreendido Petra Kvitova nas quartas de final, tirou mais em uma favorita para garantir um lugar na final. Em apenas 59 minutos, ela aplicou 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3 e será a rival de Serena Williams na decisão. Semifinalista em 2013, será a primeira vez que Pennetta disputará a final do US Open.

Ainda com dores na coxa e usando uma proteção no local, Halep manteve a postura que funcionou nos últimos jogos, inclusive, contra Victoria Azarenka nas quartas de final. No fundo da quadra e apostando nos erros da adversária nas trocas de bola, a número 2 do mundo acabou se surpreendendo com a consistência de Pennetta. Em um jogo com baixo número de erros, a italiana se mostrou agressiva e deu um show nas deixadinhas, se aproveitando do posicionamento da rival em quadra.

O primeiro set foi avassalador. Com duas quebras, Pennetta comandou o período para definir a disputa em apenas 28 minutos, com 6/1. Na sequência, foi a vez de Halep mostrar recuperação, quebrou a italiana e abriu 3/1 no segundo set. Porém, a atual finalista do US Open estava afiada. Devolvendo a quebra logo no game seguinte, ela ganhou ainda mais confiança e atropelou para conseguir a virada em 6/3.

Flavia Pennetta, US Open (Foto: Reuters)
Flavia Pennetta comemora a vitória e a ida 
para a final do US Open (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: