sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Oswaldo exalta vitória mesmo com desfalques: "Transplante de coração"

Treinador afirma que Raposa tentou explorar as entradas de Jonas e Luiz Antonio. Euforia de G-4 é contida: "Não podemos nos levar pela magia do horizonte", disse



Por
Rio de Janeiro


Oswaldo de Oliveira, Flamengo x Cruzeiro (Foto: André Durão)
Oswaldo de Oliveira tratou de 
conter a euforia: "Não podemos 
nos levar pela magia do 
horizonte". (Foto: André Durão)


Oswaldo de Oliveira lançou mão de uma metáfora para explicar as mudanças que foi obrigado a fazer no Flamengo para o jogo desta quinta-feira, contra o Cruzeiro. Sem Márcio Araújo, Canteros e Everton, todos suspensos, optou por Jonas, Luiz Antonio e Paulinho. Os dois primeiros não vinham atuando, e a brusca alteração foi classificada pelo treinador como um "transplante do coração". Deu certo, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, mas o comandante admite que seu time sofreu com as tentativas do adversário de explorar o tal "transplante". (veja os gols abaixo)

- Houve mudanças de posturas das duas equipes no primeiro e no segundo tempo. O Cruzeiro veio apostando no nosso erro e isso nos dificultou muito. Jogou nos nossos passes errados e buscando os contra-ataques. Isso muito em função que o transplante de coração que o Flamengo fez. Fla tirou um coração e colocou outro. Colocamos dois jogadores que não vinham, jogando. Fomos ajudados pelo lance do gol em nossa primeira jogada preparada, quem acompanha os treinos observa. No segundo tempo, nós invertemos a posição: assumimos a postura que eles tinham no primeiro tempo. Jogávamos no erro deles, puxando os contra-ataques e acabamos marcando mais um gol - disse o treinador.


Em longa entrevista que durou quase meia hora, Oswaldo elogiou Alan Patrick, destaque do time em mais uma vitória rubro-negra. O meia ainda acabou suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não joga contra a Chapecoense, domingo. Oswaldo adiantou que a ausência vai provocar mudança na forma de jogar da equipe.

- Hoje é um jogador importantíssimo. Ele tem essa qualidade de armar o jogo, ele é esse jogador. Tem uma habilidade incrível e uma visão de jogo excepcional. Tem o dom de virar o jogo, vislumbrar um jogador livre. Provavelmente vamos ter que mudar um pouco a forma de jogar da equipe.

Oswaldo de Oliveira chegou a quinta vitória em cinco jogos no comando da equipe no Brasileirão. Rendimento que levou o Flamengo a quebrar um longo jejum. Após 137 rodadas, o Rubro-Negro está de volta ao G-4 da competição. Nada que mude o jeito Oswaldo de ser. Sereno, o técnico tratou de conter a euforia depois de ser perguntado sobre o lema "deixou chegar".

- Nem só de máxima vive o Flamengo. Temos que olhar sempre o obstáculo à frente. Mas não podemos nos levar pela magia do horizonte. É focar no próximo obstáculo - afirmou o técnico.


Confira outros tópicos abordados pelo treinador:

FASE E SUSPENSÃO DE ALAN PATRICK
Lá (no Palmeiras) ele se machucou seriamente duas vezes. Em uma se cogitou até uma cirurgia. Palmeiras contratou 25 jogadores, muitos na posição dele. Mas inegavelmente é um jogador de qualidade. Aqui teve oportunidade de se recuperar e render o que pode render. Hoje é um jogador importantíssimo. Ele tem essa qualidade de armar o jogo, ele é esse jogador. Tem uma habilidade incrível e uma visão de jogo excepcional. Tem o dom de virar o jogo, vislumbrar um jogador livre. Provavelmente vamos ter que mudar um pouco a forma de jogar da equipe.

Nota da Redação: Alan Patrick levou o terceiro amarelo e não vai enfrentar a Chapecoense, na próxima rodada.

DESFALQUES

Não tive surpresa (com o rendimento), mas eu tinha preocupação. Principalmente com jogadores que vinham de contusão e não atuavam. Houve um tempo de adaptação deles na partida. A medida que o jogo foi passando foram entrando no jogo e acabaram mostrando que o Flamengo não tem só 11 jogadores. Tem um elenco disposto e muito a fim.

JOGADA DO PRIMEIRO GOL E LUIZ ANTONIO
Discordo que achamos o gol. Preparamos essa situação. Insistimos muito e concretizamos. Nos treinamentos repetimos muito isso. O Luiz Antonio vinha se adaptando ao jogo, cresceu de produção e fez um golaço.

ATUAÇÃO DE JORGE APÓS VIAGEM
Foi muito legal porque ele estava muito disposto, tranquilo. Foi logo me dizendo que dormiu a noite toda no voo. Acho que entrou bem, cumpriu tudo muito bem.

RENASCIMENTO DE LUIZ ANTÔNIO
O Luiz eu conheço há pouco tempo e tenho conversando muito com ele. Jayme auxilia muito na formação. Tenho tentado passar confiança pra ele. Aquela reação (comemoração emocionada) vem de toda a história que ele teve, alguns problemas. Fazer um gol daquela importância, daquele brilhantismo... Ele não conseguiu controlar.

MUDOU COM OSWALDO?
Eu acho que o Flamengo tem uma equipe qualificada, que tentava essas vitórias consecutivas. Eu acho que o efeito é dos jogadores. Realmente eu tenho treinado mais a equipe reserva, os jogadores que não iniciam. No treino com a equipe titular eu tenho que ser contido, mais teórico, usando muito audiovisual para ilustrar aquilo que eu quero. Isso vai muito dos jogadores.

PRÓXIMOS ADVERSÁRIOS
Se você olhar para o todo é amedrontador. Mas não vamos pensar neles todos de uma vez. Um de cada vez. Agora vamos pensar na Chapecoense. Até lá algumas coisas podem mudar.

EFICIÊNCIA DA DEFESA NO ALTOPraticamente passamos o primeiro tempo sem ser ameaçado em nenhum momento, só em uma bola. Depois a nossa defesa se deu muito bem. Esse é um fantasma que conseguimos afastar.

TORCIDA
Isso é um capítulo à parte. Negócio maravilhoso. Foi fundamental. Principalmente no final, nos deu muita força. Aquele negócio de "Vamos, Flamengo"... Isso dá uma força muito grande, muito forte. Mexe com a gente ali fora, imagina com quem está dentro do campo. A torcida faz o jogador tirar força de onde não tem.

ESPERAVA ESSA SEQUÊNCIA LOGO DE INÍCIO?

Esperar eu não espera, mas eu queria muito. Vamos buscar mais forças. O conhecimento do elenco é gradativo. Alguns a gente já tinha mais proximidade. No aspecto individual tenho conhecido a cada jogo. Mas mais importante é a ação coletiva. Eu acho que os jogadores passam a acreditar mais no coletivo. Jogar o jogo  fazendo o que cada o momento do jogo pede.

OPINIÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA SUL-MINAS
Eu acho que é uma inovação. Já teve uma taça Sul-Minas, acho que foi em 2011. Acho legal. Poucos países têm a dimensão territorial que o Brasil tem. Poucos países têm as dificuldades que temos de deslocamento. Regionalizar com qualidade é uma iniciativa legal. Mas isso é uma semente. Num primeiro momento, a ideia é ótima.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/09/oswaldo-fala-em-fla-com-transplante-de-coracao-na-vitoria-sobre-o-cruzeiro.html

Nenhum comentário: