sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Campeã no Parapan, Verônica supera cirurgia delicada para evitar câncer

Dona de três ouros no Parapan de Toronto, velocista fica fora do Mundial de Doha após ter retirado cerca de 90% do intestino grosso: "Vou voltar ainda melhor"



Por
São Paulo


atletismo Verônica Hipólito Parapan (Foto: Márcio Rodrigues/MPIX/CPB)Verônica Hipólito levou três ouros e uma prata em Toronto (Foto: Márcio Rodrigues/MPIX/CPB)


Quem via Verônica Hipólito vencer com folga as provas de velocidade do atletismo no Parapan de Toronto nem podia imaginar que a garota de 19 anos estava competindo com apenas 20% de seu potencial. Uma das estrelas da nova geração paralímpica brasileira, a paulista contornou um grave problema de saúde: ela tinha mais de 200 pólipos no cólon, a maior porção do intestino grosso. A delicada cirurgia para a retirada de mais de 90% do órgão foi adiada para ela poder ser campeã na Canadá, mas foi realizada e bem sucedida uma semana depois da competição, em agosto. Verônica não poderá defender seu título mundial em Doha, em outubro, mas tem motivo de sobra para comemorar: evitou um câncer e ainda poderá voltar a correr com 100% de seu potencial no caminho até as Paralimpíadas de 2016.

- Eu tive de retirar um pedaço do intestino, porque estava com muitos pólipos, e antes que isso pudesse virar qualquer coisa ruim, resolvemos tirar. Já sabíamos disso antes do Parapan inclusive. Foi uma decisão minha, do meu clube, do meu empresário, da minha família e do CPB. Queríamos que me vissem por minhas medalhas, por meus feitos, não por uma cirurgia. O que eu tinha no intestino não me deixava estar 100%. Vou voltar muito mais confiante e sabendo que o tempo que fazia na pista era de alguém que estava sempre doente. Então estou muito animada para voltar. Um dia depois da cirurgia eu já estava andando. Essa cirurgia não me abateu. Vou voltar ainda melhor - disse Verônica, durante uma visita ao novo Centro de Treinamento Paralímpico do Parque Fontes do Ipiranga, em São Paulo.

Verônica quer colecionar medalhas de ouro e mascotes (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB)Verônica é uma esperança de medalha para os Jogos do Rio (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB)


A paratleta já superou outros desafios difíceis em sua vida. Até os 12 anos, ela não tinha qualquer limitação física, foi quando descobriu um tumor no cérebro que a impediu de continuar no judô, seu primeiro esporte. Verônica passou a competir no atletismo convencional, até que em 2011 sofreu um AVC que limitou os movimentos do lado direito do seu corpo. A garota hoje compete na classe T38, para paratletas com paralisia cerebral. O novo problema começou a se manifestar no início deste ano e fatalmente se transformaria em um câncer.

- Eu sempre tive anemia, mas era discreta. No início deste ano eu fiquei muito anêmica. Era uma doença atrás da outra. Perdi peso. Viram que eu tinha pouco ferro no corpo e foram pesquisar por que eu estava com essa anemia. Foi aí que viram que tinha muitos pólipos no meu intestino. Nem conseguiram nem contar no primeiro exame. De início eu fiquei meio chateada, mas acredito que tudo tem um propósito. Foi só mais um obstáculo, muito pequeno perto de todos os tiros que vou ter que dar quando eu voltar (risos). Não é uma coisa a que vou me apegar. Passou, já foi, estou bem. Agora é focar no Rio 2016. Estou com uma vontade absurda de correr - contou Verônica.


+ Saiba como comprar ingressos para as Paralimpíadas 2016
+ Confira o calendário completo das Paralimpíadas do Rio

+ Brasil se aproxima de recorde no caminho para o Top 5

+ Confira 10 estrelas que estarão no Rio para as Paralimpíadas daqui a um ano
+ Multicampeão e referência, Daniel Dias trilha caminho para ser a cara de 2016
+ Geração pós-Londres: jovens talentos são apostas de medalhas no Rio 2016


Campeã mundial dos 200m rasos com apenas 17 anos, ela desfalcará o Brasil em outubro, no Mundial de Doha. A velocista voltará aos treinos no meio de próximo mês.

- Os médicos me disseram: “É melhor que você não vá ao Mundial este ano e se recupere para em 2016 você arrasar”. Agora estou de recuperação, infelizmente não vou estar no Mundial, mas vou estar torcendo pelos meus amigos. Estou morrendo de vontade de correr nessa pista.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/paralimpiadas/noticia/2015/09/campea-no-parapan-veronica-supera-cirurgia-delicada-para-evitar-cancer.html

Nenhum comentário: