Quarto colocado do ranking mundial, Toledo elimina Ian Crane na repescagem e pode ir à liderança. Atual campeão mundial domina wildcard e também avança em Trestles
Filipe Toledo levanta voo em aéreo e vira a 30s do fim em Trestles (Foto: WSL / Kirstin Scholtz)
- Eu estava nervoso no início da bateria, caí em duas ondas e cometi alguns erros. A minha maior onda eu tive um 8, consegui boas manobras, mas, esse é o estilo brasileiro de vencer, na última onda, e eu gosto disso - disse Filipe Toledo em uma entrevista à WSL.
O paulista é considerado um dos melhores da atualidade quando o mar não está grande e pesado. Foi assim que ele brilhou ao conquistar nesta temporada os títulos nas etapas de Gold Coast, na Austrália, e no Rio de Janeiro, sendo o único com duas vitórias na coleção em 2015.
E, na própria Trestles, Toledo ganhou pela segunda vez o US Open, etapa 10.000 do QS (divisão de acesso), em maio. Caçula da elite do surfe mundial, o jovem de 20 anos soma 33.200 pontos, 1.750 a menos que Mineirinho. O Brazilian Storm tem oito representantes na Califórnia.
Gabriel Medina domina Tomas Hermes e vai
à 3ª fase com um show nas ondas de Trestles
(Foto: WSL / Sean Rowland)
- Muita diversão aqui, me senti bem na prancha, foi uma boa bateria. Espero que consiga ondas ainda melhores. Há alguns brasileiros aqui e é muito bom receber esse apoio. Minha família também está aqui, então só quero fazer meu melhor. Espero que as ondas continuem desse tamanho e eu consiga dar um grande show - contou Medina à WSL, após a vitória.
Medina domina Tomas Hermes
Após recuperar o bom surfe que o fez escrever o seu nome na história como o primeiro brasileiro campeão mundial, Medina mostrou estar em sua melhor forma física em Trestles. Treinando há semanas no pico, o paulista de São Sebastião mostrou comprometimento em sua primeira onda. Explorando toda a parede, até a crista, com diversas manobras, abrindo a disputa com um 7.00.
Tomas Hermes errou na escolha de suas ondas no início da bateria e viu o rival deslanchar. O atual campeão mundial encontrou outra e acertou na seleção de variadas manobras com muito estilo. Ao receber um 8.50, o local de Maresias ampliou a vantagem para 15.50 e deixou o compatriota precisando de uma combinação de resultados para lhe superar.
Público lota as areias em Trestles, na Califórnia,
palco da oitava etapa do Circuito Mundial
(Foto: WSL / Sean Rowland)
Filipe Toledo vira a 30 segundos do fim
Ian Crane consegue um 9.10, mas é superado por Filipe Toledo nos EUA (Foto: WSL/Kirstin Scholtz)
Mas um local nunca pode ser subestimado. Inteligente, Crane viu uma bomba no horizonte e mostrou uma rica variedade de movimentos e curvas para ganhar 9.10 e recuperar a ponta, com 16.43. Filipinho tentou responder à altura e levantou voo em um aéreo, mas falhou na aterrissagem e teve a nota prejudicada: 2.23. A cinco minutos do fim, o paulista precisava de um 8.44. Entrou em uma onda, mas, quando viu que não teria potencial, desistiu e esperou por melhores no line-up. A missão era difícil, mas não impossível para um jovem com o seu talento. Bastava acertar um aéreo matador, sua especialidade, mas a natureza não cooperava e a luta passou a ser contra o tempo. Faltava apenas dois minutos, e as ondas não eram animadoras. Na última chance, aplicou boas rasgadas e batidas, fechando com um aéreo 360º. A 30s do fim, ganhou dos juízes um 8.50 e respirou aliviado com a onda salvadora: 16.50 a 16.43. Ele estava na areia quando recebeu a nota. Beijou a prancha e olhou para o céu para festejar a vitória.
Membro do top 5 do ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL) desde a primeira das sete etapas disputadas até aqui nesta temporada do Circuito Mundial, o número quatro do mundo espera deixar Trestles mais vivo do que nunca luta pelo título mundial. Depois da disputa na Califórnia, vão faltar apenas três torneios: Landes, na França, entre 6 e 17 de outubro, Peniche, em Portugal, entre 20 e 31 de outubro, e Pipeline, no Havaí, de 8 a 20 de dezembro.
CONFIRA AS BATERIAS DA 2ª FASE (REPESCAGEM)
2: Josh Kerr (AUS) 13.50 x Hiroto Ohhara (JPN) 12.77
3: Gabriel Medina (BRA) 17.50 x Tomas Hermes (BRA) 9.60
4: Nat Young (EUA) 16.60 x Aritz Aranburu (ESP) 13.66
5: Wiggolly Dantas (BRA) 16.73 x Brett Simpson (EUA) 12.60
6: Bede Durbidge (AUS) x Dusty Payne (HAV)
7: John John Florence (HAV) x Glenn Hall (IRL)
8: Matt Wilkinson (AUS) x Ricardo Christie (NZL)
9: Joel Parkinson (AUS) x C. J. Hobgood (EUA)
10: Jadson André (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
11: Sebastian Zietz (HAV) x Michel Bourez (TAH)
12: Keanu Asing (HAV) x Adam Melling (AUS)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/09/filipe-toledo-vira-30-segundos-do-fim-com-onda-salvadora-em-trestles.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário