sábado, 5 de setembro de 2015

Agatha/Bárbara bate Juliana/Maria Elisa e vai à final com Larissa/Talita

Na briga por 2016, dupla leva a melhor em duelo da casa. Larissa e Talita, que já estão garantidas nos Jogos Olímpicos, superam holandesas e avançam no Rio



Por
Rio de Janeiro


A primeira semifinal do Rio Open, etapa brasileira do Circuito Mundial, não colocou em jogo apenas a classificação para a final da disputa em Copacabana, evento-teste para o Rio 2016. Rivais diretas na briga pela última vaga olímpica do vôlei de praia feminino, Agatha/Bárbara Seixas e Juliana/Maria Elisa fizeram uma partida de altíssimo nível e marcada pelo equilíbrio. 
Em sintonia perfeita em quadra, Ágatha e Bárbara venceram a prova de fogo por 2 sets 0, com parciais 21/19 e 22/20. Na outra semifinal, Larissa e Talita, classificadas para os Jogos, superaram as holandesas Meppelink e Van Iersel também por 2 a 0 (21/17 e 21/18). A TV Globo transmite a final feminina, ao vivo, a partir das 11h (de Brasília). Mais cedo, será disputada a masculina, às 10h


LEIA MAIS: saiba como está a corrida pelas vagas olímpicas no vôlei de praia


- A gente entrou na competição já acreditando que esta vaga é nossa. Somos a segunda dupla e, antes da definição da primeira vaga, a outra equipe não tinha mais condições de chegar na gente em relação à pontuação (pelo ranking mundial, que classificou Larissa e Talita). Estamos jogando aqui com o foco no Rio Open, aproveitando o teste olímpico como se já estivéssemos nas Olimpíadas - disse Ágatha.

Duelo brasileiro agitou as areias de Copacabana neste sábado (Foto: Divulgação/FIVB)
Duelo brasileiro agitou as areias de Copacabana 
neste sábado (Foto: Divulgação/FIVB)


O público se coloriu de amarelo e compareceu em bom número para acompanhar um dos jogos mais esperados do torneio. Agatha e Bárbara tiveram cerca de uma hora de descanso entre quartas de final e a semifinal, mas demonstraram um impressionante preparo físico e pareciam não sentir os sinais do cansaço. O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio, com as duplas alternando a liderança do placar e seguidos empates. 

Após um ataque para fora de Agatha, Juliana e Maria Elisa abriram dois pontos de vantagem: 18 a 16. Mas as atuais campeãs mundiais não se intimidaram e arrancaram mais uma igualdade: 18 a 18. A rivalidade estava acirrada, com ambas as equipes querendo provar a sua supremacia e alegrar as suas famílias e comissões técnicas nas arquibancadas. Com dois aces, Agatha fechou a parcial em 21 a 19 e colocou ainda mais fogo na disputa.

Veja também:
Rumo a 2016, Walsh acirra rivalidade Brasil x EUA: "Objetivo é calar torcida"

Alison/Bruno e Larissa/Talita vivem a atmosfera de 2016 em teste: "Alegria"
Beleza na areia: veja musos e musas da etapa do Rio do Circuito Mundial

Agatha e Barbara celebram ponto em Copacabana (Foto: Divulgação/FIVB)Agatha e Bárbara celebram ponto em
Copacabana (Foto: Divulgação/FIVB)


O panorama se repetiu no segundo set e todo ponto era comemorado como uma vitória. Bárbara estava inspirada nas defesas, mas Juliana era perigosa no bloqueio. A concentração e os semblantes sérios refletiam a importância do confronto, observado de perto pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A entidade máxima da modalidade irá anunciar a equipe escolhida para representar o Brasil nas Olimpíadas em janeiro do ano que vem.

Agatha e Bárbara abriram 14 a 11, porém, Juliana e Maria Elisa imprimiram a reação, empurradas pelos gritos da torcida: "Eu acredito!". A medalhista olímpica subiu no paredão e colocou o time na frente: 17 a 16. As atuais campeãs mundiais voltaram a ficar na frente, mas, após uma bela paralela de Juliana e uma cortada potente de Maria, a situação se reverteu. Elas não conseguiram nem comemorar. Implacáveis, Ágatha e Bárbara levaram a melhor um rali disputadíssimo e conseguiram o match point. No fim, Juliana atacou para fora e deu a vitória de presente para as rivais.

- O foco é exatamente esse. Já sabíamos tudo o que envolvia essa corrida olímpica neste ano, então, nós, atletas, sabemos muito bem lidar com a pressão. Estamos muito conscientes, focando sempre cada jogo, no que podemos melhorar - celebrou Bárbara.


LARISSA/TALITA CONFIRMA FAVORITISMO

Pela terceira vez seguida, Larissa e Talita não deram chances a Meppelink e Van Iersel e provaram por que estão no topo do vôlei de praia. Embaladas pela torcida do início ao fim, que gritava, principalmente, o nome da capixaba, medalhista olímpica em Londres 2012. A final da última etapa da Polônia, inclusive, foi contra as holandesas. Foi lá que a dupla verde e amarela garantiu pontuação suficiente no ranking mundial para não ser mais alcançada e, assim, carimbar o passaporte para 2016.

Com ritmo de jogo impressionante, mesmo disputando o seu terceiro jogo no dia (oitavas, quartas e semifinal), Larissa e Talita controlaram as ações, seja em defesas espetaculares da capixaba ou nos bloqueios da atleta de Aquidauana (MS). Sem dificuldades, elas construíram uma boa vantagem no primeiro set e foram apenas administrando o placar. A sul-matogrossense acetrtou dois bloqueios seguidos e fechou a parcial em 21/17. As holandeses tiveram alguns lampejos em seguida, mas não ameaçaram a parceria número um do mundo.


No fim, Mepplink e Iersel esboçaram uma reação com ataques potentes, mas as brasileiras driblaram as dificuldades impostas com muita categoria. Larissa fechou a defesa e Talita liquidou a partida ao soltar o braço: 21/18.

Larissa e Talita celebram final no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/FIVB)
Larissa e Talita celebram final no Rio de Janeiro 
(Foto: Divulgação/FIVB)


- Joguei o Pan do Rio aqui (2007) com a torcida gritando o meu nome. É de arrepiar. A temporada foi longa, mas a gente conquistou o nosso objetivo e conseguimos mais uma final, em um torneio dentro de casa. Espero contar com o apoio de todo mundo e que amanhã tenhamos um grande espetáculo - vibrou Larissa.


Mais resultados do feminino neste sábado:

Oitavas de final
Larissa e Talita BRA X Mersmann/Schneider GER 2 a 0 (21-16, 21-14)
Lavalle/ Nunes BRA X Liliana/Baquerizo ESP 2 a 1 (18-21, 21-19, 15-13)
Lima/Fernanda BRA x Laboureur/Sude GER 0-2 (14-21, 16-21)
Maria Clara/Carol BRA x Meppelink/ Van Iersel NED 1-2 (18-21, 21-19, 9-15)
Juliana/Antonelli x Eduarda/Elize Maia BRA 2-1(21-14, 18-21, 15-11)
Summer/Carico x Walsh/Ross USA 2-1(21-12, 18-21, 15-13)
Momoli/Cicolari ITA x Wang/Yue CHN 0-2 (22-24, 16-21)
Y.Y. Ma/X. Y. Xia CHN x Agatha/Barbara 0-2 (18-21, 18-21)

Quartas de final
Larissa/Talita BRA x Lavalle/Nunes BRA2-0 (21-14, 21-9)
Laboureur/Sude GER x Meppelink/ Van Iersel 0-2 12-21, 16-21)
Juliana/Antonelli Bra X Summer/Carico USA 2-0 (21-14, 21-17)
Wang/Yue CHN x Agatha/Barbara 1-2 (21-19, 11-21, 8-15)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2015/09/na-briga-por-2016-agathabarbara-bate-julianam-elisa-e-vai-final.html

Nenhum comentário: