segunda-feira, 4 de maio de 2015

Federer se impõe sobre Cuevas e conquista o título do ATP de Istambul

Após dois jogos em que oscilou bastante, suíço se mostra muito consistente em partida contra uruguaio e vence por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (11/9)


Por
Istambul, Turquia


Roger Federer venceu o ATP de Istambul (Foto: Ahmet Bolat / Anadolu Agency)Roger Federer venceu o ATP de Istambul sobre Cuevas(Foto: Ahmet Bolat / Anadolu Agency)


Se nas quartas e na semifinal, Roger Federer oscilou bastante e esteve próximo de cair precocemente no ATP 250 de Istambul, em sua 128ª decisão de título de simples na carreira o suíço não decepcionou. Se impôs com um tênis bastante consistente e venceu na final Pablo Cuevas (23º no ranking) por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (11-9). A vitória valeu o 85º título na carreira do atual número 2 do mundo, que agora segue para a disputa do Masters 1000 de Madri, onde será o cabeça de chave 1 com a ausência de Novak Djokovic. 

O uruguaio até dificultou o confronto, sobretudo no segundo set, quando levou a decisão para o tie-break e teve três set points salvos por Federer. No entanto, o suíço dominou o confronto: teve nove chances de quebra, confirmando duas, ao longo do jogo, enquanto Cuevas teve apenas um break point. Foram 84 pontos anotados pelo suíço contra 66 do rival na partida.

A final
Federer mostrou um tênis bem diferente do que havia exibido nas duas fases anteriores, contra Diego Schwartzman e Daniel Gimeno-Traver. Pablo Cuevas sofreu com a agressividade do suíço, que partiu logo quebrando o saque do uruguaio e confirmando seu serviço. Com a técnica habitual, o número 2 do mundo controlou o jogo e, com um ótimo saque - 3 aces e 81% dos pontos conquistados em disputa com o primeiro serviço - , não deu chances de quebra para o seu rival, levando o set até a vitória em 6/3.

Roger Federer, ATP de Istambul (Foto: AP)
O suíço se mostrou mais agressivo e consistente 
que nos últimos jogos para vencer a partida 
(Foto: AP)


O segundo set teve Pablo Cuevas  buscando minimizar os erros e trocar com o suíço. Paciente, Federer manteve o plano de jogo, apostando, sobretudo, em seu saque. Pressionando bastante o uruguaio, ele conseguiu a quebra no sétimo game. Porém, foi a vez de Cuevas se recuperar e devolver a quebra no game seguinte na única oportunidade que teve no jogo. Na sequência, o uruguaio precisou salvar três break points e seguiu suportando a agressividade do número 2 no ranking para levar a decisão do período para o tie-break.

Cuevas abriu a série e conseguiu um minibreak logo nos primeiros saques de Federer. O suíço, no entanto, devolveu e tirou a vantagem no ponto seguinte, com o serviço do uruguaio. Depois, o que se viu foi um show de erros nos momentos de fechar o set. Federer desperdiçou um duplo match point, depois Cuevas teve o set point com 8/7 e os erros se sucederam, com mais uma chance de fechar perdida para cada lado. No fim, Federer teve paciência para esperar o erro de Cuevas com uma bola na rede para vencer o confronto por 11 a 9 e levantar o caneco em Istambul.


FONTE:
http://glo.bo/1JiAKtM?utm_source=link&utm_
medium=share-bar-desktop&utm_campaign
=share-bar

Nenhum comentário: