quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pacotão tático: Tite usa triangulações e "Guerrero móvel" para furar bloqueio

Aproximação dos jogadores em lances de ataque faz Corinthians confundir marcação rival. Avanços de Uendel e mobilidade do peruano são fundamentais na goleada


Por
São Paulo

 
Tite encontrou uma fórmula para romper as retrancas adversárias na Arena Corinthians. Mais do que avançar a marcação para pressionar a saída de bola, o Timão usa as triangulações como uma de suas principais armas para manter a ótima sequência de resultados em 2015. Foi assim que o Alvinegro abriu caminho para golear o Danubio por 4 a 0, quarta-feira, e ficar muito perto da vaga nas oitavas de final.

Triangulação na falta do primeiro gol do Corinthians (Foto: GloboEsporte.com)
Triangulação em velocidade pela esquerda 
resulta em falta cobrada por maestria por 
Jadson no primeiro gol do Timão


Os uruguaios ainda tentaram sufocar o Corinthians nos primeiros minutos, mas não suportaram. Quando colocou a bola no chão, o Timão atropelou, começando pelo lado esquerdo. Muito elogiado na véspera, Uendel foi decisivo ao avançar constantemente e reforçar o setor com Emerson e Renato Augusto. Em uma arrancada seguida de troca de passes, Guerrero sofreu a falta que Jadson bateu com perfeição.

Os treinos táticos à exaustão feitos por Tite desde 5 de janeiro viraram regra na cabeça do elenco. O Timão sabe exatamente o que fazer em campo com movimentos sincronizados no ataque e na defesa. Quando Jadson recebe a bola pela direita, Elias se aproxima em velocidade ou dispara até a área. Dessa maneira, o volante escapou da marcação e cruzou com perfeição para Guerrero fazer o segundo.

O futebol moderno que Tite tanto prega em seu retorno ao Corinthians também tem um aliado importante: Guerrero. O peruano pode ser o centroavante típico para brigar por cada centímetro na área com os zagueiros, como fez ao escapar da marcação após ser agarrado e marcar duas vezes no segundo tempo. 

Uendel atuando avançado no primeiro tempo da vitória do Corinthians (Foto: GloboEsporte.com)
Uendel atuando avançado no primeiro 
tempo da vitória do Corinthians (Foto: 
GloboEsporte.com)


Pode também ser um "camisa 9" moderno, com habilidade para atuar fora da área e abrir espaços. Muitos espaços. Com Jadson, Elias, Renato Augusto e Emerson próximos, o Corinthians criou uma enormidade de oportunidades e só não construiu um placar ainda mais favorável graças à boa atuação do goleiro Torgnascioli.

Tite manteve durante praticamente todo o tempo sete jogadores no campo de ataque. Só Ralf, Gil e Felipe tinham funções apenas defensivas com a bola rolando. O Danubio, muito inferior tecnicamente, mal conseguiu deixar a defesa. Aos 47 minutos, já com 4 a 0 no placar, o Corinthians ainda tocava a bola dentro da área adversária. Quem vai parar o Timão?


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2015/04/pacotao-tatico-tite-usa-triangulacoes-e-guerrero-movel-para-furar-bloqueio.html

Nenhum comentário: