quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Copa, mordida e mosaicos marcam o primeiro ano da Arena das Dunas

Personagens que fizeram história no estádio potiguar falam da emoção de atuar no gramado que recebeu quatro partidas da Copa do Mundo e mudou rotina do natalense


Por
Natal

 

Foram 29 meses de construção até o estádio com capacidade de 31.375 espectadores ficar pronto. Após a inauguração no dia 22 de janeiro de 2014, um ano se passou. Em 12 meses, quase 600 mil torcedores já circularam pelas arquibancadas, além das centenas de jogadores que pisaram no tão elogiado gramado, cultivado em terras potiguares, para disputar 51 partidas de futebol. Nesses primeiros meses de "vida", o gigantesco equipamento localizado no coração da capital potiguar já carrega consigo a marca de grandes eventos, importantes e decisivos jogos, além de atletas, 
torcedores, operários, e tantos nomes que ajudam a contar a história da Arena das Dunas.

Chiellini Suarez italia x uruguai (Foto: Reuters)
Suárez e Chiellini protagonizaram, em Natal, 
um dos lances mais polêmicos da Copa do 
Mundo 2014 (Foto: Reuters)


A Arena recebeu quatro jogos da Copa do Mundo. Como não lembrar do polêmico atacante uruguaio Luis Suárez e sua mordida no zagueiro italiano Giorgio Chiellini que repercutiu no mundo inteiro após o duelo entre Itália e Uruguai na Copa do Mundo? Como esquecer o primeiro gol? Ou a última vez que a rede balançou no antigo Machadão, que foi demolido para dar lugar a Arena? Como não exaltar o maior artilheiro do estádio? Nas arquibancadas, impossível não citar os incríveis mosaicos, verdadeiros espetáculos proporcionados pelos organizados e apaixonados torcedores de ABC e América-RN durante os jogos pela Copa do Brasil. Tudo isso em apenas um ano. Tudo isso depois daquele primeiro apito do juiz, 365 dias atrás. 

Arena das Dunas 1 anos - Cascata, Rodrigo Pimpão e Adalberto (Foto: Carlos Cruz/Jorge Rodrigues AE/Edmo Nathan)
Cascata, Rodrigo Pimpão e Adalberto são alguns 
dos destaques (Foto: Carlos Cruz/Jorge Rodrigues 
AE/Edmo Nathan)


primeiro gol

Inaugurado o estádio, os primeiros jogadores a pisarem no gramado viviam a expectativa de quem marcaria o primeiro gol. Nem atacante oportunista, nem meia habilidoso. Quem inaugurou as redes da Arena das Dunas foi um zagueiro. Com a camisa do América-RN e diante de um público de quase 20 mil pessoas, Adalberto entrou para a história ao marcar o primeiro gol, de cabeça, do novo estádio, na partida inaugural entre América-RN e Confiança, pela Copa do Nordeste. Ele ainda teve a felicidade de marcar outros dois gols ao longo do ano - um no Campeonato Potiguar e outro na Série B do Brasileirão.

Adalberto América-RN gol Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes)
Adalberto (dir.) comemora primeiro gol da 
Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/
GloboEsporte.com)


Até hoje as chuteiras do defensor estão guardadas junto a um seleto acervo que fica nas dependências do estádio, disponível para os visitantes. Lá, estão camisas autografadas das quatro equipes que participaram da rodada dupla na inauguração (América-RN, Confiança, ABC e Alecrim), a bola usada na partida entre Uruguai e Itália, na Copa do Mundo, dentre outras relíquias que ajudam a contar um pouco da recente história da Arena das Dunas.

Após o gol, ainda emocionado, o mineiro de Juiz de Fora dedicou o feito a sua família e à torcida do América-RN. Hoje atuando pelo Linense, Adalberto conta que nunca esquecerá da emoção de inaugurar as redes do estádio que foi sede da Copa do Mundo no Brasil.

-  Existia bastante brincadeira para saber quem iria fazer o gol, quem iria inaugurar as redes lá, mas, em todas as brincadeiras, a probabilidade de um zagueiro fazer era a mínima possível. Todo mundo esperava que fosse de um atacante. Daqui a muitos anos meu nome ainda vai estar escrito lá e eu estou muito feliz por causa disso - revelou Adalberto, dias depois de cravar seu nome na história do estádio.


maior artilheiro

Desde a inauguração, 51 jogos foram realizados e 115 gols foram marcados nas traves do estádio. Destes, 10 foram assinados pelo atacante Rodrigo Pimpão. Artilheiro do América-RN e vice-artilheiro da Série B de 2014, com 15 gols, Pimpão detém o título de maior artilheiro da Arena das Dunas. Em sua despedida do clube potiguar, o centroavante disse ter vivido uma das experiências mais incríveis da carreira e da vida.

O primeiro gol do artilheiro na Arena foi marcado no Campeonato Potiguar, contra o Baraúnas, quando seu time venceu por 4 a 2. Na Série B, Pimpão balançou as redes primeiro contra o Avaí, em abril, em novo triunfo do Mecão. O atacante também fez seu trabalho na Copa do Brasil, competição em que se destacou, quando o Alvirrubro venceu o Atlético-PR por 3 a 0, e adiantou a classificação às quartas de final da competição.

Rodrigo Pimpão comemora gol do América-RN contra o Atlético-PR (Foto: Nuno Guimarães / Agência estado)
Rodrigo Pimpão comemora gol do América-RN 
contra o Atlético-PR (Foto: Nuno Guimarães 
/ Agência estado)


O goleador apareceu de novo diante do seu ex-clube, o Vasco, na vitória americana por 2 a 0, pela Série B. O último e polêmico gol de Rodrigo Pimpão foi justamente o que deu a vitória ao Mecão diante do Náutico, na penúltima rodada da Segundona do ano passado. Em posição irregular Pimpão aproveitou o rebote do goleiro e empurrou a bola para dentro. Hoje no Botafogo, Pimpão admite que viveu grandes momentos na Arena das Dunas.

- Fico muito feliz por ser o artilheiro da Arena das Dunas, um estádio que considero um dos mais bonitos feitos para a Copa do Mundo. Natal me acolheu e tenho muito carinho por essa cidade, principalmente pelo América-RN, o clube que abriu as portas para mim, fazendo com que eu pudesse mostrar meu futebol. Vivi grandes momentos nesse estádio - disse Pimpão ao GloboEsporte.com.

pra fazer história

Quem está ansioso para marcar o seu primeiro gol na Arena das Dunas é o meia Cascata, que vai para sua terceira passagem pelo América-RN e também já vestiu a camisa do rival, ABC. Entre os profissionais em atividade, ele é um dos poucos que já atuou tanto no Machadão quanto no novo estádio potiguar. Foi do baiano, de 32 anos, o último gol no antigo Estádio João Machado, demolido em 2011 para a construção da Arena. Cascata balançou as redes contra o Alecrim no jogo de despedida do Machadão, válido pelo Campeonato Potiguar daquele ano, quando o meia defendia as cores do Alvinegro potiguar. Ele marcou aos 43 minutos do segundo tempo, dando a vitória ao Mais Querido naquele domingo chuvoso.

Cascata, meia do América-RN (Foto: Edmo Nathan/Divulgação)
Meia Cascata treina para iniciar sua terceira 
passagem pelo América-RN (Foto: Edmo 
Nathan/Divulgação)


Três anos depois, o jogador voltou ao local para disputar sua única partida - até agora - na Arena das Dunas, pela 29ª rodada Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, vestindo a camisa do Sampaio Corrêa. O jogo aconteceu no dia 11 de outubro, contra o seu atual e ex-clube, o América-RN. Cascata relembra com carinho do Machadão e diz que quer fazer história na nova casa.

- Eu só tenho que parabenizar os administradores, as pessoas que projetaram e ajudaram na construção desse novo estádio. Não tenho dúvida nenhuma que o Machadão tem as suas histórias; histórias maravilhosas, histórias não tão boas... Na Arena das Dunas só joguei uma partida, mas sempre que você assiste aos jogos, você vê os próprios comentaristas falando que o estádio está de parabéns. Então, a gente que tem a oportunidade de jogar lá se sente muito realizado de estar jogando em um campo como aquele. A gente se sente mesmo completo. 

Porque ali você não tem como dar desculpa pela grama ou pelo refletor. Ali você tem do bom e do melhor para desempenhar o seu futebol da melhor maneira. A gente fica muito feliz com isso e espero que este ano, com o América-RN, possamos fazer história naquele estádio - disse Cascata.

O maior palco do futebol no Rio Grande do Norte recebe atualmente cuidados em seu gramado e volta receber uma partida oficial no dia 1º de fevereiro, na rodada de estreia do Campeonato Potiguar 2015. América-RN e Potiguar de Mossoró se enfrentam a partir das 17h e dão início ao segundo ano de celebrações e atividades esportivas da Arena das Dunas.



Arena das Dunas - gramado - reforma (Foto: Juliana Corbari)
Gramado da Arena das Dunas passa por reforma 
e estádio reabre para jogos dia 1º de fevereiro 
(Foto: Juliana Corbari)


Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.


FONTE:
http://glo.bo/1Cje0Zn

Nenhum comentário: