terça-feira, 30 de dezembro de 2014

TAS recusa recurso do Barça, que não poderá contratar até janeiro de 2016

Clube segue proibido de trazer reforços nas duas próximas janelas de transferências após ser punido pela Fifa por descumprir regras de transferências de menores


Por
Barcelona, Espanha

 
Luis Enrique, Coletiva Barcelona (Foto: Agência EFE)Luis Enrique não terá reforços por um ano
(Foto: Agência EFE)


O Barcelona não irá às compras nas duas próximas janelas de transferências do futebol europeu. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) anunciou na manhã desta terça-feira que recusou o recurso do clube contra a punição imposta pela Fifa por ter descumprido o regulamento de transferências de jogadores menores de idade. Com a decisão da corte, segue valendo a proibição aos catalães, que não poderão realizar contratações por um ano, até o mercado de janeiro de 2016.

A decisão foi anunciada nesta terça diante da necessidade de uma posição antes do começo da próxima janela, na próxima segunda-feira. Entretanto, o Barça não esperava ser liberado para contratar no próximo mês, guardando sua expectativa para uma redução da pena e uma possível liberação para trazer reforços ao fim da atual temporada, no meio do próximo ano.

Em comunicado divulgado em seu site oficial, o Barcelona prometeu buscar novas opções de recurso, manifestando "seu total desacordo com a resolução do Tribunal Arbitral do Esporte", uma vez que "apoia a política de proteção dos menores de idade e sua preocupação seu desenvolvimento e formação". A nota diz, ainda, que a conduta do clube mostra isso ao longo da história, uma vez que ele teria se tornado "um exemplo mundial quanto à formação e aprendizagem de jovens jogadores".

- Os erros que o clube possa ter cometido e que foram reconhecidos e explicados diante das autoridades correspondentes, são, em todo o caso, de tipo administrativo e causados em grande parte pelo conflito existente entre a regulamentação da Fifa e a legislação espanhola, assim como pela convicção do clube de que estava atuando da forma correta - diz o texto, que ainda cita que a punição é "completamente desproporcional".

A punição foi divulgada pela Fifa no dia 19 de agosto e impôs ao Barça uma multa de € 370 mil (R$ 1,2 milhão) e a proibição de contratações por duas janelas de transferências consecutivas. A princípio, a decisão valeria para o mercado do meio deste ano e o de janeiro de 2015, mas o clube conseguiu uma suspensão cautelar por parte da própria Fifa, que permitiu que o clube trouxesse reforços como Luis Suárez e Ter Stegen. Entretanto, a punição agora alcançará, também, o mercado do meio do ano que vem.

Embora não possa contratar novos jogadores, o Barça não terá qualquer impedimento quanto à renovação de contratos de seus atletas e poderá se desfazer deles normalmente. O clube também poderá receber de volta jogadores emprestados, como o meia Gerard Deulofeu, que está no Sevilla, e recorrer às categorias de base para ganhar novas opções para a equipe de Luis Enrique.


FONTE:
http://glo.bo/13Q31ci

Nenhum comentário: