quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Rei das assistências, Éverton Ribeiro é o mais solidário com Lucas Lima e Alex

Meia do campeão Cruzeiro dá 89 passes para finalizações e 11 viram gols. Marca do armador do Coritiba aponta como sua aposentadoria poderia ser deixada para depois


Por
Rio de Janeiro

Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)


Éverton Ribeiro
Ninguém fez mais assistências para gols no 
Brasileirão-2014

lucas lima
Categoria e vigor físico para empurrar o Santos 
para o ataque

alex
Sua qualidade técnica e solidariedade vão deixar saudades


Eles são canhotos e não têm apenas isso em comum: não aparecem no topo da lista da artilharia, mas lance após lance vão trabalhando para que seus companheiros a construam, como Éverton Ribeiro deixou evidente ao longo do Brasileirão, com 89 passes para finalizações, das quais 11 resultaram em gols para o Cruzeiro.

O Espião Estatístico computou ataque por ataque para descobrir quem eram os jogadores que mais passes para finalizações realizaram ao longo da competição, o que resultou na lista abaixo. Curiosamente, a liderança é de um jogador que está no auge de sua carreira, na segunda colocação, um novato, o santista Lucas Lima, e na terceira, o experiente Alex, do Coritiba, que acaba de anunciar sua aposentadoria.

Solidários Brasileirão-2014 final (Foto: GloboEsporte.com)

Éverton Ribeiro

Éverton Ribeiro em ação pelo Cruzeiro diante o Palmeiras (Foto: Reprodução/Premiere)
Éverton Ribeiro enfrentando o Palmeiras 
(Foto: Reprodução/Premiere)


Aos 25 anos, o cruzeirense viveu um ano inesquecível com a conquista do bicampeonato do Brasileirão e sua segunda escolha seguida como craque da competição. Seus colegas Marcelo Moreno e Ricardo Goulart marcaram cada um 15 gols, empatados na terceira colocação da artilharia. Dos 30 gols, seis saíram diretamente do meia para que completassem para o gol. E no que dependeu de Éverton Ribeiro, a dupla cruzeirense poderia ter deixado Fred, do Fluminense, para trás. O meia fez mais 14 assistências aéreas e 15 rasteiras para finalizações deles. Se não aproveitaram, não foi por falta de oportunidade, com certeza.

Lucas lima

lucas lima santos x coritiba (Foto: Getty Images)
Lucas Lima em partida contra o Coritiba 
(Foto: Getty Images)


Aos 24 anos, disputou apenas seu segundo Brasileirão, sendo que em 2012 participou de 14 jogos pelo Internacional, quatro apenas como titular. Ano passado, disputou a Série B com o Sport, equipe que ajudou a levar para a Série A. No Santos, é um dos líderes técnicos de uma jovem equipe em formação. Mostrou versatilidade, com assistências rasteiras e aéreas praticamente na mesma proporção, conquistadas com muita determinação ofensiva. Além das 77 bolas que colocou para finalização diretamente, ainda colocou mais 18 bolas que foram finalizadas após rebatidas das defesas ou assistências de outros parceiros.

Alex

alex coritiba x criciúma (Foto: Divulgação Coritiba)Alex antes de cobrança de falta (Foto: Divulgação Coritiba)


Completou 37 anos em setembro passado, mas sua importância para o Coritiba deixa claro que o craque decidiu deixar os gramados apesar de ainda ter muito futebol para mostrar. Ser o terceiro jogador que mais deixou os colegas em condições de concluir a gol entre mais de 800 atletas, é uma evidência inquestionável de que há motivos suficientes para ele ser considerado um dos últimos craques do futebol brasileiro. Colocou 65 bolas para serem finalizadas diretamente pelos colegas de Coritiba, além de outras quatro conclusões que saíram após rebatidas. Vai fazer falta. Para o Coritiba, sem sombra de dúvida.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Bruno Marques, Eduardo Sousa, Igor Gonçalves, Leandro Silva, Pedro Lopes, Pedro Venancio, Roberto Teixeira e Valmir Storti.


FONTE:
http://glo.bo/1GqQbgY

Nenhum comentário: