quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Cria do North Shore, John John cura lesão e freia ansiedade: "Meu quintal"

Um dos favoritos ao título na última etapa do WCT, em Pipeline, que define campeão mundial, havaiano diz que não há como prever futuro e fala do amor por onda grande


Por
Direto de Oahu, Havaí

John John Florence ovacionado no WCT Rio (Foto: Divulgação/ASP)John John Florence é um dos favoritos a vencer o Pipe Masters, no Havaí (Foto: Divulgação/ASP)


Filho de surfistas, nascido e criado no North Shore da ilha de Oahu, o havaiano John John Florence subiu pela primeira vez em uma prancha aos seis meses de vida, usando um colete salva-vidas, ao lado pai. Aos três anos, já ia sozinho. A praia de Banzai Pipeline é como o seu quintal de casa. Atual campeão da Tríplice Coroa Havaiana, o atleta de 22 anos não pôde defender o título nesta temporada por conta de uma lesão na coxa, sofrida durante um treino, que o fez desistir de disputar as duas primeiras etapas da competição, os WQSs de Haleiwa e de Sunset. Mas John John se curou e está pronto para disputar o Pipeline Masters, na "Meca" do surfe.

A última das 11 paradas do Circuito Mundial de Surfe (WCT) definirá o campeão mundial de 2014. O brasileiro Gabriel Medina, o australiano Mick Fanning e o americano Kelly Slater brigam pelo caneco. O campeonato foi adiado nesta quarta; a janela de espera vai até dia 20.
O Gabriel está surfando sob muita pressão em Pipeline, o Mick tem tido um ano muito consistente e o Kelly é o Kelly, você nunca sabe o que ele vai fazer. Vai ser um evento divertido de se ver"
John John Florence

- A minha perna esta está bem melhor agora e eu estou muito feliz de poder voltar para a água. Tenho treinado e é maravilhoso estar surfando de novo. Ainda sinto algumas dores, mas mal posso esperar para disputar o Pipe Masters. Quero que comece logo, é o meu evento preferido no ano. Estou ansioso para a estreia. Pipeline é o quintal da minha casa, sempre surfei nessa praia e quero muito ser campeão. Tudo o que eu quero é vencer - contou John John Florence, que ocupa a quarta colocação do ranking mundial e venceu a etapa francesa em Hossegor.

Espetacular nos tubos e aéreos, o menino prodígio do Havaí diz que não há como apontar o campeão da temporada e tudo pode acontecer nas ondas perfeitas e tubulares de Pipeline.

- Não sei quem vai ganhar este ano, é difícil saber. O Gabriel, o Kelly e o Mick são excelentes surfistas. O Gabriel está surfando sob muita pressão em Pipeline, o Mick tem tido um ano muito consistente e o Kelly é o Kelly, você nunca sabe o que ele vai fazer. Vai ser um evento divertido de se ver - analisou John John, eleito o melhor surfista do ano em uma prêmio de uma revista especializada em surfe a partir de uma votação popular. 

John John Florence WCT Taiti (Foto: Divulgação/ASP)
Cria do North Shore, John John Florence é 
conhecido pela habilidade nos tubos e aéreos 
(Foto: Divulgação/ASP)


Apaixonado por ondas grandes, o havaiano foi um dos convidados a disputar evento em homenagem a Eddie Aikau, em Waimea. O ex-surfista e salva-vidas, mito dos grandes mares no arquipélago da Polinésia, morreu precocemente, aos 31 anos, em 1978. O campeonato que leva seu nome não é realizado desde 2009. Se as condições forem favoráveis, a disputa que conta com nomes como Carlos Burle, Jamie O'Brien, Bruce Irons e Sunny Garcia será realizada. 

- O Eddie Aikau é ídolo para os havaianos e disputar o evento é um sonho para todos nós, desde que somos crianças. É maravilhoso fazer parte dele, é um evento incrível. Eu tento surfar ondas grandes sempre eu posso. É sempre divertido. As melhores que eu surfei foram em Jaws, na ilha de Maui, e em Teahupoo, no Taiti. É uma sensação muito louca surfar ondas grandes. Se você cresce aqui no Havaí, acho que você aprende a surfar qualquer tipo de onda - finalizou.

o que medina precisa para ser campeão mundial

- se for eliminado até a terceira fase => precisa que Kelly Slater não vença a etapa e que Mick Fanning não chegue às semifinais. Se Fanning for eliminado nas quartas, decide o título da temporada numa bateria homem a homem com o brasileiro.

- se for eliminado na quinta fase => Mick Fanning não pode chegar à final;
- se for eliminado nas quartas ou nas semifinais => Mick Fanning não pode vencer a etapa;
- se chegar à final => conquista o título, independentemente da campanha de seus rivais



FONTE:
http://glo.bo/136XVZk

Nenhum comentário: