segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Osasco compensa Natal curto com o bicampeonato do Top Volley, na Suíça

Equipe paulista devolve derrota da estreia para o suíço Volero Zurich e chega ao título em jogo equilibrado, que terminou com vitória por 3 a 2, repetindo conquista de 2004


Por
Basel, Suíça

 
O Natal apertado e a volta corrida para o Réveillon no Brasil valeram a pena. O Osasco foi até a Basiléia, na Suíça, para o Torneio Top Volley, e voltará com a taça de campeão na bagagem. Mas não foi fácil. O time do técnico Luizomar de Moura precisou vencer por 3 sets a 2 o Volero Zurich, o mesmo time suíço que havia vencido a equipe paulista por 3 a 0 no encontro que marcou a estreia de ambos na competição. Dessa vez, com parciais de 25/22, 19/25, 26/24, 18/25 e 15/11, o Osasco garantiu a vitória e o bicampeonato do Top Volley, que já havia conquistado em 2004. Em 2h13min de jogo, Ivna foi a maior pontuadora da equipe brasileira com 20 acertos. Thaisa veio logo em seguida com 19.

No sábado, as brasileiras tinham perdido para o Zurich e se viram obrigadas a vencer os jogos de domingo para chegar à decisão. Primeiro passou pelo Partizan Belgrado, da Sérvia, e depois venceu um jogo dramático diante do RC Cannes, da França, e assim chegou à decisão do torneio. Além do título, nas premiações individuais o Osasco teve a melhor líbero do campeonato, Camila Brait, e a jogadora mais valiosa, a MVP, título que ficou com a central Thaisa.

Osasco campeão Top Volley Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)
Osasco comemora o título de bicampeão do Top 
Volley, na Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)


- Chamei o grupo antes do jogo e disse que elas deram risada no primeiro jogo e não fariam isso novamente. Foi um jogo duro, mas vencemos porque atuamos em equipe. Fazia tempo que um brasileiro não ganhava o Top Volley (o último título foi do Rio de Janeiro, em 2009) e vencemos mesmo com muitas críticas. Mais uma vez mostramos que somos bons - afirmou Thaisa. 
O Osasco volta para casa com mais moral para encarar a sequência da Superliga Feminina. A equipe volta a jogar agora no dia 6 de janeiro, diante do Maranhão, dentro de sua casa, no ginásio José Liberatti. Com 29 pontos, o Osasco é o terceiro colocado na classificação da principal competição nacional.

Na decisão do terceiro lugar, a equipe francesa do RC Cannes ficou com a medalha de bronze ao conseguir virar o jogo para 3 a 2 diante do Galatasaray, da Turquia, depois de perder os dois primeiros sets, com parciais de 25/18, 25/17, 13/25, 12/25 e 11/15.

Osasco campeão Top Volley Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)Osasco passou pelo Volero Zurich para ficar com o título (Foto: João Pires/Fotojump)


O jogo

Logo no primeiro set, as duas equipes mostraram que o equilíbrio marcaria toda a partida, e que as parciais seriam definidas em pequenos detalhes. Osasco e Zurich se alternaram à frente do placar até que o time paulista chegou a 23 a 20, com destaque para o bloqueio e a defesa brasileira. Mas o time suíço não estava entregue e chegou a encostar com 23 a 22. O técnico Luizomar de Moura pediu então um tempo técnico e, na volta, o Osasco fechou o primeiro set num saque de Ivna: 25 a 22.

Na volta para o segundo set, o Osasco tomou as rédeas da partida e se manteve à frente até chegar ao décimo ponto, mas seguidos erros de saque facilitaram a vida do Zurich, que chegou à virada com 11 a 10. Daí em diante, com uma boa recepção, o time suíço tomou conta da partida e não teve maiores dificuldades para vencer por 25 a 19, enquanto o Osasco parou de forçar o saque e viu a recepção piorar.

Com o jogo empatado e aberto, a previsão era de mais equilíbrio no terceiro set, e o que se viu, na verdade, foi um desequilíbrio dos dois lados. Venceu quem errou menos. O Osasco saiu na frente, o Zurich virou e chegou a abrir cinco pontos de vantagem com 11 a 6. Mas o time suíço não conseguiu se manter constante e acumulou uma série de erros na recepção e no ataque, o que permitiu a virada brasileira em 14 a 13. Tudo definido? Não. O Zurich voltou à frente em 20 a 19, e o jogo se manteve parelho até que, no segundo set point que teve, o Osasco fechou em 26 a 24, novamente com Ivna.

Camila Brait melhor lívero Osasco campeão Top Volley Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)Camila Brait foi eleita a melhor líbero do Top Volley, na Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)


Precisando da vitória no quarto set para levar o jogo para o tie-break, o Volero Zurich não deu chances ao Osasco, e se manteve na frente do placar por toda a parcial, diante de um time brasileiro que voltou a se perder em quadra. O time de Luizomar ainda tentou manter o equilíbrio no início, mas a equipe suíça chegou a 10 a 5. Com bolas de meio de Thaisa, o Osasco esboçou uma reação com 20 a 18, mas no fim o Zurich voltou a ter o controle total das ações em quadra e fechou em 25 a 18.

O quinto e decisivo set começaria com o Zurich vindo de vitória tranquila e o Osasco precisando se reencontrar em quadra. O que isso significa? Nada, diante de duas fortes equipes que brigavam pelo título. O time suíço largou na frente, mas a ponteira Adenízia, com um ponto de bloqueio e um ataque preciso, virou a partida para o Osasco, que daí para frente não soltou mais a dianteira. Com grande exibição da central Thaisa, que virava todas as bolas de meio, a equipe brasileira garantiu o bicampeonato ao fechar em 15 a 11 a última parcial.

Thaisa MVP Osasco campeão Top Volley Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)
Thaisa, central do Osasco, foi eleita a MVP do 
torneio na Suíça (Foto: João Pires/Fotojump)


No Osasco jogaram e marcaram: Diana (5), Ivna (20), Samara (8), Carcaces (14), Thaisa (19), Adenízia (11) e a líbero Camila Brait. Entraram: Gabi (2), Mari (2), Lara e Dani Lins. Técnico: Luizomar de Moura.

No Volero Zurich jogaram e marcaram: Thompson, Rykhliuk (34), Rabadzhieva (18), Mammadova (5), Ninkovic (13), Kupriianova (5) e a líbero Popovic. Entraram: Unternahrer, Hartong, Sanchez Perez (5) e Grbac (2). Técnico: Dragutin Baltic

Classificação do Top Volley 2014:

Campeão: Osasco
Vice-campeão: Volero Zurich (Suíça)
Terceiro lugar: RC Cannes (França)
Quarto lugar: Galatasary (Turquia)
Quinto lugar: Zarechie Odintsovo (Rússia)
Sexto lugar: Partizan Belgrado (Sérvia)


FONTE:

Nenhum comentário: