segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Boleiro campeão, estrelas olímpicas e jejum: as curiosidades da São Silvestre

Tradicional corrida chega à 90ª edição, e brasileiros buscam voltar ao topo do pódio. Primeiro vencedor da prova foi um jogador de futebol: Alfredo Gomes, em 1925


Por
São Paulo
 

Já é tradição! No último dia de ano, as principais ruas da cidade de São Paulo são tomadas por milhares de corredores, profissionais e amadores, para a disputa da São Silvestre. A corrida de 2014 contará com alguns dos principais fundistas do mundo, como o etíope Tariku Bekele e a queniana Priscah Jeptoo, ambos medalhistas nas Olimpíadas de Londres. Entre os brasileiros, os destaques são Giovani dos Santos e Sueli Pereira, que buscam terminar com um jejum de vitórias dos anfitriões. O último triunfo de um brasileiro foi em 2010, com Marilson dos Santos. Entre as mulheres, a escassez de título vem desde 2006, quando Lucélia Peres venceu a prova.

São Silvestre 2011 Tariku Bekele (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
Tariku Bekele venceu a prova de 2011, disputada 
debaixo de muita chuva (Foto: Miguel Schincariol 
/ Globoesporte.com)


A primeira São Silvestre paulistana foi realizada em 31 de dezembro de 1925, e terminou com a vitória de Alfredo Gomes, jogador de futebol do clube Espéria. A ideia foi trazida pelo jornalista Cásper Líbero, que viu uma corrida semelhante no fim do ano de 1924 em Paris, na França. Atualmente, a prova realizada em São Paulo é a maior entre as corridas de São Silvestre espalhadas pelo mundo. 

ESTRELAS INTERNACIONAIS

São Silvestre 2011 Priscah Jeptoo  (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Priscah Jeptoo, campeã em 2011
(Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)


O maior nome da prova de 2014 é o etíope Tariku Bekele, campeão da edição de 2011 da prova e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres na prova dos 10 mil metros. Entre as mulheres, a favorita é a queniana Priscah Jeptoo, vice-campeã olímpica em Londres 2012.

Outros africanos estão em São Paulo para disputar a tradicional prova. Mark Korir, vice-campeão da São Silvestre de 2013, Stanley Koech e Nancy Kipron são outros candidatos ao pódio. 

ESTRELAS BRASILEIRAS

Corrida de Rua - Giovani dos Santos (Foto: Agência Estado)Giovani dos Santos foi campeão da Meia Maratona (Foto: Agência Estado)


O Brasil vive um incômodo jejum de vitórias na São Silvestre. O último a vencer foi Marilson Gomes, em 2010, e a principal esperança do país em 2014 está com Giovani dos Santos, quarto colocado no ano passado e campeão da Meia Maratona de São Paulo.

No feminino, o Brasil estará com Sueli Pereira da Silva, Cruz Nonata e Joziane Cardoso. Ano passado, Sueli foi sexta colocada, a melhor do país na prova. 

A "TEMIDA" SUBIDA DA BRIGADEIRO

A largada e a chegada da corrida são na Avenida Paulista, um dos locais mais tradicionais da capital paulista. Os primeiros quilômetros são marcados por descidas, a principal delas a Avenida Major Natanael, que cai na entrada do estádio do Pacaembu. No fim do percurso, portanto, as subidas são maioria. A principal delas é a da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, que desemboca na Paulista. São quase dois quilômetros de subida.

as mudanças de horário

são silvestre 1960 (Foto: Agência Estado)São Silvestre de 1960, corrida noturna
(Foto: Agência Estado)


Até o ano de 1988, a São Silvestre era realizada na parte da noite, com a largada por volta das 23h, e a chegada com os fogos de artifício da virada do ano.

Em 1989, a pedido da Federação Internacional,  o horário da largada passou para às 15h (feminino) e 17h (masculino). Na edição deste ano, as mulheres começam a correr à 8h40, e os homens 20 minutos mais tarde. 

jogador de futebol - o primeiro vencedor

A primeira vez que a prova foi disputada foi em 1925, e o vencedor foi Alfredo Gomes, jogador de futebol que atuava pelo Clube Esperia. Ele completou os 8,8km em 33m21s. Apenas 48 atletas, todos homens, largaram. Desses, apenas 37 completaram o percurso. Na época, quem terminasse a prova mais de três minutos depois do campeão, era desclassificado. 

JEJUM FEMININO

Maria Zeferina Baldaia (Foto: Divulgação/Alfredo Risk)Maria Zeferina Baldaia venceu em 2001
(Foto: Divulgação/Alfredo Risk)


As mulheres brasileiras venceram apenas cinco corridas na história da São Silvestre, iniciada em 1975 para o sexo feminino. A primeira vitória do país foi de Carmen de Oliveira, no ano de 1995. Em 1996, Roseli Machado foi a campeã.

Em 2001, Maria Zaferina Baldaia foi a primeira colocada, assim como Marizete Rezende, no ano seguinte. A última vitória de uma brasileira aconteceu em 2006, com Lucélia Perez.

34 ANOS SEM VITÓRIAS

As primeiras edições da corrida, entre 1925 e 44, somente brasileiros faziam parte da corrida. A "Era Internacional" da São Silvestre começou em 1945, com a vitória de Sebastião Alves Monteiro, que foi bicampeão no ano seguinte. Entre 1946 e 1979, o Brasil não conseguiu vencer uma corrida sequer. Quem quebrou o jejum foi José João da Silva, vencedor em 1980.

LOCOMOTIVA TCHECA

Emil Zatopek e Alain Mimoun durante os 10 mil metros na olimpíada de helsinque 1952 (Foto: Agência AP)Emil Zatopek levou três ouros nas Olimpíadas de 1952 (Foto: Agência AP)


Emil Zátopek, um dos maiores corredores da história, esteve em São Paulo em 1953 e foi campeão da São Silvestre, na época disputada na distância de sete quilômetros. Seu tempo, 20m30s, foi o recorde da competição enquanto a prova foi disputada neste percurso.

Conhecido como "Locomotiva", Emil Zátopek havia sido campeão olímpico dos 5000m, 10000m e da maratona nos Jogos de 1952, em Helsinque, na Finlândia. 

ESTREIA FEMININA SÓ EM 1975

Corrida de rua Rosa Mota (portuguesa) (Foto: Getty Images)Rosa Mota ganhou seis vezes seguidas a corrida (Foto: Getty Images)


Se os homens fizeram a estreia na São Silvestre em 1925, as mulheres só passaram a correr meio século depois, em 1975. A primeira vencedora foi a alemã Christa Vahlensieck, que também foi campeã no ano seguinte. No início dos anos 80, uma portuguesa foi condecorada a rainha de São Paulo. Rosa Mota foi seis vezes campeã, entre 81 e 86. Nos últimos cinco anos, vitórias de cinco quenianas diferentes: Nancy Kipron (2013), Maurine Kipchumba (2012), Priscah Jeptoo(2011), Alice Timbilli (2010) e Pasalia Chepkorir (2009). 
quem é são silvestre?

Nascido em Roma, São Silvestre foi papa e comandou a Igreja entre os anos 314 e 355 depois de Cristo. Ele morreu no dia 31 de dezembro, e a instituição católica escolheu essa data para canonizá-lo.


FONTE:
http://glo.bo/1tuZts8

Nenhum comentário: