sábado, 4 de outubro de 2014

Nico não dá chances para Hamilton e anota a pole em Suzuka. Massa é o 4º


Vice-líder do Mundial, alemão da Mercedes conquista sua oitava pole na temporada. Brasileiro fica atrás de parceiro da Williams, Bottas. GP do Japão é às 3h (de Brasília)


Por Suzuka, Japão


Se fora da pista o anúncio da saída de Sebastian Vettel da RBR no fim do ano e a aproximação do tufão Phanfone sacodem o circo da Fórmula 1 em Suzuka, dentro dela pouca coisa mudou no treino classificatório para o GP do Japão deste domingo, válido pela 15ª etapa da temporada 2014. Como esperado, as Mercedes dominaram a atividade.  Depois de perder a liderança do campeonato para Lewis Hamilton na corrida anterior, Nico Rosberg se mostrou determinado a dar o troco. Focado, não deu chances para o companheiro de equipe e cravou a pole position com o tempo de 1m32s506, conquistando pela oitava vez no ano o direito de largar na frente. O britânico, que bateu no último treino livre e fez os mecânicos do time correrem para reparar seu carro a tempo, ficou com o segundo lugar no grid, a dois décimos do alemão, com 1m32s703.

- Essa foi uma das minhas melhores classificações no ano. A equipe fez um trabalho incrível para me dar um carro impecável. Foi muito agradável conduzir nesta pista maravilhosa com aquele carro. O resultado foi perfeito. É sempre uma grande batalha contra Lewis, nõs exigimos muito um do outro ao longo das sessões. Às vezes ele acha um décimo ali, então eu vou e acho um décimo aqui. É por isso que gosto muito dessa situação. Espero que estejamos bem preparados para amanhã - avaliou Rosberg.

Apesar da ameaça de tufão, a FIA confirmou a corrida para as 3h (de Brasília) deste domingo. A TV Globo transmite todas as emoções da prova ao vivo.O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.

Nico Rosberg GP do Japão 2014 (Foto: Getty Images)
Nico Rosberg em ação no treino 
classificatório para o GP do 
Japão 2014 (Foto: Getty Images)


A Williams de Felipe Massa se mostrou como a segunda força do circuito japonês. Depois de enfrentar problemas de ajuste e aderência na sexta-feira, o brasileiro contou com o bom trabalho da equipe no acerto do carro e conseguiu a quarta colocação ao anotar 1m33s527. Ele ficou logo atrás de seu parceiro de time, o finlandês Valtteri Bottas, terceiro com 1m33s128.

Felipe Massa em ação no treino classificatório para o GP do Japão (Foto: Getty Images)
Felipe Massa em ação no treino 
classificatório para o GP do 
Japão (Foto: Getty Images)


Já em clima de despedida da RBR, Vettel foi apenas o nono colocado. Com um capacete vermelho - cor da Ferrari, seu destino, ainda não anunciado oficialmente -, o tetracampeão ficou com a nona posição, à frente apenas de seu futuro companheiro Kimi Raikkonen no Q3. Fernando Alonso, que está de saída do time italiano para a chegada do alemão, foi o quinto, seguido por Daniel Ricciardo (RBR), Kevin Magnussen (McLaren) e Jenson Button (McLaren).

Sebastian Vettel de capacete vermelho no treino classificatório para o GP do Japão (Foto: AP)
Sebastian Vettel de capacete vermelho 
no treino classificatório para o 
GP do Japão (Foto: AP)



q1
Mesmo com o carro consertado às pressas, Lewis Hamilton foi o mais veloz do Q1 com 1m33s611, seis centésimos mais veloz que o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg. As Williams mostraram força logo de cara, com Valtteri Bottas e Felipe Massa ficando atrás apenas das Flechas de Prata. As RBR foram discretas, com Vettel e Ricciardo avançando, respectivamente, na 14ª e 15ª posições. Além das duplas da Marussia (Jules Bianchi e Max Chilton) e da Caterham (Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi), foram eliminados também Romain Grosjean e Pastor Maldonado, ambos da Lotus. O venezuelano, que ainda acumula uma punição de 10 posições no grid, viu Sutil roubar-lhe a vaga no Q2 já nos instantes finais, e largará em último, levando ainda mais cinco colocações restantes para pagar na semana que vem, em Sochi.


q2
Rosberg deu o troco em Hamilton e foi o mais rápido do Q2, com 1m32s950, seguido de perto pelo inglês. A Williams repetiu a dose com Bottas em terceiro e Felipe Massa em quarto. Classificaram-se na sequência: Alonso, Magnussen, Ricciardo, Button e Raikkonen. Vettel por pouco não foi eliminado, ficando com a última vaga na superpole. Ficaram fora do Q3: Jean-Eric Vergne, Sergio Pérez, Daniil Kvyat, Nico Hulkenberg, Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez.


q3
Bottas foi o primeiro a ir para a pista no Q3, anotando o tempo de 1m33s329. Massa completou sua volta logo a seguir, girando dois décimo mais lento. Na sequência, Rosberg desbancou a dupla da Williams ao marcar 1m32s629, e Hamilton passou três décimos acima, assumindo a segunda posição. Alonso, Magnussen, Ricciardo, Button e Vettel vinham a seguir. Raikkonen era o único a não marcar tempo na primeira metade da superpole.

Como de costume, os pilotos voltaram aos boxes para colocar novos pneus para suas últimas tentativas de voltas rápidas. No "segundo round", Vettel chegou a subir para sexto, mas por pouco tempo, até Ricciardo superá-lo. Bottas melhorou sua marca para 1m33s128, porém, não foi páreo para se aproximar das duas Mercedes. Massa manteve o quarto lugar. Inspirado, Rosberg baixou ainda mais seu tempo para 1m32s506. Mas nem precisava, já que Hamilton fechou com 1m32s703, tempo insuficiente para lhe tomar a pole.

Nico Rosberg, entre Lewis Hamilton e Valtteri Bottas: os três primeiros do grid do GP do Japão (Foto: AFP)
Rosberg, entre Hamilton e Bottas: os três 
primeiros do grid do GP do Japão (Foto: AFP)


grid de largada

Grid de largada do GP do Japão (Foto: GloboEsporte.com)

Horários GP do Japão Suzuka 2014 (Foto: Arte GloboEsporte.com)

FONTE:

Nenhum comentário: