sábado, 4 de outubro de 2014

Com golaço de Hélder, Coritiba vence o Atlético-PR e respira no Brasileiro

Volante anota o único gol do Atletiba e deixa o alviverde ainda com chances de evitar o rebaixamento. Rubro-Negro segue no meio da tabela


 A CRÔNICA


por Monique Silva


Venceu quem vinha de derrota, perdeu quem vinha de vitória. Os resultados de Coritiba e Atlético-PR na última rodada não foram respeitados no Atletiba deste sábado, vencido pelo Coxa por 1 a 0, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol do volante Hélder - um belo tento assinalado aos 16 segundos do segundo tempo - a equipe alviverde deixou a lanterna da competição. De quebra, tomou a dianteira no confronto direto em Brasileiros: agora são 12 vitórias, contra 11 do Furacão e nove empates. O jogo teve boa presença de público, com 18.327 pagantes e renda de R$ 457.034,00.


saiba mais

O clássico começou com polêmica ainda antes do apito, quando os jogadores do Coritiba entraram com uma faixa criticando o atraso de salários. Em campo, no primeiro tempo, o alviverde foi para cima, mas era o Furacão que assustava nos contra-ataques rápidos. Para o segundo tempo, o maior lance de emoção foi antes do primeiro minuto, com o golaço relâmpago de Hélder. Depois, o jogo perdeu em emoção e se arrastou pela dificuldade técnica das duas equipes em criar.

Com o resultado, o Coritiba deixou a última posição da tabela e foi a 26 pontos, mas pode voltar para a lanterna caso o Criciúma vença no fechamento da rodada. Já o Atlético-PR estacionou nos 31, na 11ª posição.

Os times voltam a campo na próxima quarta-feira. O Coritiba recebe o Criciúma, às 19h30, no Couto Pereira. No mesmo horário, o Atlético-PR, visita o São Paulo, no Morumbi.

Helder do Coritiba comemora gol (Foto: Futura Press)
Helder anota o único gol do clássico Atletiba 
(Foto: Futura Press)


Equilíbrio marca o primeiro tempo

Os primeiros minutos de jogo já estampavam a tensão que envolvia o maior clássico paranaense. Com formações ofensivas, o duelo começou muito movimentado, com o Coritiba saindo para o jogo, e o Atlético-PR buscando os contra-ataques. Ditando o ritmo, Joel teve a primeira chance da partida, quando aproveitou a sobra e arriscou uma bomba de longe. A resposta do Furacão veio aos 18 minutos com Douglas Coutinho, que tocou de cabeça, e Vanderlei salvou. Com mais posse de bola e arriscando mais o jogo, os donos da casa perderam a melhor oportunidade de abrir o placar novamente com o camaronês, que recebeu lançamento na medida de Alex e tocou por cima do travessão. Na velocidade e aproveitando os erros de passes do rival, os rubro-negros equilibraram o jogo, mas esbarraram na falta de pontaria. A primeira etapa terminou sem gols em função das boas defesas e da marcação implacável das equipes.


Gol relâmpago dá vitória ao Coritiba no clássico

Os torcedores alviverdes ainda se ajeitavam nas arquibancadas, na volta do intervalo, quando o Verdão tirou o zero do placar. Com 16 segundos de bola rolando, Hélder soltou uma pancada de perna esquerda no ângulo de Weverton, marcando um golaço e fazendo sacudir o Couto Pereira. Em desvantagem, o Atlético-PR tinha dificuldade para construir jogadas e só conseguiu ameaçar nos erros da zaga do Coritiba. Quando tentou contra-atacar, falhou no passe final.

Tentando buscar a igualdade, o Rubro-Negro fez mudanças na equipe, com Claudinei Oliveira tirando Douglas Coutinho e Marcelo, e colocando Marcos Damasceno e Sidcley, respectivamente. Do lado alviverde, Marquinhos Santos sacou Martinuccio para a entrada de Elber. Aos 33, quase o empate. Natanael cruzou da direita, Cleberson desviou, e Vanderlei salvou, mas já estava marcado impedimento. Mais tarde, aos 45, Natanael cobrou escanteio, Cleberson tocou de cabeça, a bola bateu no travessão e foi para fora, para tristeza dos atleticanos e alívio dos alviverdes.




FONTE:

Nenhum comentário: