quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Drone causa incidente diplomático, e albaneses são recebidos com festa

Sérvia convoca embaixador do país vizinho para protestar contra o uso da aeronave, "Ficou claro que vieram com a intenção óbvia de provocar os anfitriões", diz premiê


Por Belgrado e Tirana



Um simples jogo de futebol virou um incidente diplomático. Após um drone com a bandeira da Albânia ser capturado por jogadores rivais, em partida que terminou em conflito nesta terça-feira, a Sérvia convocou o embaixador do país vizinho nesta quarta-feira para protestar contra o uso da aeronave, informou a agência “Reuters”. Os albaneses, do outro lado, recepcionaram seus jogadores como verdadeiros heróis após a confusão no duelo pelas eliminatórias para a Eurocopa de 2016.

Stefan Mitrovic, Servia X Albânia (Foto: Agência Reuters)
Stefan Mitrovic captura drone antes de iniciar 
briga que resulta em conflito diplomático 
entre países (Foto: Reuters)


O incidente em campo acontece justamente em um momento no qual os dois países, rivais históricos, buscavam um entendimento. Inclusive, uma visita do primeiro-ministro albanês, Edi Rama, a Belgrado, marcada para semana que vem, pode ser cancelada. O propósito do encontro era justamente promover um diálogo entre duas nações que têm uma briga territorial na região dos Balcãs.

Polícia investigando io controle remoto do drone no vestiário da Albânia (Foto: AFP)Polícia sérvia investigou se controle remoto do drone estava no vestiário da Albânia (Foto: AFP)


O lado sérvio, que recebeu o jogo, protesta sobretudo contra a presença do drone. Segundo a “Reuters”, o premiê da Sérvia, Aleksandar Vucic, culpou Olsi Rama, irmão do primeiro ministro albanês, pela presença do objeto com a bandeira do país vizinho. Inclusive, parte da mídia local relatou que Rama foi detido na área VIP do estádio com o controle remoto do drone nas mãos. Ele teria sido liberado pouco depois.

- Ficou claro que eles vieram com a intenção óbvia de provocar seus anfitriões - afirmou Vucic.
Acontece que os albaneses não aceitam esta versão e desmentem que Olsi Rama tenha sido detido.
- Estou muito enojado com as alegações do meu envolvimento. Há 50 ou mais albaneses que podem confirmar que eu não tinha o controle do drone. Eles revistaram todos nós - disse Rama, em entrevista à “CNN” nesta quarta-feira.

Para descobrir quem iniciou toda a confusão, após a partida, a polícia sérvia fez uma busca nas bolsas dos jogadores albaneses à procura do controle remoto do drone. Diante da confusão no vestiário, o treinador da Albânia, Giovanni De Biasi, tirou fotos dos oficiais revirando os pertences de seus atletas.

Torcedores da Albânia (Foto: Agência AP )
Torcedores da Albânia recepcionaram atletas 
como heróis após briga em jogo das 
eliminatórias (Foto: Agência AP )


saiba mais

Recepcionados na volta para casa como heróis por cerca de três mil torcedores, que celebravam como se um título tivesse sido conquistado, os jogadores albaneses relataram que temeram pelas suas vidas no meio da confusão. O atacante Sokol Cikalleshi explicou que os albaneses não se sentiram seguros para continuar a partida.

- Foi ruim, nós tememos por nossas vidas. No início, nós não queríamos que os jogadores sérvios rasgassem a nossa bandeira que voou sobre o campo. Foi assim que tudo começou. Nós não nos sentimos seguros. Não nos sentimos seguros para chegar ao túnel para o vestiário. Quatro jogadores albaneses ficaram feridos na briga e não queríamos continuar o jogo depois disso.

A tensão entre a Sérvia e Albânia aumentou em 2008, quando o Kosovo - território dentro da antiga Iugoslávia, mas com maioria da população albanesa - conseguiu independência. Os sérvios, que também faziam parte da Iugoslávia, não reconhecem o fato.

Torcedores da Albânia (Foto: Agência Reuters)
Jogadores da Albânia foram recepcionados
 por cerca de três mil torcedores 
(Foto: Agência Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: