quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Valdivia culpa sheik por fracasso na venda e nega sumiço: "Fui à Disney"

Mago convoca entrevista coletiva para explicar motivo de a negociação com o Al Fujairah não ter sido concretizada; dirigente palmeirense quer processar clube árabe


Por São Paulo

valdivia palmeiras (Foto: Luis Moura/Agência Estado)Valdivia, em entrevista coletiva no Palmeiras (FotoLuisMoura/Agência Estado)

Valdivia convocou uma entrevista coletiva, nesta quinta-feira, na Academia de Futebol, para explicar o fracasso nas negociações com o Al Fujairah, dos Emirados Árabes, e o posterior "sumiço". Ele culpou o sheik, dono do clube, pelo problema.

O meia havia acertado tudo com o Al Fujairah, dos Emirados Árabes. Chegou até a ser apresentado pelo clube. Mas os árabes desistiram da negociação, e Valdivia viajou para a Florida (EUA), de férias. 

- O pai do sheik teria tirado o apoio do filho, porque disse que era muita grana, e isso poderia ser usado para construir hospitais e escolas. Para o Palmeiras, foi passado que eu não teria acertado os valores, o que eu desminto, já mostrei as provas. Fiquei muito surpreso - disse o meia.
Fui recebido na sala do sheik. Ganhei a camisa do Al  Fujairah, com o número 10. O sheik subiu foto no Facebook dele, falando que estava apresentando o novo reforço. Fiz exames médicos e ficou tudo acertado (...) Fiquei surpreso de ver depois que tinham desistido

Valdivia, sobre problema com o Al Fujairah
Valdivia relatou, passo a passo, a negociação com os árabes. Contou que foi recebido por torcedores e jornalistas nos Emirados Árabes, e depois pelo dono do clube. A transação era de 5,5 milhões de euros (R$ 16,6 milhões, sendo R$ 10,5 milhões do Verdão e o restante do conselheiro e investidor). Uma multa de 2 milhões de euros também seria paga ao Al Ain, ex-clube de Mago nos Emirados Árabes. Ele teria de se apresentar na Alemanha, no dia 5 de agosto, onde o clube iniciaria a pré-temporada.

- Fui recebido na sala do sheik. Ganhei a camisa do Al Fujairah, com o número 10. O sheik subiu foto no Facebook dele, falando que estava apresentando o novo reforço. Fiz exames médicos e ficou tudo acertado. Não assinei o contrato porque era o período do Ramadã, e isso é diferente de tudo o que temos aqui. Mas ficou acertado que eu deveria me apresentar na Alemanha, no dia 5, onde o time faria a pré-temporada. Foi exatamente da mesma forma que eu fui para o mundo árabe pela primeira vez (em 2009, também vendido pelo Palmeiras, ao Al Ain). Ganhei alguns dias de férias e fui para a Disney com a minha mulher. Não imaginava que aconteceria tudo isso - disse o meia.
 

- Quando eu voltei dos Estados Unidos, eu fiquei em choque. A única coisa que não estava acordada são os termos de pagamento: luva, adiantamento... Mas valores econômicos, que é o motivo apontado por eles para o negócio cancelar, não. O documento que o Palmeiras tem mostra o contrário. O Brunoro acredita no que expliquei a eles anteontem, que de fato aconteceu - emendou o meio-campista chileno (confira a primeira parte da entrevista no vídeo acima).

disney
Valdivia afirmou também que não estava "sumido". Ele justificou que não precisava avisar ao Palmeiras seu paradeiro porque já havia assinado a rescisão com o clube.

- Eu não estava sumido. Eu
 estava na Disney! E já não era mais jogador do Palmeiras. Eu fui vendido. Eu era jogador do Al Fujairah. Se estivesse sumido, falaria para minha mulher não postar foto nossa na Disney.

É difícil não ter internet na Disney, mas eu não entrei em momento nenhum. Fui para descansar e para me apresentar no dia 5 no Al Fujairah (...) Eu tenho 30 anos. Fiz tudo pela família. Dei uma casa para meus pais logo depois que assinei o primeiro contrato com o Colo-Colo. Mas não preciso ligar para meu pai, "olha, vou sair de férias"

Valdivia, sobre "sumiço"
Valdivia explicou que, como estava de férias na Disney, não quis saber de procurar informações na internet sobre seu futuro.

- Eu tinha as provas suficientes de que estava tudo certo (com o Al Fujairah). Saíamos do hotel 8h ou 9h para passear e voltávamos muito tarde, para dormir. A minha mulher publicou fotos pelo celular da irmã dela. Tinha internet, sim, é difícil não ter internet na Disney, mas eu não entrei em momento nenhum. Fui para descansar e para me apresentar no dia 5 no Al Fujairah.

O Mago foi questionado sobre o motivo de não ter dado informações nem para o pai dele, Luis, sobre seu paradeiro. Em várias entrevistas por telefone, Luis Valdivia disse que não sabia onde estava o filho.

- Eu tenho 30 anos. Fiz tudo pela família. Dei uma casa para meus pais logo depois que assinei o primeiro contrato com o Colo-Colo. Mas não preciso ligar para meu pai, "olha, vou sair de férias".

Valdivia se mostrou chateado com as críticas:

- Sempre que houve problemas esclareci e fui bem homem. Alguns falam que não sou comprometido. Tem de ter parcela de comprometimento, mas não é tudo no futebol: caráter, qualidade, personalidade, vontade, fome e perseverança. Não é tudo comprometimento.

"tratado como criança"

Valdivia treinou com os companheiros na Academia de Futebol, na manhã desta quinta-feira. Ele correu em volta do gramado, ao lado de Rodolfo e Josimar, ambos em recuperação física. Segundo o diretor executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro, Valdivia será reintegrado ao elenco. O dirigente afirmou que vai processar o Al Fujairah.

- Nós também ficamos surpresos com a não confirmação da negociação. Estava tudo acertado. Neste momento, ele está reintegrado ao elenco. Faremos uma ação jurídica por termos sido prejudicados, para que os direitos do clube e do jogador sejam preservados - disse Brunoro.

Parte 2
Confira a segunda parte da entrevista 
de Valdivia

parte 3
Confira a terceira parte da entrevista 
de Valdivia

parte 4
Confira a quarta parte da entrevista de 
Valdivia

Valdivia confirmou que também moverá uma ação contra o clube árabe.
- Acho que sim, ganhar é mais fácil. Mas também vou entrar com meu estafe de advogados, porque são coisas diferentes. As duas partes foram enganadas. Eu fui exposto ridiculamente, posando com camisa do clube, falando com a imprensa e submetido a exames médicos. Tive de tirar meus filhos da escola. Passei para minha mulher que iríamos morar em Dubai. Até postou uma foto de Dubai - disse o Mago.

- Fui exposto e tratado como uma criança. E não vou deixar passar. Vou conversar com meus advogados para entrar na Justiça, e o Palmeiras também. As duas partes têm de estar claras em todos os sentidos - emendou.
negociável

O capitão Lúcio aprovou a folga de Valdivia e disse querer contar com o meia no time novamente. O Mago, porém, deixou seu futuro nas mãos do clube.
O Palmeiras precisa de dinheiro. O presidente disse muitas vezes que ninguém é inegociável (...) Se vier mais uma proposta, quem decide primeiro é o clube. Se decidirem se é boa, ou não, eu sou chamado. Esse é o procedimento normal

Valdivia, sobre seu futuro no clube
- O Palmeiras precisa de dinheiro. O presidente disse muitas vezes que ninguém é inegociável. O clube recebeu uma proposta e assinou todos os documentos, que garantiam a minha saída do clube. O Palmeiras precisava de grana, chegou uma grana que o clube aceitou. Abri mão de 10% para ajudar o clube. Concordamos em todos os termos e fui vendido. Se vier mais uma proposta, quem decide primeiro é o clube. Se decidirem se é boa, ou não, eu sou chamado. Esse é o procedimento normal - disse Valdivia.

- O Palmeiras sempre declarou que não há jogador inegociável. Negociou Barcos, Henrique, que era o capitão, e mais alguns que estavam para se tornar referência no clube. E foram vendidos. Abrir mão de jogadores importantes não é comum. Isso quer dizer que precisa da grana. Se o Palmeiras não quisesse vender, teria rejeitado a proposta do clube árabe. Agora quando senta para conversar que tem proposta, que agrada ao clube, você tem uma brecha para negociar - emendou o jogador.

valdivia palmeiras (Foto: Daniel Vorley/Agif/Agência Estado)
Valdivia, durante a entrevista coletiva 
na sala de imprensa do Palmeiras 
(Foto: Daniel Vorley/Agif/Agência Estado)

Valdivia explicou que não tem como jogar no domingo, contra o Atlético-MG, no Independência, por estar sem ritmo de jogo.

- Já conversei francamente com o treinador. O planejamento foi montado. Se jogar domingo, atrapalho mais do que ajudo. Vamos trabalhar duro e fazer o possível para voltar logo. Não posso passar por cima de quem está treinando e jogando. Preciso respeitar a decisão do técnico, como sempre fiz - disse o chileno.

- Já conversei com a comissão técnica e montaram um planejamento. Começamos treinamentos em dois períodos e vamos acelerar o máximo possível. Mas a minha vontade é recuperar os dias que fiquei sem treinar. Agora, iria mais atrapalhar - completou.

relação com a torcida
O meia afirmou, porém, que pretende continuar jogando no Palmeiras. Ele diz não prever nenhum tipo de problema na relação com o torcedor a partir de agora, por conta da negociação frustrada.

A mensagem que passo é: da minha parte não muda nada. Desde ontem voltei a ser jogador do Palmeiras. Quero conquistar coisas e disputar um jogo no nosso novo estádio. A minha motivação não muda nada
Valdivia, sobre a relação com o torcedor

- É uma instituição que me deu tudo. Tenho cinco anos aqui no clube e nunca fiquei em lugar algum tanto tempo. A motivação é a mesma de querer jogar. O Palmeiras vive um momento complicado, mas tenho certeza que sairemos dessa. A motivação existe sempre. Se não tiver motivação de treinar, é melhor ficar em casa deitado - disse o Mago.

- A mensagem que passo é: da minha parte não muda nada. Desde ontem voltei a ser jogador do Palmeiras. Quero conquistar coisas e disputar um jogo no nosso novo estádio. A minha motivação não muda nada - emendou.
Valdivia se irritou ao ser questionado por um repórter se teria regalias no clube.

- Meus direitos são iguais. Tenho a mesma vaga no estacionamento. É sério. A minha vaga é do lado do Juninho. É sério. O café da manhã é o mesmo. Quando o Palmeiras paga o salário é no mesmo dia. Não sei quantas camisas vendem com o meu nome. Meu horário e dos outros é 9h30. Quando tem coletiva, venho contra a minha vontade. Esta não, eu que pedi. Mas os direitos são os mesmos.

"alcoólatra em recuperação"
Valdivia aproveitou para confirmar que não jogará mais pela seleção do Chile:

- Minha decisão não muda (de não jogar mais pelo Chile). Sou agradecido à comissão técnica, mas a minha volta ao Palmeiras não muda nada. Bem ou mal, com coisas negativas que a seleção passou, agradeço à seleção e à torcida. Representar meu país é o mais importante.
Não posso ser julgado pelo que fiz. O que fiz já paguei e fui punido, criticado. Mas quando quer melhorar, tem o direito de melhorar. Esse é o meu direito. Tenho melhorado e mostrado isso. Se for para viver de culpa é melhor não ter vida, porque se não já acorda pensando nos problemas

Valdivia, sobre problemas na seleção
Ele foi questionado sobre problemas envolvendo a seleção chilena. O Mago foi perguntado se tem culpa nas polêmicas
- Sim, mas viver só sentindo culpa seria melhor jogar em um time sem tanta expressão e que a pressão não seja como é aqui. Sentir culpa sempre é tipo o cara alcoólatra. Ele quer se recuperar e tem direito, melhorar a vida e uma família. Tenho direito de passar a mensagem que mudei, não sou a mesma pessoa. O mesmo direito do cara que tem de se recuperar de um problema, é o meu direito - disse Valdivia.

- Não posso ser julgado pelo que fiz. O que fiz já paguei e fui punido, criticado. Mas quando quer melhorar, tem o direito de melhorar. Esse é o meu direito. Tenho melhorado e mostrado isso. Se for para viver de culpa é melhor não ter vida, porque se não já acorda pensando nos problemas - emendou.

valdivia palmeiras (Foto: Marcelo Hazan)
José Carlos Brunoro diz que Valdivia foi 
reintegrado ao elenco e vai processar 
clube árabe (Foto: Marcelo Hazan)

Nenhum comentário: