domingo, 3 de agosto de 2014

Mano valoriza empate e exalta: “Se tivesse vencedor, seria o Corinthians”

Técnico cita expulsão de Fagner como obstáculo para o Timão e vê equipe pouco ameaçada pelo Coritiba durante toda a partida


Por Curitiba, PR
O técnico Mano Menezes valorizou o ponto conquistado fora de casa no empate sem gols com o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira. Assim como os jogadores, o comandante alvinegro destacou o embalo da equipe paranaense – que vinha de duas vitórias consecutivas, sobre Grêmio e Criciúma – e deixou claro: em um campeonato longo como o Brasileirão, certas circunstâncias fazem com que arrancar um ponto como visitante já seja digno.

– Temos de valorizar esse ponto pela circunstância. Ficar com dez jogadores o tempo que ficamos, a equipe tendo postura, não permitindo que o Coritiba criasse nenhuma chance mesmo nessa situação. É o amadurecimento da equipe. São situações que você passa em um campeonato de 38 rodadas. Quando não der pra fazer três pontos, tem de fazer um – argumentou o treinador, em entrevista coletiva após a partida.

Esta foi a sexta partida fora de casa do Corinthians neste Brasileirão. Sem perder há oito jogos pela competição nacional, o Timão acumula duas vitórias e quatro empates como visitante. Na última vez longe de São Paulo, a equipe ficou no mesmo resultado deste domingo: 0 a 0 com o Vitória, em Salvador. A distância para o líder Cruzeiro segue em cinco pontos.

O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, em Salvador, pela Copa do Brasil. Após bater o Bahia por 3 a 0 na Arena em Itaquera, o Timão pode perder por até dois gols de diferença para avançar à próxima fase do torneio. No domingo, pelo Brasileirão, a equipe vai a Vila Belmiro encarar o Santos.

Veja a entrevista coletiva na íntegra:
 

mpate foi bom?

Sempre que planejamos o jogo pensamos em vencer. Falar sobre a situação desse ou daquele no futebol brasileiro não existe. Três anos atrás o América-MG estava rebaixado e os quatro primeiros colocados foram todos a Belo Horizonte e perderam. O jogo de hoje era daquele Coritiba que venceu em Porto Alegre, que venceu pela Copa do Brasil. O torcedor participou mais, era um ambiente diferente. Temos de valorizar esse ponto pela circunstância. Ficar com dez jogadores o tempo que ficamos, a equipe tendo postura, não permitindo que o Coritiba criasse nenhuma chance mesmo nessa situação. É o amadurecimento da equipe. São situações que você passa em um campeonato de 38 rodadas. Quando não der pra fazer três pontos, tem de fazer um.


Distância para o Cruzeiro

Eles também não vão fazer todos os jogos bons. É uma equipe que está produzindo mais que todas as outras, por isso lidera o campeonato. Estamos atrás dessa melhora significativa. Hoje fechamos dez jogos sem uma derrota, passamos mais um jogo sem deixar o adversário marcar três pontos... Você vai criando uma situação de comparação.


Elias “preso” na defesa

O Celso (Roth, técnico do Coritiba) segurou um pouco mais o Elias. O jogo é jogado pelas duas equipes, e quando o lado de lá pensa mais... Ele trouxe o jogo mais para o lado do campo, deu uma limitação. E em determinados momentos não jogou por culpa nossa, porque o meio-campo esqueceu o posicionamento ideal.


Jogo feio

O pessoal está pensando na Copa, né? Todo jogo agora é ruim. A Copa reuniu os melhores jogadores do mundo, com preparações de equipe de quatro, oito anos. A situação para essa competição era diferente. Se tivesse um vencedor, seria o Corinthians. O Coritiba teve uma chance, com dois minutos, na falta do Alex. Foi a única defesa que o Cássio fez no jogo. Temos de ter calma, entender o estágio da equipe e trabalhar para melhorar.


Falta de criação

Em determinados jogos você não consegue. Quando a equipe a casa se preocupa em não deixar jogar, dificulta para os visitantes. O normal é o mandante tomar iniciativa. Quando o dono da casa te respeita, enxerga o jogo da maneira como enxergaram, os espaços são menores. 


Jogo de volta contra o Bahia

Construímos uma vantagem boa, mas sabemos que não estamos classificados. Quando jogamos com o Bahia, todos disseram que era um time fraco, desqualificaram o nosso resultado. Hoje já viram o que o Bahia fez em São Paulo, né? Não é tão fraco como disseram, assim como a Chapecoense também não é. Tem de ter muita tranquilidade para fazer análises, não tirar os pés do chão.

Mano Menezes (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Mano Menezes, no jogo entre Coritiba 
e Corinthians (Foto: Daniel Augusto 
Jr / Agência Corinthians)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/08/mano-valoriza-empate-e-exalta-se-tivesse-vencedor-seria-o-corinthians.html

Nenhum comentário: