domingo, 24 de agosto de 2014

Cristóvão festeja volta do bom futebol e gols de Fred: "Voltamos a ser fortes"

Treinador vê alívio com goleada e o fim da pressão sobre o elenco tricolor


Por Rio de Janeiro


Cristóvão Borges viveu sua pior semana no Fluminense. A pressão pela falta de vitórias, o sumiço do bom futebol e a desclassificação da Copa do Brasil para o América-RN pesavam sob os ombros do treinador tricolor. Diante disso, a goleada por 4 a 0 (veja os gols ao lado) diante do Sport, neste domingo, no Maracanã, trouxe alívio ao elenco e ao comandante, que festejou a aplicação da equipe e os gols de Fred.

- Foi muito importante, vínhamos de derrotas seguidas e isso estava fazendo com que a equipe perdesse confiança e sem conseguir jogar o futebol que estávamos acostumados a ver. Hoje jogou bem, um placar desse, a torcida ficou contente, o Fred estava precisando fazer gols, fez dois e voltamos a ficar fortes - disse Cristóvão Borges.

Cristovão Borges jogo Fluminense x Sport (Foto: Nelson Perez / Site Oficial do Fluminense)
Cristovão Borges recebe abraço de 
Fred na goleada tricolor (Foto: 
Nelson Perez / Site Oficial 
do Fluminense)


O treinador reiterou que a eliminação na Copa do Brasil, após derrota por 5 a 2 no Maracanã, foi a principal culpada pelo péssimo ambiente que tomou conta das Laranjeiras. As cobranças dos torcedores passaram a ser frequentes, já que, no Brasileiro, o time não vencia há três rodadas e saiu do G-4.

- Foi uma decepção muito grande, o desapontamento diante daquilo que fizemos contra o América-RN. Foi uma coisa muito pesada para todos nós. A equipe jogava um futebol elogiado por todos e ser desclassificado daquela forma foi inadmissível, pesou. Foi responsável por tudo. Nos questionamos, ficaram dúvidas por causa daquilo, mas avisei que a equipe é experiente e saberia lidar. A pressão e a cobrança foram muito grandes.

Confira a entrevista completa do treinador:


Importância da vitória
Imaginar o tamanho da resposta é difícil, mas que a resposta viria eu tinha certeza. Com todo o ambiente conturbado esses dias, nós sabíamos a força que temos. Mas estávamos ansiosos para que acontecesse logo. Outra derrota seria muito ruim e nos distanciaríamos de quem está na ponta.

O tamanho da pressão
Assim como para mim era difícil, mas entendo porque sentimos a desclassificação que pesou para esse desequilíbrio, também é difícil compreender como um time que vem jogando bem, está brigando em cima, perde jogos e vira uma crise. Tenho uma preocupação com o Fluminense, com esse estardalhaço todo, fico preocupado com o que vem pela frente. Espero que a gente tenha aprendido com isso, tudo isso é desnecessário desse tamanho. Fomos criticados merecidamente pelo que fizemos na desclassificação.

Fred jogo Fluminense x Sport (Foto: Nelson Perez / Site Oficial do Fluminense)Fred foi o melhor em campo na goleada do Flu (Foto: Nelson Perez / Site Oficial do Fluminense)

Fred
O peso dele é o que ele pesa mesmo. É um jogador importante, um ídolo, líder, que tem uma influência, um comportamento altamente profissional e é seguido pelos companheiros. Acreditamos nele. É isso que ele faz. Os questionamentos ele trouxe um pouco da responsabilidade que foi colocada sobre ele durante a Copa, caiu muito sobre ele. Hoje com dois gols volta tudo ao normal, natural.

Organizadas x Fred
Eu não vi (vaias ao Fred). A gente vive cercado de muita energia pesada. A gente quer gente boa e coisa boa. Não ligo não. Tenho uma concentração naquilo que tenho de fazer, o meu trabalho exige muito de mim, procuro coisa boa.
Início de jogo
Não estava nervoso não, a equipe do Sport é que estava bem posicionada. São coisas do jogo mesmo. Estávamos bem preparados mentalmente, trabalhamos muito isso diante do que passamos nos últimos dias. Tinha de ter um comportamento para reagir e poder trabalhar.

Maratona com a Sul-Americana
Vamos continuar da mesma forma, planejando como na Copa do Brasil. Vamos jogar para ganhar, mas na medida do que pudermos. Hoje tivemos dois jogadores que saíram machucados. Essa semana já não é quarta e domingo, é quinta e domingo, o tempo já diminui, isso faz diferença.

Preleção
Vai ser difícil de reproduzir, falei muito, ontem, quando fomos estudar o Sport, minha palestra era uma só e virou duas, uma ontem e uma hoje. Falamos bastante da realidade que estamos vivendo e lembrando o que nós somos, o que fizemos até hoje, quem gosta de futebol estava adorando ver o Fluminense jogar. E isso é difícil de fazer. No fim do jogo foi dar parabéns, eles merecem, a semana foi pesada, conturbada, vivemos todos sob muita pressão, um ambiente muito hostil nos últimos dias, e é bacana quando se tem força e consegue superar.

Resposta do elenco
De tudo o que estava acontecendo, tudo o que passamos, precisávamos dar uma resposta. Jogamos como o Fluminense que jogou a maioria das partidas do Brasileiro. Precisávamos ganhar e jogar bem. Ganhamos, jogamos bem, Fred fez gols, então felicidade total.

Rodízio de jogadores
Vamos começar a avaliar amanhã, tivemos problemas, Valencia e Edson machucados, alguns outros sentiram, a entrega foi muito grande, então vamos avaliar e planejar porque são dois jogos importantes na semana. Conversei com o Valencia, falou que havia torcido um pouco o joelho. O Edson levou duas pancadas, vai fazer radiografia e só mais tarde saberei o resultado. Os dois preocupam.

Sequência contra Corinthians e Cruzeiro
Dependendo dos resultados pode sim (dar ideia do que o Fluminense pode atingir no campeonato), Cruzeiro na ponta, Corinthians mais próximo, então dá para dar uma avaliada. São times fortíssimos, o Cruzeiro continua muito forte, de todos é o único que tem capacidade de jogar duas competições e não sentir nada. Nós fazemos isso com muita dificuldade. Não pesa tanto para eles, como não pesa tanto para o Inter e para o Corinthians. Quem tem poder econômico se dá melhor.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/08/cristovao-festeja-volta-do-bom-futebol-e-gols-de-fred-voltamos-ser-fortes.html

Nenhum comentário: